Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 8 de fevereiro de 2021 5 Comentários

Coluna da Folha desta segunda-feira

Sinalização de Lula direciona candidatura do PT em Pernambuco 

O ex-presidente Lula declarou apoio à postulação do ex-prefeito Fernando Haddad à presidência da República em 2022. O posicionamento do petista gerou insatisfação entre atores da esquerda, em especial Guilherme Boulos (PSOL) que sonha em disputar novamente a presidência da República e contestou a decisão do PT, porém é preciso avaliar a conjuntura nacional e seus desdobramentos nos estados, em especial Pernambuco, reduto historicamente petista que sempre deu expressivas votações aos candidatos do partido.

Antes da declaração do ex-presidente Lula, o PT já havia desembarcado da aliança com a Frente Popular, alinhavada em 2018, com a entrega da importante secretaria de Desenvolvimento Agrário, que era ocupada por Dilson Peixoto. “Distanciando-se do PSB e com um projeto nacional em curso, não há outra opção senão o lançamento de uma candidatura a governador de Pernambuco em 2022”, avalia um petista em reserva.

No bojo desta discussão, surge o nome do senador Humberto Costa como nome natural, uma vez que estará no meio do seu mandato no Senado, portanto não arriscando sua carreira política, e garantindo um importante palanque para o projeto nacional do partido num estado extremamente estratégico que é Pernambuco. Há quem afirme que a decisão já está tomada, porém a oficialização ocorrerá somente nos próximos meses para não deixar Humberto no sereno e na chuva por muito tempo.

O grande desafio do PT, tão logo tenha a oficialização da pré-candidatura própria, será dialogar com outros partidos de esquerda a ponto de formar uma frente ampla no estado, uma vez que todos os potenciais aliados como PDT e PCdoB estão firmes na base de sustentação da Frente Popular liderada pelo PSB.

Aliança – A sucessão de Paulo Câmara, liderada pelo PSB, deverá contar com partidos importantes na Frente Popular em torno do candidato escolhido pelo grupo. Republicanos, PP, PDT, PSD, PCdoB e Solidariedade são dados como certos na ampla coligação, o MDB do senador Jarbas Vasconcelos terá que decidir se lança Miguel Coelho a governador ou se apoia o PSB.

Unidade – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) defendeu uma unidade na oposição com vistas a 2022 durante entrevista ao Folha Política. Ela citou os nomes de Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra como potenciais nomes, mas entende que é preciso que se encontre um denominador comum para enfrentar o PSB no próximo ano.

Ambientando – O secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho, está se ambientando com a pasta. Depois de dez anos com a experiência de ser deputado estadual, Claudiano vive um novo momento, desta vez no executivo, regado a muitos desafios pela frente.

Mudanças – Há forte expectativa para mudanças de comando partidário em Pernambuco. Mais de uma sigla está com esta possibilidade. A informação está ganhando força na capital federal e aqueles que têm a presidência de alguns partidos poderão amargar destituições.

Inocente quer saber – A oposição conseguirá mesmo a unidade em 2022?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Claudiano Filho, coluna edmar lyra, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, humberto costa, lula

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Rinaldo Semba diz

    8 de fevereiro de 2021 em 7:07 am

    O BRASIL precisa de gestão , competência, realidade política , não ao negacionismo ,O Bolsonaro não tem condições, não tem nenhuma qualidade em gestão , obras do Governo Lula ele inaugura mas não foi ele que desenvolveu essas obras , na minha opinião é um Governo inoperante na saúde , na tem realidade política Praguimática , vive de negacionismo , fora Bolsonaro .

    Responder
  2. Silva diz

    8 de fevereiro de 2021 em 7:11 am

    Governo sabotador de BOLSONARO gasta muito e gasta mal , veja os testes , veja a quantidade de cloroquina jogada no lixo , é um Governo inoperante sem dúvida, comprou mais da metade do congresso sem política de desencontro , sem nada , o dinheiro sai da União para deputados federais e Senadores sem objetivo político de enfrentamento as cries , saneamento básico , cultura , alimentação, infraestrutura….gastou e gasta muito e mal .

    Responder
  3. Rinaldo diz

    8 de fevereiro de 2021 em 7:13 am

    Governo sabotador não tem política de desenvolvimento , gasta muito mal , torrando dinheiro com os Deputados Federais sem objetivos claros .

    Responder
    • Jarbass diz

      8 de fevereiro de 2021 em 12:37 pm

      Bolsonaro é o melhor Presidente que este país já teve. Sem corrupcao, obras inacabadas por causa de corrupcao, hiperinflacionadas e falta de competência para termina-las.Contra o aparelhamento dos poderes e da imprensa que perderam seus privilégios

      Responder
  4. A FESTA DOS RATOS PETRALHAS diz

    8 de fevereiro de 2021 em 12:08 pm

    Por isso que todos, todos mesmo, estão nas Redes Sociais pedindo que quando acessar esse Blog seguremos nossos pobres bolsos e carteiras devido as Imagens de Terror dessa manhã de segunda feira nesse espaço. É Filme de Terror de Boris Karloff sobre Vampirismo e Ratismo ????

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2022 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade