Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 13:14 pm do dia 28 de janeiro de 2026

Diego Cabral participa do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, no Panamá, que conta com presidentes de vários países

 

Foto: Ítalo Anastácio

Vice-presidente de comissão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), prefeito de Camaragibe será palestrante na mesa fechada “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participará nos próximos dois dias de um importante evento global sediado no Panamá, país estratégico da América Central: o Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, realizado nesta quarta (28/01) e quinta-feira (29/01) no Centro de Convenções da capital, Cidade do Panamá. Convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o gestor da Terra dos Camarás será palestrante na mesa fechada “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”.

O Fórum, organizado pelo CAF em parceria com o Governo do Panamá, reunirá presidentes, autoridades políticas, empresários e líderes mundiais influentes para discutir os desafios da região. A abertura será feita pelos presidentes José Raúl Mulino (Panamá) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e o evento também terá as presenças dos presidentes do CAF (Sérgio Diaz-Granados), do Equador (Daniel Noboa), e de James Robinson, vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2024. A comitiva presidencial brasileira terá ainda o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

“É um orgulho imenso representar Camaragibe em um dos fóruns mundiais de desenvolvimento econômico e sustentabilidade mais importantes e de grande representatividade e relevância. Teremos a oportunidade de mostrar a todos os participantes de várias partes do mundo as conquistas da nossa cidade e do nosso povo desde 2025 e novos projetos que iremos implementar. Além disso, vamos fortalecer parcerias e atrair mais negócios para a cidade, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida de todos”, afirmou Diego Cabral, já em solo panamenho.

Diante do alto nível dos participantes, a organização do Fórum disponibilizou uma plataforma virtual e um espaço exclusivo no Centro de Convenções especialmente projetado para fomentar o networking entre as autoridades governamentais e líderes empresariais de alcance global. O objetivo é justamente fomentar o conhecimento entre as nações participantes, fomentar negócios futuros e debater sobre os desafios políticos e econômicos da América Central e do Caribe.

A edição de 2026 terá mais de 150 líderes e especialistas globais, 50 sessões, painéis e palestras magistrais e 15 países representados. Entre os temas abordados durante os dois dias do evento estão a estabilidade e o crescimento da América Latina e do Caribe, desafios e oportunidades comerciais, filantropia, infraestrutura e transporte, tecnologia comercial (inovação, produtividade e cibersegurança), sustentabilidade (energias limpas e transição energética e minerais estratégicos), competitividade e esportes (legados e oportunidades – Copa do Mundo 2026).

Em relação à palestra “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”, o prefeito de Camaragibe disse que será uma oportunidade para todos os participantes refletirem sobre os desafios mais urgentes da região e construir, por meio do diálogo, soluções que impulsionem a competitividade, o crescimento e a inclusão.

“Os ecossistemas subnacionais unem a agilidade do setor privado com o suporte regulatório dos governos, sendo essenciais para um desenvolvimento econômico sustentável. Camaragibe tem um amplo potencial turístico, ambiental e econômico, o nosso dever como gestor é promover um cenário favorável ao crescimento da cidade e melhoria da qualidade de vida de todos”, completou Diego Cabral.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 12:13 pm do dia 28 de janeiro de 2026

Cavaleiro amanhece diferente com grande mutirão de limpeza e manutenção urbana

 

 

Foto: Josué da Mata

O dia começou movimentado em Cavaleiro, no Jaboatão dos Guararapes. Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28), mais de 200 homens ocuparam ruas, avenidas e espaços públicos em uma verdadeira faxina urbana, levando mais organização, limpeza e tranquilidade para moradores e comerciantes da região.

A grande operação de serviços urbanos mobilizou equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em diversos pontos do bairro, com ações de limpeza de canais, canaletas e galerias, capinação, retirada de resíduos, pintura de meio-fio, operação tapa-buraco, poda de árvores e manutenção da iluminação pública.

A ação contou ainda com o apoio de máquinas pesadas, como retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, motoniveladora, caminhões basculantes, caminhão de sucção e equipamentos específicos para poda e troca de lâmpadas.

Antes do início dos trabalhos, os operários participaram de um café da manhã no Mercado Público de Cavaleiro, onde o prefeito Mano Medeiros fez a abertura oficial da operação. Em seguida, o espaço passou por uma lavagem completa, reforçando o cuidado com locais de grande circulação de pessoas.

Para o prefeito Mano Medeiros, a ação reforça o compromisso da gestão com a zeladoria urbana e com a presença efetiva do poder público nos bairros. “Cavaleiro amanheceu diferente, com muito trabalho nas ruas, cuidando da cidade e de toda gente. Esse mutirão é parte de uma ação contínua da Prefeitura, que busca prevenir alagamentos, evitar problemas de saúde pública e garantir mais qualidade de vida para a população”, destacou.

Entre os serviços executados, destaque para as obras de contenção da encosta ao lado da estação do metrô de Cavaleiro, uma intervenção considerada fundamental para garantir mais segurança à população, especialmente neste período de chuvas. Também foram realizadas ações de limpeza e manutenção em vias estratégicas do bairro.

A ação contou com a presença da Van do Secretariado, iniciativa que aproxima secretários e secretárias do atendimento à população. No local, os gestores ouviram demandas dos moradores, acompanharam de perto os serviços em execução e dialogaram diretamente com quem vive o dia a dia do bairro, fortalecendo a escuta ativa e a atuação integrada da gestão municipal.

Moradora de Cavaleiro há mais de 50 anos, Dona Josefa Maria de Melo acompanhou de perto os serviços e elogiou a iniciativa. “Eu tô achando essa ação maravilhosa. A gente vê como fica tudo diferente. Aqui onde eu moro sempre dá cheia no período de chuva, e quando limpam os canais já facilita muito. Essa limpeza ajuda demais e traz mais segurança pra gente”, afirmou.

Quem também destacou a importância da obra na encosta foi a moradora Vânia Freitas, que utiliza diariamente a escadaria da área. “Eu passo por aqui todos os dias e ver essa encosta sendo cuidada dá mais tranquilidade. Amo Cavaleiro e fico feliz em ver a prefeitura olhando por quem vive aqui”, disse.

Para o comércio local, a ação também traz impactos positivos. O comerciante Antônio Barbosa ressaltou que a limpeza e a organização do bairro refletem diretamente no movimento. “Um bairro limpo, organizado e seguro atrai mais gente. Isso melhora o dia a dia de quem trabalha e de quem mora aqui”, comentou.

Para garantir a segurança viária durante os serviços, a Secretaria Executiva de Mobilidade (SEMOB) montou um esquema especial de trânsito, com bloqueio da Rua Jangadinha, interdição parcial da Rua José Liberato e restrição de estacionamento em frente ao Mercado Público de Cavaleiro, local de concentração da operação.

As ações seguem ao longo do dia, com equipes distribuídas em diferentes pontos do bairro.

 

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 11:02 am do dia 28 de janeiro de 2026

Senador Dueire articula com a CNM projetos estruturantes para impulsionar os municípios brasileiros

Foto: CNM

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) se reuniu na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, para avançar na construção de soluções estruturantes voltadas ao fortalecimento dos municípios brasileiros. O encontro reforçou a atuação do parlamentar na defesa da pauta municipalista e no diálogo permanente com as entidades que representam as gestões locais.

Reconhecido por prefeitos pernambucanos como o senador dos municípios, Dueire destacou sua atuação permanente em defesa do municipalismo e afirmou: “É nos municípios que a vida acontece e é lá que as políticas públicas precisam chegar com eficiência, respeito e previsibilidade. Fortalecer as cidades é fortalecer o Brasil”, disse.

Durante a reunião, o senador apresentou a inclusão de dois novos projetos estratégicos na pauta da CNM no Congresso Nacional, sendo um de sua autoria. Entre as propostas, destacou a criação de um Plano Nacional de Recuperação das Estradas Vicinais, iniciativa considerada fundamental para o escoamento da produção agropecuária, o fortalecimento das economias locais e a integração das regiões rurais.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, elogiou a iniciativa e destacou a atuação do parlamentar. “O senador Fernando Dueire é municipalista e esse projeto vai ao encontro das necessidades dos municípios”, afirmou.

Também foi debatida uma proposta elaborada pela CNM para revisar os critérios de distribuição das emendas parlamentares, com o objetivo de direcionar mais recursos a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e historicamente menos contemplados. Fernando Dueire se colocou à disposição para contribuir com o avanço da matéria no Congresso Nacional, reforçando seu papel como um dos principais interlocutores dos municípios no Senado e defensor de uma agenda federativa mais justa e equilibrada.

A Confederação Nacional dos Municípios é a principal entidade municipalista do país, congregando mais de 5 mil municípios e atuando na defesa dos interesses das gestões locais junto ao Congresso Nacional e aos demais Poderes da República.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 9:07 am do dia 28 de janeiro de 2026

Simão Durando anuncia lançamento da pedra fundamental de hospital público oftalmológico em Petrolina

Foto: Divulgação

Petrolina vai viver mais um dia histórico. Na próxima sexta-feira, dia 30, às 11h, será realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova unidade da Fundação Altino Ventura, o hospital público oftalmológico do município. O ato marca o início formal de um novo investimento em saúde pública no município.

A cerimônia será realizada no terreno onde o hospital será construído, localizado no antigo pátio Ana das Carrancas, no bairro Cosme e Damião, área periférica da cidade. O evento contará com a presença de autoridades, representantes da Fundação Altino Ventura e parceiros institucionais envolvidos na implantação da unidade.

De acordo com o prefeito Simão Durando, a nova unidade será responsável por ampliar de forma significativa o atendimento oftalmológico na região. O hospital terá capacidade para realizar até 16.500 consultas mensais, reforçando a assistência especializada e contribuindo para a redução da demanda reprimida no Sertão do São Francisco.

O lançamento da pedra fundamental integra a agenda de investimentos estruturantes da gestão municipal, com foco na ampliação do acesso à saúde especializada. A iniciativa reforça o papel de Petrolina como polo regional de serviços públicos e de atendimento em saúde.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 9:06 am do dia 28 de janeiro de 2026

Prefeito Zeca Cavalcanti anuncia reajuste de 5,4% para professores da rede municipal de Arcoverde

Foto: Divulgação

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, anunciou, nesta terça-feira (27), o reajuste de 5,4% no salário dos professores da rede municipal de ensino, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização de quem está diariamente em sala de aula, formando as novas gerações do município.

Arcoverde foi o primeiro município a aderir à atualização do piso nacional do magistério, definida pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 1.334/2026, garantindo, de forma imediata, o cumprimento da legislação e a preservação dos direitos dos profissionais da educação. A iniciativa demonstra responsabilidade administrativa e respeito aos servidores públicos.

Ao anunciar o reajuste, o prefeito Zeca Cavalcanti destacou a prioridade que a educação ocupa na gestão municipal. “A educação sempre foi prioridade em nossa gestão, e quem faz a educação acontecer todos os dias são os nossos professores. Por isso, anunciamos com alegria esse reajuste de 5,4%, garantindo que Arcoverde acompanhe o piso nacional. Aqui, além de reajuste, os salários são pagos em dia, com respeito e compromisso com o servidor”, afirmou.

O anúncio reforça a política permanente de valorização do magistério em Arcoverde, assegurando estabilidade, reconhecimento profissional e respeito a quem constrói o futuro da cidade. A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas ao fortalecimento da educação pública, consolidando um modelo de gestão que prioriza responsabilidade, diálogo e investimento contínuo no ensino municipal.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 28 de janeiro de 2026

Coluna desta quarta-feira

Foto: Reprodução

Miguel Coelho consolida aliança com João Campos

O encontro entre Miguel Coelho e João Campos teve um efeito político imediato: encerrou, de forma definitiva, as especulações que vinham sendo alimentadas nos bastidores sobre uma eventual aproximação do ex-prefeito de Petrolina com a governadora Raquel Lyra para a disputa de 2026. A leitura feita por lideranças partidárias e observadores atentos do cenário pernambucano é clara: Miguel já fez sua escolha e ela passa pela manutenção de sua posição dentro do projeto encabeçado pelo prefeito do Recife. O gesto público, ainda que discreto, funcionou como uma sinalização objetiva de alinhamento e estratégia, afastando qualquer dúvida sobre um eventual redesenho de alianças no curto prazo.

É fato que Miguel conversou com Raquel Lyra em dezembro e que, naquela ocasião, houve uma tentativa concreta de atraí-lo para sua órbita política. A oferta de duas vagas ao Senado para a federação que comporia sua chapa foi interpretada como um movimento ousado da governadora, numa tentativa de ampliar seu arco de alianças e neutralizar um ator político relevante do Sertão. No entanto, a proposta não foi suficiente para convencer Miguel de que valeria a pena abandonar o caminho que vem sendo construído ao lado de João Campos. Para ele, o cálculo não se resume a cargos ou promessas eleitorais, mas à coerência e à viabilidade de um projeto político de longo prazo.

Outro fator determinante pesou na decisão: a opção de Raquel Lyra por não integrar Miguel Coelho ao seu secretariado. Na política, a ausência de espaço institucional costuma ser interpretada como um sinal claro de limites na relação. Para Miguel, a falta de protagonismo dentro do governo estadual reduziu o apelo de uma eventual aliança, sobretudo quando comparada ao espaço político que encontra no campo liderado por João Campos. O ex-prefeito entendeu que, mais do que uma composição eleitoral, estava em jogo a capacidade de seu grupo influenciar decisões e participar efetivamente da construção de um projeto estadual.

Ao optar por permanecer com João Campos, Miguel Coelho sinaliza que aposta em uma aliança que considera mais orgânica, politicamente promissora e com maior capacidade de crescimento. Trata-se de uma decisão que fortalece o campo oposicionista ao governo estadual e consolida João como polo de atração para lideranças que buscam protagonismo e perspectiva futura. Mais do que refutar rumores, o movimento de Miguel organiza o tabuleiro, antecipa cenários e deixa claro que, na corrida pelo Governo de Pernambuco, as escolhas já começaram a ser feitas — e algumas portas, definitivamente, foram fechadas.

Caminho livre – Com a decisão de Miguel Coelho de seguir na Frente Popular com o projeto de João Campos, tudo leva a crer que a governadora Raquel Lyra afunilou suas opções para Eduardo da Fonte e Fernando Dueire para as duas vagas ao Senado. Fernando poderá, inclusive, integrar a federação União Progressista para ser indicado para o Senado na chapa da governadora, caso não consiga ter a indicação do MDB.

Tomando forma – Com a permanência de Miguel Coelho na Frente Popular, o desenho da chapa majoritária de João Campos começa a tomar forma. Tendo Humberto Costa como vaga cativa no Senado, o vice e o segundo senador deverá ficar entre o ministro Silvio Costa Filho e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Caso nenhum dos dois queira ficar com a vice, ganha força o nome de Álvaro Porto.

Técnico – O prefeito João Campos tem a dor de cabeça que todo técnico de um bom time tem. Ele tem duas vagas para três nomes. Todos legitimados para sonhar com a majoritária: Álvaro Porto, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho.

Federal – Apesar de ainda nutrir o desejo de ser candidata ao Senado, Marília Arraes já é dada como certa na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados por integrantes da Frente Popular. A única dúvida é se ela tentará o mandato pelo Solidariedade ou se voltará ao PSB de João Campos após uma década filiada a outros partidos.

Inocente quer saber – João Campos oficializou Miguel Coelho como seu senador durante encontro entre os dois?

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Edmar Lyra às 18:50 pm do dia 27 de janeiro de 2026

João e Miguel: Prego batido e ponta virada

Foto: Reprodução

O encontro entre o prefeito João Campos e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, serviu para sepultar qualquer especulação de que o presidente do União Brasil poderá ser candidato a senador na chapa da governadora Raquel Lyra. A conversa com o Palácio existiu, mas certamente não prosperou ao que o clã de Petrolina esperava. Fatura liquidada. Miguel seguirá no palanque de João Campos sob qualquer hipótese.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 18:15 pm do dia 27 de janeiro de 2026

Alepe é a assembleia legislativa com maior engajamento do Brasil

Foto: Divulgação

Resultado foi apontado pela plataforma Social Media Gov, que monitora instituições públicas nas mídias sociais do país

As redes sociais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fecharam 2025 no topo do engajamento entre todas as assembleias legislativas do Brasil. O ranking foi realizado com base nos dados da plataforma Social Media Gov. A entidade compara o desempenho de instituições públicas, identifica tendências, além de orientar na criação, análise e planejamento de conteúdos e estratégias de comunicação pública para as redes sociais.

O engajamento da Alepe vem numa escala crescente. Em 2023, as mídias sociais da Casa Joaquim Nabuco ficaram entre os 10 órgãos do Poder Legislativo no Brasil com mais interações por parte dos usuários. Nesse mesmo ranking, a Alepe ficou em primeiro lugar em interações no Nordeste.

O reconhecimento referente à qualidade dos conteúdos postados nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Pernambuco foi mantido. Em 2024, a Alepe continuou no top 10 de interação do poder Legislativo Estadual, comparando com outras assembleias e câmaras municipais do país. Em 2025, a Casa Joaquim Nabuco conquistou o primeiro lugar na categoria interações.

Segundo o superintendente de Comunicação da Alepe, Arthur Cunha, a ótima classificação das redes sociais em nível nacional é fruto de investimentos do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário, Francismar Pontes (PSB) no setor. “Estar no topo do engajamento nacional mostra que estamos no caminho certo e reforça o nosso compromisso em dialogar de forma transparente e inovadora com a sociedade. Nosso objetivo é traduzir o trabalho legislativo em conteúdos acessíveis e relevantes”, destacou.

Muitas mãos
De acordo com a gerente de redes sociais da Alepe, Carly Falcão, o primeiro lugar na categoria engajamento é resultado de um trabalho coletivo. “É fruto de uma jornada construída aos poucos e com o comprometimento de muita gente. Procuramos traduzir temas do Legislativo e da tramitação das leis, que nem sempre são de fácil compreensão. Para isso usamos a linguagem nativa das redes, com trends, memes, mesclando humor com seriedade e conteúdo”, explicou. Ela é doutora em Comunicação pela UFPE e especialista em infotenimento online, campo que une informação e entretenimento.

Na avaliação da jornalista, a Alepe conquistou esse reconhecimento graças aos pernambucanos. “Eles curtiram, comentaram, compartilharam e salvaram os conteúdos que produzimos, o que aumentou o engajamento e nos deixou em primeiro lugar”, comentou Carly, acrescentando que a ‘pernambucanidade’ está bem presente no trabalho das redes sociais da Alepe. “A ideia é se conectar com os pernambucanos para falar da melhor forma com todos eles”, enfatizou.

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 14:25 pm do dia 27 de janeiro de 2026

Ministro Silvio Costa Filho viaja ao Panamá com o presidente Lula para discutir infraestrutura

Foto: Divulgação

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fará parte da comitiva do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em missão oficial ao Panamá, nos dias 27 e 28 de janeiro, para participar do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026. O evento, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), em parceria com o Governo do Panamá, reunirá empresários e líderes influentes para discutir os desafios da região.

No Fórum, o ministro Costa Filho participa de uma reunião bilateral com o CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron, para discutir a ampliação da presença da companhia no país e consequente fortalecimento do turismo. A missão do MPor também terá foco no fortalecimento em cooperação logística, transporte marítimo, comércio exterior e desenvolvimento tecnológico.

Silvio Costa Filho também acompanha o presidente Lula durante visita ao Canal do Panamá, importante rota marítima. O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá, por onde passam quase sete milhões de toneladas, por ano, de exportações brasileiras.

“Essas reuniões são estratégicas para fortalecer a integração do Brasil com a América Latina e o Caribe, ampliando parcerias em logística, aviação, comércio exterior e infraestrutura. A liderança do presidente Lula tem sido fundamental para reposicionar o Brasil no cenário internacional, retomando o diálogo, a confiança e o protagonismo do país junto aos principais atores globais”, avaliou Silvio.

