Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 5 de abril de 2022 1 comentário

Coluna da Folha desta terça-feira

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Os desafios da postulação de Marília Arraes 

A deputada federal Marília Arraes deixou o PT para ingressar no pequeno Solidariedade e consequentemente colocar-se na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Com o término do prazo de filiações não levou nenhum deputado federal de mandato para o seu partido, e conquistou Gustavo Gouveia, Fabíola Cabral, Fabrizio Ferraz e Wanderson Florêncio, tirando o partido do zero na Alepe e levando para quatro representantes. Sendo duas baixas no palanque de Danilo Cabral e duas no palanque de Miguel Coelho.

Apesar do furor em relação a Marília, é precipitado fazer qualquer comparação entre o projeto da pré-candidata do Solidariedade e o do seu primo Eduardo Campos em 2006. Ambos são netos de Miguel Arraes, mas o caminho percorrido pelos dois é completamente distinto. Eduardo tinha sido deputado estadual, secretário da Fazenda, deputado federal por três mandatos, presidente nacional do PSB e ministro da Ciência e Tecnologia. Uma vasta experiência que o credenciava para a disputa.

Apesar de ter entrado como azarão naquela ocasião, Eduardo teve o apoio de PSB, PDT, PP, PL e PSC na época, e de nomes como Guilherme Uchoa, Fernando Lyra, João Lyra Neto, José Queiroz, Inocêncio Oliveira, Eduardo da Fonte, Fernando Bezerra Coelho e outros com grande capacidade política para alavancar seu projeto. Eduardo era o queridinho de Lula, enquanto Marília é tida pelo ex-presidente como alguém que não merece seu apoio nem sua confiança.

Diferentemente de Eduardo, que fez uma elogiada passagem pelo ministério da Ciência e Tecnologia, a única experiência administrativa de Marília Arraes no executivo foi como secretária de Juventude da primeira gestão de Geraldo Julio, cuja passagem até hoje foi bastante criticada por não ter dado conta de uma pasta sem muita relevância nem muitos problemas para gerir. A própria disputa pela prefeitura do Recife, protagonizada por ela e seu primo João Campos, denotou pouca capacidade de debater os problemas do Recife, tanto que João mesmo sendo bem mais jovem que a prima, foi mais convincente nos debates e ganhou a eleição. Marília indiscutivelmente tem a grife de Arraes para alavancá-la, mas isso não é suficiente para lhe manter em rota de crescimento e competitividade a ponto de se tornar pule de dez para ganhar a eleição como alguns pensam.

Mulher – O MDB tem a sua grande aposta no segmento feminino para a Câmara dos Deputados. A fisioterapeuta Iza Paula Arruda, filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, poderá ser eleita na chapa do MDB para deputada federal. Seu pai obteve mais de 40 mil votos em 2018, elegeu-se prefeito em 2020, e agora pretende elegê-la em dobradinha com Joaquim Lira (PV) para representar Pernambuco em Brasília. Alguns apostam que ela pode ter acima de 80 mil votos.

Federal – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PSB), tem dado sinais de que pode ser candidato à Câmara dos Deputados em outubro. A decisão pode se concretizar porque ele não terá outro momento semelhante para chegar em Brasília.

Inocente quer saber – Há possibilidade de entendimento entre Raquel Lyra e Marília Arraes?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: coluna edmar lyra, eduardo campos, Eleições 2022, eriberto medeiros, Folha de Pernambuco, joão campos, lula, política

Comentários

  1. Muda PE diz

    5 de abril de 2022 em 20:18 pm

    É uma propaganda gratuita ao psb ou remunerada? Usar o poder de fala para defender um governo que só tem prejudicado os pernambucanos é agir por puro egoísmo. Enfim, o jornalista do governo de Paulo “Desgrama”.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Com foco em novos negócios e mais empregos, ministro Silvio Costa Filho assina decreto que regulamenta a cabotagem no Brasil
João Campos começa giro pelo interior prestigiando o FIG em Garanhuns
Pernambuco no pódio: Raio de Sol é vice-campeã em concurso nacional de quadrilhas juninas
Diego Cabral e o presidente do TJPE anunciam um novo Fórum e duas Casas da Justiça e Cidadania e ainda a sede do Nioj em Camaragibe
Após cobrança de Joel da Harpa, governo de Raquel sinaliza R$ 29 milhões em investimentos no Hospital da PM
Congresso reúne especialistas para debater o fortalecimento da gestão pública e do legislativo municipal
Deputado Fernando Monteiro e prefeita Márcia Conrado garantem patrocínio federal para a ExpoSerra 2025
Partido Progressistas anuncia pré-candidatura de Thierry Cupertino a deputado estadual com apoio de Eduardo e Lula da Fonte
DESENVOLVIMENTO REGIONAL// Adepe apoia 25ª edição da Exposerra, em Serra Talhada

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar