Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 20 de setembro de 2019 2 Comentários

Coluna do blog desta sexta-feira

José Neto melhora ambiente da Casa Civil

Membro de uma família tradicional na política pernambucana, José Francisco Neto nunca apareceu publicamente no sentido de almejar disputar cargos eletivos, porém desde a chegada de Paulo Câmara ao Palácio do Campo das Princesas que ele vem desempenhando papéis extremamente importantes no governo.

Recentemente, atendendo a um convite do governador, José Neto trocou a secretaria de Administração pela complexa Casa Civil, com a responsabilidade de dar uma nova dinâmica à pasta, que foi ocupada por Antonio Figueira, Nilton Mota e André Campos somente nos quatro anos e oito meses de governo de Paulo Câmara.

Analisando de agora em diante, a escolha foi considerada uma aposta pessoal de Paulo Câmara no sentido de dar uma maior dinâmica à pasta, e ao que parece foi uma escolha bastante acertada, uma vez que José Neto tem desempenhado uma postura de estabelecer diálogo com diversos setores da política, incluindo deputados, prefeitos e pessoas ligadas ao segmento.

Apesar da lua de mel, é preciso lembrar que não basta atender telefonemas ou manter uma relação cordial com os prefeitos e parlamentares, para que José Neto seja um secretário efetivamente forte, ele terá que ter autonomia para atender às demandas que forem surgindo. E quem acompanha os bastidores do Palácio aposta que o secretário contará com esta autonomia proferida pelo governador, que sabe que a função de José Neto será estratégica para o PSB sair novamente vitorioso nas eleições municipais de 2020.

Fusão – O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na manhã desta quinta-feira (19), o pedido de incorporação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ao Podemos (PODE). O relator Edson Fachin acolheu o pedido, acatando parecer do Ministério Público Eleitoral. A decisão foi unânime. O PHS não atingiu a cláusula de barreira nas últimas eleições.

Palmares – O prefeito de Palmares, Altair Junior, esteve reunido com o deputado federal Raul Henry em Brasília para tratar da situação dos moradores da Linha Férrea no sentido de garantir a propriedade dos moradores que vivem numa situação litigiosa com a Transnordestina.

Cidadã pernambucana – A juíza da 4ª vara de Sucessões da capital Andréa Cartaxo foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco recebendo o título de cidadã pernambucana. Paraibana de nascimento, a juíza realiza um trabalho extraordinário à frente da 4ª vara de Sucessões em benefício dos pernambucanos. A iniciativa foi do deputado estadual Clodoaldo Magalhães.

Auxílio – O vereador do Recife Ivan Moraes  (PSOL) da boca pra fora é contra regalias. Mas chegando ao último ano do seu mandato, até agora,não abriu mão de nenhuma regalia oferecida aos vereadores da capital pernambucana. Pelo contrário. Até agora não devolveu o auxílio -alimentação no valor de R$ 4 mil, como prometido. Hoje Ivan vem articulando o apoio do PSOL ao PSB no Recife.

Alepe – Comandado pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, o seminário sobre as novas regras das Eleições 2020 teve mais uma edição na cidade de Serra Talhada, com o auditório da Câmara Municipal lotado. Dentre as mudanças, a principal é o fim das coligações proporcionais.

Festival – Começou na noite de ontem o Festival de Arte e Música de Abreu e Lima. O evento ocorrerá até o dia 29 deste mês. O show de abertura foi de Nando Reis, hoje é a vez de Bell Marques subir ao palco. O prefeito Marcos José se destaca valorizando a cultura na cidade.

RÁPIDAS

Primeira Infância – A secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, anuncia que no final do mês o Pertencer – Espaço de Convivência, ação do programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, será inaugurado no Habitacional Travessa do Gusmão. 

Prêmio – O projeto está está entre os dez projetos aprovados para participar do iLab Primeira Infância do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e os quatros finalistas receberão um aporte financeiro de até R$ 150 mil.

Inocente quer saber – A operação ocorrida no Senado pela Polícia Federal teve viés político?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alepe, blog, Clodoaldo Magalhães, coluna edmar lyra, Eleições 2020, eriberto medeiros, paulo câmara, política

Comentários

  1. William Pontes diz

    20 de setembro de 2019 em 6:51 am

    Sim, a operação no Senado teve viés político, e faz parte da queda de braço de Moro/PF com Bolsonaro, pois os fatos contra FBC até o mundo mineral sabe, e essa contribuição é uma das menores. A propósito leia no site da revista Crusoé trechos disponíveis da delação de João Carlos Lyra e Ventola sobre ações não republicanas de FBC. Postaram ontem, e li.

    Responder
  2. J. Cícero Costa diz

    20 de setembro de 2019 em 16:23 pm

    a) AUXÍLIO: VEREADOR DO RECIFE IVAN MORAES – Ora, um político, no exercício de mandato, ao defender uma posição perante a sociedade, ele tem que dar exemplo daquilo que pensa e diz, senão ele acaba perdendo a credibilidade e a moral perante seus eleitores. Parece que para o referido vereador, vale o adágio popular: “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”.

    b) INOCENTE QUER SABER: “A operação ocorrida no Senado pela Polícia Federal teve viés político?” – Claro que teve !! Senão, vejamos: A “busca e apreensão” é providência de natureza acautelatória e serve como meio de preservação da prova. Portanto, se o objetivo é apreender eventuais provas do crime para preservá-las, isso tem de ser feito ao tempo dos fatos, ou seja, na época em que o suposto crime foi cometido, e não – e NUNCA – sete anos depois que o fato ocorreu, como é o caso dessa Operação “Desintegração”, da PF que investiga fatos ocorridos em 2012, e somente agora – SETE ANOS DEPOIS -, é que a polícia se preocupou em “preservar” provas??!!!! Pergunta-se: qual é o sujeito que, em sã consciência, depois de praticar um crime, guarda a prova do crime na gaveta do seu escritório durante SETE ANOS ??!! Portanto, o mandado de busca e apreensão no gabinete do senador Fernando Bezerra teve sim viés política, em mais uma ação teatral da PF transformada em espetáculo no Jornal Nacional para delírio e êxtase dos seus telespectadores midiatizados, tudo baseado apenas em ilações embasadas em meras delações.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Coluna deste sábado
Mirella vistoria Estrada da Mirueira
Prefeitura de Tracunhaém avança no processo de pagamento dos precatórios do FUNDEF
Andrea Medeiros realiza a primeira reunião do PSD Jaboatão
Governo de Pernambuco abre concorrência de licitação da PE-145
Prefeito Biu Abreu participa do “Recordando o São João” no Arraiá da Vila em Orobó
Ao lado de Alckmin, Silvio Costa Filho se reúne com setor produtivo para tratar de tarifas dos EUA
Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda
Senador Dueire recebe título de cidadão de Passira
TJPE elege desembargador eleitoral substituto para biênio no TRE

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar