Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 18 de janeiro de 2019

Coluna do blog desta sexta-feira

Rodrigo Maia é a opção pelo equilíbrio de forças 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, esteve em Pernambuco para cumprir três agendas no estado, a primeira delas ao lado do governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas, depois esteve no JCPM para um encontro com a bancada pernambucana e findou a vinda a Pernambuco com uma visita ao empresário Eduardo Queiroz Monteiro, na sede da Folha de Pernambuco. 

De todas as agendas, a principal se deu com os deputados federais eleitos, e ela serviu como termômetro para a disputa que ele terá no dia 1 de fevereiro quando será empossada a nova composição da Câmara dos Deputados e consequentemente a eleição da mesa diretora. Dos 25 deputados federais pernambucanos, Maia levou na bagagem pelo menos quinze votos, são eles: André de Paula, André Ferreira, Augusto Coutinho, Bispo Ossesio, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Fernando Rodolfo, Luciano Bivar, Pastor Eurico, Raul Henry, Renildo Calheiros, Ricardo Teobaldo, Sebastião Oliveira, Silvio Costa Filho e Wolney Queiroz. Porém, na contabilidade esse número pode aproximar-se de vinte deputados que estarão com o atual presidente da Câmara a depender dos próximos desdobramentos. 

Entre os 513 deputados federais, há um sentimento na bancada pernambucana que Rodrigo Maia caminha para atingir mais do que os 257 votos necessários para ser eleito no primeiro turno, podendo ultrapassar a casa dos 300 votos, o que lhe daria uma grande legitimidade política na relação com o governo federal. O sentimento da bancada é o de que Rodrigo Maia pode exercer um papel fundamental na correlação de forças, por ter excelente trânsito na Casa e conhecer os trâmites burocráticos da Câmara dos Deputados.

Maia sabe como contribuir com o governo sem ser subserviente, e este é um ponto fundamental para os parlamentares, tanto governistas quanto oposicionistas, que precisam ser respeitados pelo Palácio do Planalto, e neste início de governo, onde o presidente Jair Bolsonaro ainda goza de popularidade, nada melhor do que um presidente da Câmara forte e altivo como Rodrigo Maia. 

Favoritismo – O sentimento da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco é o de favoritismo do deputado estadual Marco Aurélio para liderar a oposição. Ele recebeu apoios importantes nos últimos dias porque convenceu os principais nomes da oposição estadual de que é a melhor opção. Se houver bate-chapa, ele já teria margem segura para vencer. 

Vice-presidente – O deputado federal eleito, Marcos Pereira, que é presidente nacional do PRB e foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, será oficializado como candidato do partido a primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele acompanhou Rodrigo Maia na sua visita a Pernambuco. 

Mendonça Filho – O deputado federal Mendonça Filho, que realizou um extraordinário trabalho à frente do Ministério da Educação, assumirá um cargo na Fundação Lemann. A sua atuação na iniciativa privada deverá trazer resultados bastante efetivos para o setor no país, uma vez que ele tornou-se uma referência quando se trata de Educação. 

Fernando Monteiro –  Durante a visita de Rodrigo Maia a Pernambuco, o deputado federal Fernando Monteiro voltou para Brasília junto com o presidente da Câmara dos Deputados. Da bancada pernambucana, Monteiro é o deputado federal mais próximo de Rodrigo Maia, tendo sido fundamental em muitas demandas do estado junto ao presidente da Câmara.

RÁPIDAS

Identidade – O deputado federal eleito Tulio Gadelha não está nem um pouco satisfeito pela forma como está sendo identificado pela mídia nacional. Ele em todas as matérias é lembrado como namorado de Fátima Bernardes. O desafio do deputado não é nada fácil, pois a única referência que as pessoas têm sobre ele é essa mesma. Se não fosse namorado de Fátima não estaria na Câmara dos Deputados. 

Aglailson Victor – Entre os deputados estaduais, Aglailson Victor vem ganhando muita força para ocupar a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Victor tem dialogado frequentemente com os colegas e isso tem sido seu diferencial na disputa pelo cargo na mesa diretora. 

Inocente quer saber – Que assunto Priscila Krause teria para tratar ao solicitar audiência com o senador Fernando Bezerra Coelho? 

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: andré ferreira, augusto coutinho, blog, coluna edmar lyra, fernando filho, fernando monteiro, mendonça filho, política, sebastião oliveira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login