Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 3 de setembro de 2018 1 comentário

Coluna do blog desta segunda-feira

“Andrade” demonstra potencial de transferência de Lula em Pernambuco 

Desde que venceu em 2002 para a presidência da República, Lula conquistou expressivas votações em Pernambuco nas duas vezes que disputou o cargo, e impulsionou seus candidatos a vitória como Eduardo Campos em 2006 e 2010 e Dilma Rousseff em 2010 e 2014. Durante seu governo, Pernambuco vivenciou o seu melhor momento econômico com a atração de investimentos e a geração de emprego e renda para o estado, e isso gerou gratidão dos pernambucanos ao que representou Lula para o estado.

Desde que deixou a presidência da República em 2010, Lula seguiu bem-avaliado pelos pernambucanos com quase 90% de aprovação, e mesmo no auge dos escândalos envolvendo seu nome e a sua recente prisão, Lula ainda tem 70% de avaliação positiva e chega a atingir mais de 60% das intenções de voto para presidente em 2018 no estado em alguns institutos.

Todo este apoio político faz de Lula um grande cabo eleitoral em Pernambuco, e potencializa as chances dos candidatos apoiados por ele no estado. Uma evidência clara disso foi a pesquisa Ipespe que apontou Lula com 55% das intenções de voto e Fernando Haddad com 27% no cenário sem o ex-presidente, com uma transferência imediata de quase 50% dos votos sem qualquer tipo de propaganda.

No interior do estado onde Lula é bem mais forte, o ex-prefeito de São Paulo já tem citações de votos espontâneas com as pessoas que o desconhecem lhe chamando de “Andrade”, o candidato de Lula. Essa atitude do eleitor pernambucano denota a força de Lula no estado, e mostra que não só Haddad como Paulo Câmara e Humberto Costa terão grande competitividade na disputa pelo governo e pelo Senado, respectivamente.

Ficar contra Lula em Pernambuco já custou o governo a Mendonça Filho em 2006, o Senado a Marco Maciel em 2010 e poderá representar uma grande derrota aos candidatos oposicionistas em 2018, uma vez que eles não estão conseguindo lidar com a rejeição de serem contra o ex-presidente no estado, mesmo o petista estando na prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Risco – O que se comenta nas hostes palacianas é que o deputado federal João Fernando Coutinho terá que se virar nos trinta para renovar seu mandato. Recém saído do PSB, João Fernando virou o alvo preferido do Palácio do Campo das Princesas para que sejam tomadas suas bases. Como  serão eleitos no máximo dois deputados na chapa, o Palácio trabalhará para que somente Wolney Queiroz e Adalberto Cavalcanti sejam reeleitos.

Chapinha – Uma das melhores chapinhas desta eleição para deputado estadual é a do PSC, que poderá eleger até seis representantes para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o sexto deverá ascender ao mandato com pouco mais de 20 mil votos. André Ferreira foi o grande idealizador desta chapa garimpando candidatos com baixa votação mas com votos consolidados.

Sozinho – Questionada se também anunciaria apoio a Armando Monteiro, a candidata a deputada federal Marília Arraes negou que houvesse qualquer hipótese, e que a decisão do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, de apoiar Armando, é uma atitude pessoal e intransferível do prefeito, mas que ela seguirá defendendo apenas sua candidatura.

Encaminhados – Com perspectiva de eleger seis deputados federais, a oposição tem cinco nomes praticamente encaminhados que são André Ferreira, Fernando Filho, Silvio Costa Filho, Ricardo Teobaldo e Daniel Coelho. A última vaga vaga será disputada por três nomes: Zeca Cavalcanti, Ossesio Silva e Vinícius Mendonça.

RÁPIDAS

Papo 18 – Visando compensar o pouco tempo que possui no guia eleitoral, Julio Lossio está apostando nas redes sociais para apresentar sua plataforma de campanha. Ele decidiu realizar transmissões ao vivo no Facebook para responder perguntas sobre suas propostas para o governo de Pernambuco.

Palestra – A Universo realiza na próxima quinta-feira o Painel Político com nossa palestra sobre o cenário político e as eleições 2018 a partir das 19 horas. A jornalista Dany Amorim ficará responsável pela comunicação e o especialista em marketing Fábio Lira abordará o novo marketing político. Maiores informações: (81) 37979026/9023.

Inocente quer saber – Quando Armando Monteiro anunciará seu apoio a Geraldo Alckmin para presidente?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: andré ferreira, armando monteiro, blog, coluna edmar lyra, daniel coelho, eleições 2018, fernando filho, lula, mendonça filho, paulo câmara, política

Comentários

  1. william pontes diz

    3 de setembro de 2018 em 8:37 am

    Armando estará fazendo o convite para seu velorio eleitoral quando anunciar apoio a Alckmim.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

CNB fecha questão e lança nome de Carlos Veras a candidato a presidente do PT-PE
Raul Henry é reeleito presidente do MDB em eleição acirrada no Recife
Coluna desta terça-feira
Legislativo Cabense prestigia culto em homenagem aos Servidores Públicos
Dez anos da epidemia de microcefalia serão marcados por reunião de famílias em culto ecumênico
OAB Olinda propõe projetos de lei para valorização da mulher advogada e regulamentação de honorários em processos administrativos
Raquel cria grupo de trabalho por líderes de seu grupo na Alepe
Copergás atinge 100 mil lares conectados e lidera expansão residencial do Gás Natural no Nordeste
Eduardo da Fonte e Edmilson Cupertino defendem proteção dos direitos das mulheres de Moreno em reunião com a ministra da Mulher
Mendonça Filho critica aumento do IOF: “mais uma vez, Governo do PT aumenta imposto e sacrifica ainda mais o brasileiro”

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar