Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 2 de novembro de 2020 3 Comentários

Coluna da Folha desta segunda-feira


A diferença entre a esquerda e a direita em disputas eleitorais 

O ano de 2020 marca quatorze anos de uma eleição histórica em Pernambuco, quando Eduardo Campos foi eleito governador, derrotando o então candidato à reeleição Mendonça Filho por uma diferença de mais de um milhão de votos. Naquela disputa, Humberto Costa era o líder nas pesquisas empatado tecnicamente com o candidato do PFL, enquanto Eduardo Campos era o terceiro colocado, até que um escândalo atrapalhou Humberto Costa, exaustivamente utilizado por Mendonça em seu guia e fez com que o candidato do PSB tivesse 33,81% dos votos válidos contra 25,14% do petista e chegasse ao segundo turno.

Na segunda etapa, Humberto declarou voto a Eduardo e fez a campanha como se fosse dele, permitindo uma mudança no cenário político de Pernambuco que até hoje se faz presente. O gesto altruísta de Humberto foi um diferencial naquele pleito e que merece reconhecimento histórico.

Diferentemente daquele ano, onde a esquerda se uniu e impôs uma derrota antológica ao candidato Mendonça Filho, em 2020 a direita faz exatamente o oposto na disputa pela prefeitura do Recife. Com o crescimento da Delegada Patrícia (Podemos), esperava-se que PT e PSB partissem para o ataque contra a candidata, que encontra-se no espectro de centro-direita, porém petistas e socialistas não precisaram se dar ao trabalho de desconstruir a candidata do Podemos, porque Mendonça Filho, insatisfeito com o crescimento da delegada, decidiu fazer a desconstrução em seu guia, e ajudando a fortalecer a polarização entre João Campos e Marília Arraes, atestada em diversas pesquisas eleitorais.

Quando se enxerga uma hegemonia de dezesseis anos do PSB no âmbito estadual e de vinte anos de PT e PSB na capital pernambucana com chances cada vez mais reais de se repetir em 2020, é preciso recorrer à postura da direita que é autofágica e que não aceita que um nome do seu próprio campo seja vitorioso para não perder o protagonismo na oposição. O belo gesto de Humberto em 2006, que foi fundamental para a Frente Popular sagrar-se vitoriosa, não deve ser repetido pela oposição este ano, que corre um sério risco de pela segunda vez seguida assistir de camarote a um segundo turno entre PT e PSB no Recife.

Menos danosas – O advogado Delmiro Campos elaborou uma nota técnica à respeito da resolução 372 do TRE/PE, proibindo atos presenciais causadores de aglomerações. Na nota, propostas de interpretações menos danosas aos candidatos e de diálogo com a justiça eleitoral. Segundo o Delmiro Campos, as campanhas poderiam trocar as grandes carreatas por um modelo com até 05 carros e o compromisso de não aglomerar.

General Mourão – O candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio (PRTB) esteve novamente com o vice-presidente General Mourão, que gravou novo vídeo em apoio a sua candidatura. Além de ser candidato a prefeito, Marco Aurélio é correligionário de Mourão e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Inocente quer saber – Num eventual segundo turno entre João Campos e Marília Arraes, quem logrará êxito?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: coluna edmar lyra, delegada patrícia, eduardo campos, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, humberto costa, joão campos, marília arraes, mendonça filho, política

Comentários

  1. ZANONI CORREIA DA Silva diz

    2 de novembro de 2020 em 10:22 am

    Rapaz, um lote de parasitas, vivendo do Estado (em todas as esferas)…um mais safado do que o outro…ACORDA POVÃO…essa casta (políticos) que vem sendo dominante no País (especialmente no estado de Pernambuco) não quer saber da classe trabalhadora (proletária)…temos que tomar o poder (não são políticos de direita, esquerda ou centro que vão nos redimir)…

    Responder
  2. ROUBARAM O RECIFE DE MIM ! diz

    2 de novembro de 2020 em 10:45 am

    Esse texto , abaixo escrito, caminha pelas Redes Sociais, muitos divergem, mas, parece que o Cidadão começa a ver a realidade pura diante de “Pesquisas Mal Assombradas dando vitória a Organizações Criminosas que há mais de 20 anos vivem roubando uma Cidade, um Estado, Impunemente” , e ai de quem chamar um desses Criminosos de Ladrão do Povo, mesmo com Tornozeleira Eletrônica, que lá vem o que chamam de “Justiça” para impedir esse “Ataque a Democracia” ! Democracia e Liberdade de Expressão são Sinônimos de Assaltos Impunes, Imunes e Contumazes aos Cofres Públicos, é o “Bonitinho Príncipe dos Ladrões” que tem de ser Eleito sob o Silêncio, Omissão e Cumplicidade desse “Mundo Eleitoral Podre” que arrasta dia a dia nosso País para o Caos Eterno, a Destruição das Cidades e das Vidas do Cidadão e os Assaltos Provados e Comprovados aos Cofres Públicos tem que Continuarem, os Podresres estão de Plantão para isso, isso é Democracia para essa “Gente Sem Escrúpulos” ! O Texto é uma Verdade clara na vida das pessoas de Bem do Recife que se perguntam….”Como pode um Grupo Político que destruiu o Recife por completo, Administrativa, Ética, Moralmente, Socialmente, Fisicamente, Existencialmente, Financeiramente, e Economicamente ainda tem votos de seu Povo que diz que Ama sua Cidade Abandonada e Destruída ??? Há algo de Podre, só Deus e a Consciência dos Cidadãos de Bem podem mudar o Atestado de Óbito que estão assinando via “Urnas e Pesquisas Infringentes ” que parecem Assombrar as Vidas dos Cidadãos de Bem do Recife ! O Grande Tobias Barreto deve estar Chorando no Túmulo diante do que chamam Direito nesse nosso Pernambuco Amado !!

    “Quando você percebe que 35% dos eleitores brasileiros, aceitariam votar em alguém preso, logo se vê que o problema do Brasil não são os políticos e sim o povo.

    Pôncio Pilatos perguntou à multidão:
    – Qual desses dois quereis vós ?
    E o povo respondeu:
    -Barrabás, o ladrão !

    Mais de dois mil anos se passaram
    e o povo continua escolhendo os ladrões !!!!
    Por isso que cada vez mais acredito
    Que não é o Político que vira Ladrão é
    o povo que faz o Ladrão virar Político …..”

    Eleitores do Recife, reflitam e não entreguem nosso Recife Amado, novamente, nas mãos daqueles que o Destruíram nesses 20 anos de Destruição e Desmandos Provados e Comprovados pela Justiça Federal, que infelizmente , ainda precisa ser Atendida nas Punições aos que Destruíram a Vida de uma Cidade e de seu Povo, não somos Porcos, somos Cidadãos Honestos a procura de uma Vida Digna e de um Futuro Melhor para nossos Filhos e nossas Famílias , Vivendo o Recife, Plenamente, como se deve Viver em sua Beleza e sua Grandeza……VIVA O RECIFE !

    Responder
  3. Zack Nielsen diz

    15 de outubro de 2024 em 14:27 pm

    This is some awesome thinking. Would you be interested to learn more? Come to see my website at YH6 for content about Article Marketing.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Dr. Hugo Eugênio é promovido ao cargo de Primeiro Promotor de Justiça Cível de Jaboatão dos Guararapes
Mano e Andrea Medeiros celebram o sucesso dos festejos juninos de Jaboatão
Chuva: Prefeitura de Igarassu mantém assistência e intensifica serviços nas áreas mais afetadas
Simão Durando dá início à nova etapa do “Petrolina + Limpa” com retirada de veículos abandonados e sucatas das ruas
PSD se prepara para saltar na Alepe em 2026 com chegada de deputados e apoio de prefeitos alinhados a Raquel Lyra
The Economist: Lula perde influência no exterior e é impopular no Brasil, diz jornal
Igarassu impulsiona economia junina e fatura mais de R$ 700 mil na venda de milhos
Prefeitura do Jaboatão realiza serviços de saúde para crianças e mulheres da zona rural
Governadora Raquel Lyra marca presença no São João de Carpina, na Mata Norte, em últimos dias do ciclo junino de 2025
Autonomia foi a marca da atuação do Poder Legislativo no semestre

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar