Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 9 de maio de 2022 1 comentário

Coluna da Folha desta segunda-feira

Foto: Divulgação

Cenário eleitoral obriga entendimento entre Miguel Coelho e Raquel Lyra 

Dois integrantes da oposição, egressos do PSB, que fizeram gestões exitosas à frente de dois dos principais municípios pernambucanos, Miguel Coelho e Raquel Lyra deixaram suas respectivas prefeituras para tentar disputar o Palácio do Campo das Princesas. Os dois lideram partidos relevantes, Miguel o União Brasil, Raquel o PSDB e sonham com a cadeira de Paulo Câmara a partir de 2023.

Até a saída da deputada federal Marília Arraes do PT e entrada no Solidariedade para disputar o governo, havia uma expectativa de que Miguel e Raquel pudessem se unir, porém a posição de ambos nas pesquisas eleitorais denotava competitividade. Quando Marília entrou no páreo, partidários de Raquel e de Miguel sonhavam que a ex-petista pudesse disputar o Senado em suas chapas, porém já se sabe que a essa altura do campeonato essa tese beira a utopia, uma vez que Marília já demonstrou competitividade e capilaridade, angariando apoios políticos e partidários que nenhum nome da oposição havia conseguido.

O tempo mostrou que o entendimento entre Raquel Lyra e Miguel Coelho é mais do que uma aliança política, e sim uma questão de sobrevivência eleitoral, sob pena de ambos terminarem abraçados com apenas um dígito dos votos nas urnas se permanecerem separados. Raquel pela idade pode disputar o governo e o Senado, enquanto Miguel pode disputar apenas o governo, por isso se Raquel encabeçar a chapa, Miguel tem que indicar algum familiar seu para o Senado, e se for Miguel o nome, a equação fica mais fácil de ser executada.

Se conseguirem aparar as arestas e convergirem para uma única candidatura, este projeto, independentemente de quem seja o nome, terá uma coalizão composta por União Brasil, PSDB, Cidadania, Podemos e PSC, estrutura suficiente para tentar chegar ao segundo turno desbancando os nomes mais consolidados politicamente e eleitoralmente que são Danilo Cabral pela retaguarda da Frente Popular, Anderson Ferreira pela força do presidente Jair Bolsonaro e Marília Arraes pelo legado do seu avô e da sua própria trajetória política ascendente em Pernambuco.

Câmara Federal – Há quem afirme que em caso de haver uma convergência de projetos entre Raquel Lyra e Miguel Coelho, aquele que não for candidato ao governo disputará mandato na Câmara dos Deputados em outubro na condição de puxador de votos do seu partido, ajudando a eleger bancadas mais robustas em Brasília.

Representando – Apesar da ausência do pré-candidato a governador Danilo Cabral, acometido pela Covid-19, diversos integrantes do PSB estiveram presentes no lançamento da pré-candidatura de Lula a presidente em São Paulo. O governador Paulo Câmara e os deputados federais Milton Coelho e Tadeu Alencar foram figuras anotadas no evento que deu o pontapé inicial na sexta tentativa de Lula em chegar ao Planalto.

Prestigiado – No final de semana o casamento do filho do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, Vinícius, em Fernando de Noronha, reuniu diversas personalidades do meio político, como Miguel Coelho e Gilvandro Estrela. Mendonça tentará voltar à Câmara dos Deputados em outubro.

Inocente quer saber – Entre Raquel Lyra e Miguel Coelho, quem está disposto a abrir mão de disputar o governo de Pernambuco?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, blog, coluna edmar lyra, danilo cabral, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, marília arraes, mendonça filho, miguel coelho, paulo câmara, política, raquel lyra

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Ronaldo Passos da Silva diz

    10 de maio de 2022 em 19:50 pm

    Acredito que pela experiência, Raquel Lyra sai de governadora e Miguel Coelho,de vice.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade