Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 1:06 am do dia 8 de junho de 2013 Deixe um comentário

Não dá pra mudar o panorama do Recife em seis meses.

geraldo-julio-no-poder-e-politica-1363891408039_956x500
O prefeito Geraldo Julio precisa dar um freio de arrumação em sua gestão.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) assumiu em janeiro a prefeitura do Recife após doze anos de gestão do Partido dos Trabalhadores. Apesar de alguns acertos pontuais, tanto João da Costa quanto João Paulo não podem ser considerados bons prefeitos, sobretudo após nomes como Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, Gustavo Krause, Roberto Magalhães, etc.

O legado da gestão petista para o Recife não foi bom. Isso pode ser observado no caótico trânsito, na baixa qualidade do transporte público, na escassez de áreas de lazer para a cidade, dentre outros problemas enfrentados diariamente pelos recifenses.

Seis meses é um curto período para se observar marcas de uma gestão. Sobretudo quando o que antecedeu é algo considerado ruim. Se formos comparar a gestão Geraldo Julio com o governo Eduardo Campos, ambos do PSB, haverá uma infinita vantagem para o governador pelo simples fato de ter recebido de Jarbas Vasconcelos a casa arrumada. Por melhor gestor que seja Eduardo, o sucesso do seu governo só foi possível graças ao que foi feito antes pelo agora aliado Jarbas. Isso é um fato incontestável.

A gente percebe isso quando compra uma casa extremamente danificada com instalações trocadas, parte hidráulica danificada, teto caindo, chão esburacado, etc. Para deixar a casa arrumada requer tempo, planejamento e dinheiro. O mesmo acontece com uma prefeitura.

Talvez o grande equívoco de Geraldo Julio seja não preparar um núcleo político forte tal como fez Eduardo Campos em seu primeiro governo. Nos primeiros problemas enfrentados por Eduardo, ele poderia contar com gente tarimbada como Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Econômico), Tadeu Alencar (Procuradoria), Sileno Guedes (Porto do Recife), Evaldo Costa (Imprensa), Geraldo Julio (Planejamento), Paulo Câmara (Administração/Educação e por fim Turismo quando houve aquele problema com Silvio Costa Filho). Na Assembleia Legislativa, Eduardo pôde contar com Isaltino Nascimento, Guilherme Uchôa, João Fernando Coutinho, e alguns outros da tropa de choque do governador.

Geraldo Julio em seus primeiros meses enfrenta dificuldade porque sua bancada é extremamente despreparada e os auxiliares dele na área política ainda não disseram a quê vieram. Começando pelo líder do governo na Câmara Gilberto Alves, que já deu imensas demonstrações que não tem o menor traquejo para o posto. O presidente da Câmara Vicente André Gomes já se envolveu em alguns desgastes que terminaram respingando no governo.

Pra completar, a maioria do secretariado do prefeito ainda é ‘verde’ para enfrentar problemas. Por isso é necessário que Geraldo Julio dê um freio de arrumação antes que sua gestão envelheça antes do tempo.

Imaginar que irá voar em céu de brigadeiro feito Eduardo parece loucura, porque o contexto que beneficiou o governador dificilmente beneficiará outro político. Sobretudo diante da herança negativa que o prefeito recebeu. Então é fundamental que o prefeito tome as rédeas da sua gestão para fazer com que ela ande de vez.

Os resultados práticos só serão observados em 2014 ou 2015 porque dependem do cronograma da execução de obras de mobilidade, construção de hospital, Upinhas, etc. Então a condução política precisa ser feita com maestria até que as obras sejam entregues ao povo.

Ciente de que não dá para mudar drasticamente o panorama de caos e de abandono da cidade em apenas seis meses, o prefeito Geraldo Julio merece um crédito do povo recifense, desde que realize mudanças efetivas na condução da sua gestão.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: geraldo julio, pcr, Recife

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Banco do Nordeste iniciam rodada de negócios 2025 para liberação de crédito do Programa Agroamigo
Lula e Eduardo da Fonte comemoram aprovação da PEC 66/2023 ao lado do vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Vinícius Labanca assinam ordem de serviço para obras de pavimentação em São Lourenço da Mata
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Após luta do deputado Eduardo da Fonte, Ministério da Saúde dá um importante passo na modernização dos aparelhos oncológicos do SUS
Neto Melo destaca conquista histórica para Palmares em parceria internacional com a ONU
Gilmar Júnior comemora inclusão de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica
Sucesso total do 1ª Festival Julho É Nosso no aniversário de 154 anos da cidade de Bom Jardim reflete excelente administração do Prefeito Janjão
Prefeito Evilásio recebe Fernando Dueire em Araripina e destaca atuação do senador como municipalista
Deputado Joel da Harpa apresenta projeto para combater a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar