Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 4 de dezembro de 2020 4 Comentários

Coluna da Folha desta sexta-feira

O desafio do MDB para o próximo ano 

Composto por duas expressivas lideranças políticas, os senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, o MDB de Pernambuco obteve um resultado representativo nas eleições municipais, com a vitória em algumas prefeituras importantes como Paulista, Petrolina, Vitória de Santo Antão e Arcoverde, tornando-se o segundo partido em número de prefeitos, ficando atrás apenas do PSB, que é hegemônico em Pernambuco.

Para as eleições de 2022, o MDB terá que decidir se continuará integrando a Frente Popular, onde já participam o senador Jarbas Vasconcelos e o deputado federal Raul Henry, ou se irá para a oposição, onde estão o senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, dois nomes lembrados para cargos majoritários em 2022.

Essa decisão não poderá ser postergada até a disputa pela sucessão de Paulo Câmara, ela terá que sair ainda em 2021 para que o caminho adotado pelo partido seja assimilado pelo eleitorado. Há quem afirme que a candidatura de Miguel Coelho a governador como nome de oposição é prego batido e ponta virada, porém outras pessoas não descartam o senador Fernando Bezerra Coelho avaliar a possibilidade de tentar a reeleição, e o melhor caminho seria ao lado do PSB, que tem Geraldo Julio como virtual candidato a governador. E ambos sempre mantiveram uma relação respeitosa e cordial, o que não inviabiliza qualquer alternativa de entendimento visando 2022.

Neutralidade – Apesar de apoiar Mendonça Filho no primeiro turno, o senador Fernando Bezerra Coelho optou pela neutralidade no segundo turno entre João Campos e Marília Arraes, o que poderá favorecer um entendimento entre Fernando e o PSB visando as eleições estaduais daqui a dois anos.

Posse – O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas (MPCO), enviou ofício para a Câmara Municipal do Recife, recomendando que sejam evitados gastos desnecessários na posse dos vereadores eleitos, em 1° de janeiro de 2021. Um pregão lançado pela Câmara, para a estrutura da posse, foi objeto de questionamento da vereadora eleita Liana Cirne (PT). O procurador reiterou que uma recomendação expedida em março, para evitar gastos supérfluos ou desnecessários durante a pandemia de coronavírus, ainda está vigente.

Mãe e filha – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou os registros de candidatura da prefeita e vice-prefeita eleitas em Olho d´Água Grande, no Estado de Alagoas, nas eleições de 2020. As duas concorreram pelo PP e são mãe e filha. O relator do processo, ministro Sérgio Banhos, destacou “não ter identificado nos recursos qualquer artifício de fraude praticada por mãe e filha” e enfatizou “não caber à Justiça Eleitoral o papel de censura”.

Suplementar – A Justiça Eleitoral já decretou a primeira eleição suplementar para prefeito no país. Nesta quinta (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou novas eleições em Bom Jesus, no Estado de Goiás. O candidato mais votado em 2020 estava inelegível por condenação criminal. Em Pernambuco, seis cidades correm alto risco de ter nova eleição para prefeito, pela inelegibilidade dos mais votados em novembro.

Inocente quer saber – Como ficará a disputa pela mesa diretora da Câmara do Recife?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: coluna edmar lyra, Eleições 2020, Eleições 2022, fernando bezerra coelho, Folha de Pernambuco, geraldo julio, jarbas vasconcelos, MDB, mendonça filho, miguel coelho, paulo câmara, petrolina, política, raul henry

Comentários

  1. William Pontes diz

    4 de dezembro de 2020 em 8:34 am

    Será burrice total se o MDB não lançar candidato a governador.

    Responder
    • Júlio Miranda diz

      4 de dezembro de 2020 em 9:55 am

      Exatamente!!! Até porque o PSB saiu bastante enfraquecido e desgastado dessas eleições.

      Responder
  2. Rinaldo Lucas diz

    4 de dezembro de 2020 em 10:28 am

    Desprezo total por Político , povo miserável. Pedro Campos PSB é engenheiro da Compesa , imagina , concurso falso, PSDB ladrão , tudo Bandido , canalhas , DEM partido das raposas velhas bandidas , PT partido de gente mentirosa , só tem ladrão ,até pra fazer um saneamento básico não fazem , povo podre , pagamos impostos pra fazerem nada , mamam nas tetas do Estado Brasileiro ineficiente , cargo comissionado e por aí vai , imundos .

    Responder
  3. Conniedum diz

    30 de julho de 2025 em 17:42 pm

    Greetings! Very serviceable par‘nesis within this article! It’s the scarcely changes which will make the largest changes. Thanks a lot in the direction of sharing! https://proisotrepl.com/product/clopidogrel/

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Vereador Aldo Lá Massa é flagrado em ação irregular de saúde no Instituto Rayssa Soares
Policlínica Albert Sabin passa por requalificação e expansão de serviços
Republicanos lança Delegado Erick Lessa para deputado federal
“O Brasil será o maior exportador do SAF, novo combustível da aviação, no mundo”, diz Silvio Costa Filho no Fórum Nordeste
Por decisão judicial, Jarbas Filho reassume liderança do MDB na Alepe
Ouvir para Mudar: em Serra Talhada, governadora Raquel Lyra assina ordens de serviço da construção da maternidade do município e restauração da PE-350
Com mais de 230 mil atendimentos, Bora Petrolina é referência em cidadania
Ministro Silvio Costa Filho afirma: Prefeita Carol Jordão está entre os melhores gestores de Pernambuco
Augusto Coutinho apresenta plano de trabalho da Comissão Especial dos aplicativos
Comissão de Saúde aprova audiência pública a pedido de Eduardo da Fonte e irá discutir inclusão da cirurgia PIPAC no SUS

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar