Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 17 de julho de 2019

Coluna do blog desta quarta-feira

A afronta de Jair Bolsonaro ao Brasil 

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito com uma expressiva votação e numa eleição histórica que quebrou a hegemonia de quatro vitórias do PT em eleições presidenciais. A vitória de Bolsonaro se deu por uma confluência de fatores, mas a principal foi romper com a política tradicional que trouxe o Brasil ao fundo do poço.

Em quase sete meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro coleciona muitos acertos, mas de vez em quando entra em polêmicas completamente desnecessárias, uma delas é a intenção de indicar o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, para a embaixada brasileira nos Estados Unidos. O primeiro equívoco se dá no desrespeito aos 1.843.735 eleitores que fizeram de Eduardo o deputado federal mais votado do país, ele foi eleito para ser deputado federal e não para renunciar ao mandato e ser embaixador.

Mas o principal erro está na postura do presidente Jair Bolsonaro, que ao nomear seu filho para a embaixada brasileira está praticando à exaustão as atitudes obscuras da velha política, cujo eleitor quis combater. Não pode um presidente da República, por mais poder que ele tenha, achar que pode afrontar o Brasil e sair ileso, uma vez que além de a nomeação ocorrer somente por Eduardo ser filho do presidente, ele não tem nenhuma experiência diplomática para exercer a função de embaixador.

Se o presidente insistir nesta ideia absurda e o Congresso Nacional chancelar a indicação estaremos mais uma vez nos deparando com práticas que passamos décadas tentando combater, e isso abre um precedente perigoso para que outros presidentes possam nomear filhos, esposas, parentes em geral sempre que julgar necessários. O presidente, em respeito aos seus eleitores que são maciçamente contrários à esta indicação, deveria reavaliar a decisão, sob pena de fragilizar o seu governo que teve uma extraordinária vitória na semana passada com a aprovação da reforma da Previdência.

Apoios – O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC) tem atuado para ajudar o governador Paulo Câmara na ampliação de sua base política com vistas às eleições municipais do ano que vem. Na última segunda-feira (15), o parlamentar levou ao Palácio do Campo das Princesas lideranças políticas ligadas a ele, mas que estão na oposição ao governo estadual, para audiências com o governador. Estiveram lá, os prefeitos Bruno Pereira (São Lourenço da Mata) do PTB e Diogo Alexandre (Chã Grande), do PL, o ex-prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PTB), e o presidente da Câmara de Vereadores de Igarassu, Ademar de Barros (PL). Todos eles estão de malas prontas para ingressarem nas fileiras governistas.

Tucano – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, anunciou em entrevista ao radialista Alberes Xavier, que o candidato que será apresentado por ele, terá que estar filiado ao PSDB. Edson é casado com a deputada estadual Alessandra Vieira, presidente estadual do partido, e decidiu prestigiar a legenda por onde conquistou seus dois mandatos como prefeito.

Ipojuca – A prefeita Célia Sales, que recentemente voltou de uma divulgação de Ipojuca para turistas na América do Sul, está imprimido um forte ritmo de trabalho, consolidando a sua gestão e pavimentando as suas condições de disputa para 2020. Célia governa uma das cidades mais importantes de Pernambuco quebrando uma tradicional polarização que acontecia entre Pedro Serafim e Carlos Santana.

Limoeiro – A disputa pela prefeitura de Limoeiro será novamente polarizada entre os grupos do prefeito  (PSB) e do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos). Porém, o prefeito segue com certo favoritismo devido o volume de ações e obras que está implementando na cidade.

RÁPIDAS

Controle – O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, está no controle absoluto para a sua reeleição, pois além der realizar uma gestão exitosa e aprovada, está vendo seus adversários ficarem completamente fragilizados. Se em 2016 obteve quase 60% dos votos válidos, as chances do gestor ampliar seus votos em 2020 são elevadíssimas.

Na estrada – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal Fernando Filho (DEM) pegam a estrada nesta quarta-feira para visitar lideranças em Poção, Orobó e Ferreiros. Na pauta, os preparativos para as eleições de 2020, onde o grupo liderado pelo senador quer ampliar sua influência no número de municípios pernambucanos.

Inocente quer saber – Felipe Carreras vai mesmo continuar no PSB após os últimos acontecimentos?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog, coluna edmar lyra, edson vieira, felipe carreras, fernando bezerra coelho, fernando filho, jair Bolsonaro, política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login