Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 25 de dezembro de 2021 1 comentário

Coluna da Folha deste sábado

Os desafios da oposição em 2022

Faltando poucos dias para a conclusão do ano de 2021, e consequentemente a chegada do tão esperado ano eleitoral de 2022, a oposição em Pernambuco entrará no novo ano sob fortes incertezas quanto ao seu futuro. Na eleição de 2018, quando a Frente Popular foi novamente vitoriosa na reeleição de Paulo Câmara em primeiro turno, a oposição contava com os seguintes partidos: PSDB, PL, PSC, PSL, PTB, PRTB, PV, Podemos, Democratas, Cidadania, Republicanos e Avante. Naquela ocasião, Armando Monteiro foi candidato de uma oposição que reuniu 13 partidos em torno da sua candidatura, mas acabou perdendo em primeiro turno com 35,99% dos votos válidos.

Diferentemente de 2018, quando a oposição se uniu em torno de Armando Monteiro, em 2022 há grande possibilidade do mesmo grupo se fragmentar em até três candidaturas, mais do que isso, a oposição sofreu baixas importantes para a Frente Popular como o Avante, o PRTB, o PV, e o Republicanos, este último um partido extremamente relevante que levou para a base de sustentação do PSB dois deputados federais, Silvio Costa Filho e Ossesio Silva, e dois deputados estaduais, William Brigido e João Paulo Costa, enquanto o deputado estadual Marco Aurélio, que chegou a liderar a oposição, passou a integrar a base governista.

Em outras palavras, a oposição de 2022 está politicamente menor do que a de 2018, e ainda estará fragmentada, o que acende o sinal de alerta, haja vista que essa separação não atrapalha somente a conjuntura majoritária, mas principalmente a disputa proporcional, onde todos os partidos oposicionistas, a exceção do PL, terão dificuldades significativas de montar chapas para deputado estadual e deputado federal no próximo ano.

Há uma série de desafios na oposição a serem enfrentados, o primeiro deles é a falta de sintonia entre os seus principais nomes, que não falam a mesma língua, o segundo é novamente estar em palanque oposto ao ex-presidente Lula, que em Pernambuco goza de prestígio e votos perante o eleitor, os demais fatores como pouco número de prefeitos e de candidatos proporcionais colocam em xeque até mesmo a manutenção do que o grupo já possui em termos de parlamentares na disputa do próximo ano.

Emprego – No mês de novembro deste ano, a capital pernambucana registrou 6.034 novos postos formais de trabalho em relação ao mês de outubro. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/Ministério da Economia) na última quinta-feira. Assim, o Recife entra no oitavo mês consecutivo de alta na geração de postos de trabalho formais. Ainda segundo os dados do CAGED, o estoque total de vínculos ativos foi de 501.473 no penúltimo mês do ano, superando pela primeira vez na história a marca de 500 mil empregos formais, número superior ao do melhor momento pré-pandemia.

Opções – Entusiasta da pré-candidatura de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco, o deputado federal Daniel Coelho tem seu nome colocado para a majoritária no próximo ano. Se Anderson e Raquel forem unidos, Daniel pode ser o vice, já se forem separados, Daniel poderá ser o senador de Raquel Lyra na disputa.

Inocente quer saber – Existe alguma possibilidade de unidade na oposição no próximo ano?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, armando monteiro, blog, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, política, raquel lyra

Comentários

  1. Rent Ferrari Florida diz

    8 de julho de 2024 em 17:14 pm

    I never thought about it this way before. Thanks for opening my eyes.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Coluna desta sexta-feira
“Ele tem as credenciais necessárias”, diz Lula da Fonte sobre possível candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado
Diego Cabral lança o “Zap Camará”, plataforma oficial do WhatsApp que vai facilitar a comunicação entre a população e a Prefeitura de Camaragibe
Incentivos Fiscais // Governo de Pernambuco anuncia chegada de cerca de R$ 211,1 Milhões e geração de 476 novos empregos
Morre aos 81 anos Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial
Prefeito de Águas Belas detona, “Assumimos um município abandonado, desorganizado”
William Brigido propõe fim do patrocínio das Bets a eventos apoiados pelo Estado
Salgueiro: João Campos é recebido com aplausos e carinho do público em agenda de Lula na transposição do Rio São Francisco
Silvio Costa Filho anuncia R$ 1,5 milhão para modernização do aeroporto de Araripina
Designação de servidor comissionado para a função de agente de contratação

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar