Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 2:31 am do dia 31 de janeiro de 2014 Deixe um comentário

PCR expande cobertura do SAMU com 5 novas bases e mais 132 profissionais

A Prefeitura do Recife expandiu a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) criando mais cinco bases. A partir de 1º de fevereiro, serão nove pontos espalhados em toda a capital pernambucana, facilitando o deslocamento das equipes e diminuindo o tempo de espera da população. Nesse sentido, foram contratados, através de uma seleção simplificada realizada em novembro, 132 profissionais de saúde, aumentando para 700 os quadros do serviço. O prefeito Geraldo Julio participou da formatura desses profissionais na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.

Geraldo Julio destacou o momento de transformação pelo qual passa o Serviço de Atendimento. “São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam à contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço”, explicou.

Além dos quatro pontos de distribuição de equipes que já existiam: Maternidade Barros Lima (equipada com três Unidade de Suporte Básico – USB), Policlínica Salomão Kelner (com duas USB), sede do SAMU (duas USB, uma Unidade de Saúde Avançado – USA, duas motos e um Veículo de Intervenção Rápida – VIR) e Maternidade Bandeira Filho (três USB, uma USA e duas motos); funcionarão como base a Policlínica Arnaldo Marques (três USB e duas motos), a Ceasa (duas USB), a PCR (uma USB), uma unidade no bairro de Boa Viagem (uma USB) e o Hospital da Mulher, quando estiver pronto, com uma USB.

Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e condutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas – quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.

A segunda fase do curso representa a capacitação continuada e será feita durante todo o exercício da função dos novos profissionais. A partir da segunda-feira (3), os servidores terão treinamentos de emergências obstétricas, pediátricas, psiquiátricas, entre outras ocorrências. Todos os módulos – na primeira e segunda etapa – têm como base a plataforma do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) de São Paulo, que tem convênio com o Ministério da Saúde para realizar os treinamentos presencial e virtual.

Geraldo Julio destacou ainda a inversão de prioridades que a sua gestão implantou, com a preocupação em primeiro cuidar da saúde. “A nossa gestão deu início à programas como a Academia Recife e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer para despertar nas pessoas o interesse por atividades que geram saúde. Essa também é um papel do Poder Público”, pontuou.

Durante o evento, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ressaltou a importância dos socorristas no serviço de urgência. “Vocês trabalham com o aspecto mais humano que possa existir: a urgência da vida, por isso precisam de um grau de qualidade mínima para trabalhar. Nesse sentido, nós que formamos o time da Prefeitura do Recife continuaremos trabalhando para oferecer as melhores condições der serviço em favor da população”, finalizou.

ACESSO – Os dez novos veículos são oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Os equipamentos têm facilidade para acessar os morros, locais alagados; além de subir rampas e ladeiras e estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. A iniciativa garantirá a diminuição do tempo de espera para o atendimento. Os veículos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Saúde do Recife.

Formam os quadros do SAMU médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM’s) e rádio operadores. Só no capital pernambucana são recebidas, em média, 40 mil ligações por mês, com a realização de 150 atendimentos nesse mesmo período.

Para acionar os serviços da rede, basta entrar em contato com a Central de Regulação Médica de Urgências do SAMU, através do número 192. Depois da ligação, o médico regulador se encarregará de encaminhar até a vítima o serviço de emergência adequado. Atualmente, o SAMU dispõe de Unidades de Suporte Avançado (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel; Unidades de Suporte Básico – Motolâncias –, além das aeronaves.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeito Mano Medeiros entrega dois novos ônibus para reforçar o transporte escolar do município
Coluna desta terça-feira
Técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha
Wolney Queiroz anuncia cronograma de ressarcimento aos aposentados e pensionistas do INSS
Coluna desta segunda-feira
Governo do Estado lança licitação para construção de Batalhão de Polícia Militar em Goiana e inicia obra de abastecimento no município
Câmara dos Deputados debate proibição cancelamento do número telefônico por falta de recarga
Gilmar Júnior representa a enfermagem pernambucana em Congresso do Mercosul
Justiça reconhece ausência de dolo e rejeita ação por improbidade contra o ex-prefeito Edson Vieira
Simão Durando autoriza requalificação do canal no Vale do Grande Rio

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar