Hoje se comemora os 512 anos de descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Pinzón. Apesar da história, nada foi feito pela atual gestão para celebrar a data Hoje, 26 de janeiro de 2012, comemoram-se os 512 anos do descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Pinzón, que aportou na bacia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no início de 1500. Esta é uma data a ser celebrada pela população, pois resgata a história e autoestima do município.
Deve ser motivo de muito orgulho para cada cabense. O resgate da história do descobrimento do Brasil pelo navegador Vicente Pinzón no Cabo de Santo Agostinho teve com um dos principais responsáveis Luiz Alves Lacerda, falecido em 2008. Autor do Livro, “Histórias do Cabo – Aqui Nasceu o Brasil”, Lacerda foi o pai do projeto Pinzón, que mais adiante foi transformado pelo então prefeito cabense, Elias Gomes, no Projeto “Recontando a nossa História” em meados do ano de 1999.
Após essas iniciativas, Pernambuco, o Brasil e a Espanha voltaram a discutir o fato histórico. As universidades e as editoras também passaram a discutir o tema. Também desse período em diante, Pinzón se tornou referência para o município. Desta ação surgiu ainda a co-irmandade entre as cidades do Cabo de Santo Agostinho e Palos de La Fronteira (Espanha), de onde partiu a comitiva de Vicente Pinzón, além de várias parcerias.
É lamentável, no entanto, que a atual administração não tenha essa visão e permita que esse momento histórico passe em branco por mais um ano, sem a realização de qualquer celebração. A única referência à data foi a transferência do feriado municipal de hoje para amanhã (27). Parabéns ao Cabo de Santo Agostinho!
Cordialmente,
Deputado Betinho Gomes
No entanto, esta visão está muito longe da realidade, funciona em pa
Ojalá seamos capaces de hallar una vÃ