 

Arquivado em: Sem categoria

Postado por Estefane Hermano às 14:23 pm do dia 27 de janeiro de 2026

Antônio Moraes defende governadora e condena mais uma tentativa de desmoralização política por parte da oposição

Foto: Divulgação

Vice-líder do governo na Alepe afirma que adversários agem como ‘corda de caranguejo’, tentando puxar Pernambuco para baixo, enquanto o governo entrega resultados concretos

O deputado Antônio Moraes (PP) – vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, novamente abriu fogo contra os opositores da governadora Raquel Lyra neste domingo (26). Moraes lamentou profundamente que uma parte da oposição venha recorrendo insistentemente a ataques infundados contra a gestora, na tentativa de desacreditá-la, e voltou a advertir que, em vez de contribuir com o debate público e com os projetos propostos pela governadora que visam sempre a melhoria de vida da população pernambucana, eles insistem em espalhar inverdades, pensando exclusivamente na disputa eleitoral deste ano.

Dessa vez, Antônio Moraes condenou a tentativa dos opositores de associar a governadora a práticas que não condizem com a sua trajetória pessoal e política séria e com a forma responsável como vem conduzindo o Governo de Pernambuco. “Isso só mais um movimento político desesperado de quem só pensa em eleição, explorando informações distorcidas e não verificadas”, reiterou.

O parlamentar se referiu às denúncias transmitidas ontem em um programa de televisão sobre um suposto envolvimento de um comissário da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel), por suspeitas de ter vazado informações sobre a apuração de uma denúncia anônima contra um secretário da Prefeitura do Recife, que estaria monitorando ilegalmente movimentações de adversários políticos do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“Raquel Lyra já deu inúmeras demonstrações, desde o primeiro dia da sua gestão, do seu real compromisso com a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos. As polícias de Pernambuco agem de maneira isenta e imparcial, devendo investigar qualquer um que seja acusado de cometer ilícitos. E ela é sempre a primeira a determinar essas investigações”, assegurou Antônio Moraes.

De acordo com o deputado, enquanto alguns opositores insistem no discurso do ataque e do conflito, o governo segue focado em enfrentar problemas históricos do Estado, com muitos investimentos nas forças policiais, trabalho, entregas e ações concretas que chegam à população de todas as regiões de Pernambuco. “Nosso mandato repudia esse tipo de narrativa oportunista e reafirma a confiança na seriedade, na ética e na condução responsável da governadora”, acrescentou.

Parlamentar mais antigo na Assembleia Legislativa, com sete mandatos consecutivos, Moraes concluiu reiterando uma advertência à oposição que há tempos ele tem feito: “Na campanha, cada um vai ter seu palanque e o seu candidato. Agora, quem está tentando desmoralizar a governadora, na verdade, está se colocando contra o povo de Pernambuco, principalmente em um momento em que o que nós mais precisamos é de união para garantir o maior número de obras de infraestrutura no nosso Estado. Afinal, daqui a pouco, em 2033, a reforma tributária entrará em vigor e vai acabar com todas as isenções fiscais. Isso vai aumentar a concorrência para atração de novos investimentos, e enquanto em estados vizinhos, como o Ceará, a Bahia e Alagoas, todo mundo se juntou para se preparar, a oposição em Pernambuco age como uma como corda de caranguejo, puxando sempre para baixo”, criticou, lembrando, por exemplo, a urgência da conclusão de novas estradas, como o Arco Metropolitano, que vai garantir a permanência de várias empresas de grande porte em Pernambuco, a exemplo da Jeep. “Mas Raquel Lyra é uma grande lutadora. Ela já iniciou a primeira etapa da obra e anunciou o começo da segunda. Então, mesmo com a irresponsabilidade da oposição, ela está virando o jogo, e já tem muita gente unida em sua defesa”, completou.

 

Arquivado em: Sem categoria

  • 1
  • 2
  • 3
  • …
  • 4752
  • Próxima página »

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2026 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login