O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, indeferiu ação proposta pelo presidente do Democratas, Mendonça Filho, contra a Prefeitura da Cidade do Recife, questionamento o aumento do IPTU em alguns imóveis do Recife.
O ministro arquivou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 247) ajuizada pelo partido Democratas (DEM) para questionar a Instrução Normativa nº 001/2011, da Secretaria de Finanças de Recife (PE), que prevê aumento da base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O partido recorreu ao STF contestando a alteração da base de cálculo do imposto promovida pela instrução normativa da Secretaria de Finanças do Município de Recife que estabeleceu novos critérios para a fixação do valor do metro quadrado de construção além do índice inflacionário previsto no período, conforme determinado pela Lei municipal 16.607/2000. O DEM pedia a concessão de liminar para suspender a eficácia da norma municipal e, no mérito, que fosse reconhecida a inconstitucionalidade da mesma.
O relator da matéria, ministro Luiz Fux, considerou que a ADPF não poderia ser analisada, pois a questão jurídica apontada na ação “não se reveste de índole constitucional apta a desafiar o processo de fiscalização abstrata perante o Supremo Tribunal Federal.”
O ministro Luiz Fux observou que jurisprudência firmada no STF entende que a majoração de base de cálculo do IPTU exige lei formal, como dispõe o artigo 150 da Constituição Federal. Contudo, a atualização monetária da planta de valores, segundo o ministro, “pode ser realizada por ato normativo infralegal, na medida em que não implica remodelamento da hipótese de incidência do tributo, mas apenas manutenção de seu conteúdo econômico”.
Dessa forma, o ministro considerou que a possibilidade de se avaliar a majoração de tais valores segundo índice superior à inflação seria uma discussão de índole infraconstitucional. Assim, “não cabe ao Supremo Tribunal Federal, em sede de controle abstrato de constitucionalidade, proceder a tal juízo, que deve ser realizado nas vias ordinárias próprias”, afirmou o ministro Luiz Fux antes de indeferir a ADPF.
маркетплейс аккаунтов купить аккаунт
аккаунт для рекламы аккаунт для рекламы
Online Account Store Guaranteed Accounts
Accounts for Sale Account Trading Service
account market guaranteed accounts
database of accounts for sale account exchange
marketplace for ready-made accounts website for buying accounts
account marketplace account selling platform
accounts marketplace website for selling accounts
guaranteed accounts buy accounts
purchase ready-made accounts https://social-accounts-marketplace.live
website for selling accounts https://accounts-marketplace-best.pro
buy facebook account for ads buy-ads-account.click
facebook ads accounts fb account for sale
buying facebook accounts https://buy-accounts.click
google ads reseller https://sell-ads-account.click
buy old google ads account buy google adwords account
buy facebook bm account buy verified bm
facebook bm account https://verified-business-manager-for-sale.org/
buy tiktok ads accounts https://tiktok-ads-account-for-sale.org
tiktok agency account for sale https://buy-tiktok-ads-accounts.org
tiktok ad accounts https://tiktok-ads-agency-account.org