Candidatura própria do MDB começa a ganhar força
O MDB de Pernambuco conquistou protagonismo na política estadual quando governou o Recife e depois chegou ao Palácio do Campo das Princesas com Jarbas Vasconcelos, mas desde a sua saída do governo que o partido foi ficando periférico na política estadual, não vencendo nenhuma eleição para o executivo tanto na capital quanto no estado.
O MDB teve duas tentativas, uma com Raul Henry em 2008 pela prefeitura do Recife, e outra com Jarbas Vasconcelos para o governo de Pernambuco. Em ambas as ocasiões, o partido foi derrotado. A partir de então formalizou uma aliança com o PSB na eleição de 2012 que perdurou até 2018, quando Jarbas Vasconcelos foi eleito na chapa de Paulo Câmara para o Senado. Apesar de integrar a Frente Popular, o partido não tem se sentido totalmente contemplado nas gestões do PSB, quando viu seus espaços serem reduzidos e ocupados por pessoas que não representam o conjunto de lideranças do partido, como o senador Jarbas Vasconcelos, o deputado federal Raul Henry e o deputado estadual Tony Gel.
Há um sentimento crescente no MDB de Pernambuco que os dois senadores do partido, Jarbas e Fernando Bezerra Coelho, Raul Henry e Tony Gel precisam chegar a um consenso em torno de um projeto partidário que possa fortalecer a sigla. E nada melhor do que lançar uma candidatura própria a prefeito do Recife, cujo nome tende a ser Raul Henry, que quando disputou o cargo em 2008 teve um resultado significativo.
A candidatura de Raul Henry a prefeito do Recife, com o aval dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, poderá representar um projeto que caminhe para uma alternativa consistente na disputa pelo executivo municipal. Este sentimento de candidatura própria tem crescido também pelo fato de que Raul Henry precisará se reaproximar do eleitorado recifense não só pensando em 2020 como também em 2022, caso não logre êxito e precise tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados.
Homofobia – O deputado Pastor Cleiton Collins apresentou um projeto de Lei que permita líderes religiosos a se posicionarem sobre homossexualismo em seus respectivos templos. O projeto se antecipou sob STF, que decidiu tipificar como crime de racismo, supostas ações homofóbicas.
Mutirão – Na manhã deste sábado, o prefeito Geraldo Julio acompanha a segunda edição do mutirão de consultas ortopédica do programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife. A ação, que acontece no Hospital Santo Amaro, na Santa Casa de Misericórdia do Recife, vai reunir cerca de 50 profissionais para dar continuidade no atendimento iniciado no último sábado (8). A Secretaria de Saúde ofertou 1.600 vagas de atendimento para usuários do SUS que estavam na fila de espera para uma consulta com o especialista. O atendimento acontece das 8h às 16h, e é voltado estritamente aos usuários de saúde que estão na fila aguardando atendimento. Portanto, não haverá atendimento para demanda espontânea.
RÁPIDAS
Fiasco – As manifestações contrárias à reforma da Previdência foram um fiasco de público em todo o Brasil. Além do mais, ganharam o desprezo da população quando atrapalharam o ir e vir das pessoas.
Apoio – A pesquisa Ipespe/XP Investimentos mostrou que a maioria da população tornou-se favorável à reforma da Previdência. A medida em que as pessoas ficam informadas, acabam apoiando o projeto.
Inocente quer saber – O PSD já decidiu qual será seu caminho no Recife em 2020?


