
Vice-presidente de comissão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), prefeito de Camaragibe será palestrante na mesa fechada “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participará nos próximos dois dias de um importante evento global sediado no Panamá, país estratégico da América Central: o Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, realizado nesta quarta (28/01) e quinta-feira (29/01) no Centro de Convenções da capital, Cidade do Panamá. Convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o gestor da Terra dos Camarás será palestrante na mesa fechada “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”.
O Fórum, organizado pelo CAF em parceria com o Governo do Panamá, reunirá presidentes, autoridades políticas, empresários e líderes mundiais influentes para discutir os desafios da região. A abertura será feita pelos presidentes José Raúl Mulino (Panamá) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e o evento também terá as presenças dos presidentes do CAF (Sérgio Diaz-Granados), do Equador (Daniel Noboa), e de James Robinson, vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2024. A comitiva presidencial brasileira terá ainda o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
“É um orgulho imenso representar Camaragibe em um dos fóruns mundiais de desenvolvimento econômico e sustentabilidade mais importantes e de grande representatividade e relevância. Teremos a oportunidade de mostrar a todos os participantes de várias partes do mundo as conquistas da nossa cidade e do nosso povo desde 2025 e novos projetos que iremos implementar. Além disso, vamos fortalecer parcerias e atrair mais negócios para a cidade, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida de todos”, afirmou Diego Cabral, já em solo panamenho.
Diante do alto nível dos participantes, a organização do Fórum disponibilizou uma plataforma virtual e um espaço exclusivo no Centro de Convenções especialmente projetado para fomentar o networking entre as autoridades governamentais e líderes empresariais de alcance global. O objetivo é justamente fomentar o conhecimento entre as nações participantes, fomentar negócios futuros e debater sobre os desafios políticos e econômicos da América Central e do Caribe.
A edição de 2026 terá mais de 150 líderes e especialistas globais, 50 sessões, painéis e palestras magistrais e 15 países representados. Entre os temas abordados durante os dois dias do evento estão a estabilidade e o crescimento da América Latina e do Caribe, desafios e oportunidades comerciais, filantropia, infraestrutura e transporte, tecnologia comercial (inovação, produtividade e cibersegurança), sustentabilidade (energias limpas e transição energética e minerais estratégicos), competitividade e esportes (legados e oportunidades – Copa do Mundo 2026).
Em relação à palestra “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”, o prefeito de Camaragibe disse que será uma oportunidade para todos os participantes refletirem sobre os desafios mais urgentes da região e construir, por meio do diálogo, soluções que impulsionem a competitividade, o crescimento e a inclusão.
“Os ecossistemas subnacionais unem a agilidade do setor privado com o suporte regulatório dos governos, sendo essenciais para um desenvolvimento econômico sustentável. Camaragibe tem um amplo potencial turístico, ambiental e econômico, o nosso dever como gestor é promover um cenário favorável ao crescimento da cidade e melhoria da qualidade de vida de todos”, completou Diego Cabral.
















