Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 17:23 pm do dia 24 de janeiro de 2023 Deixe um comentário

Lula diz que ‘tentações autoritárias’ desafiam democracia na América Latina

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Em diascurso na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontece em Buenos Aires, na Argentina, o presidente Lula (PT) disse, nesta terça-feira, 24, que “tentações autoritárias” continuam a “desafiar” a democracia na América Latina. Na ocasião, o chefe do Executivo defendeu a união dos países da região e a adoção de uma estratégia comum de desenvolvimento, que, na visão dele, “deve caminhar passo a passo com a redução da desigualdade em suas diversas dimensões”, além da garantia de direitos fundamentais, do respeito aos povos originários e do combate ao racismo.

“Nada deve nos separar, já que tudo nos aproxima. Nosso passado colonial. A presença intolerável da escravidão que marcou nossas sociedades profundamente desiguais. As tentações autoritárias que até hoje desafiam nossa democracia”, disse Lula.

O que é Celac
A Celac é um grupo composto por 33 países da região latino-americana e caribenha. O Brasil deixou bloco em 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas retornou este ano. A fala de Lula ocorre em meio a tensões provocadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Acontece ainda em meio a uma crise de confiança envolvendo o governo petista e os militares. Na semana passada, Lula anunciou a troca do comandante do Exército. O presidente agradeceu o apoio que recebeu dos países da Celac após os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Quero aqui aproveitar para agradecer a todos e a cada um de vocês que se perfilaram ao lado do Brasil e das instituições brasileiras, ao longo destes últimos dias, em repúdio aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. É importante ressaltar que somos uma região pacífica, que repudia o extremismo, o terrorismo e a violência política”, afirmou.

Integração
O presidente Lula disse ainda que os países da Celac se unem pela “imensa riqueza cultural dos nossos povos indígenas e da diáspora africana”, “a diversidade de raças, origens e credos” e “a história compartilhada de resistência e de luta por autonomia”. “Tudo isso nos faz sentir parte de algo maior e alimenta nossa busca por um futuro comum de paz, justiça social e de respeito na diversidade”, afirmou.

O presidente defendeu também que “as diversas crises” que o mundo vive demonstram o “valor da integração”, Por outro lado, o presidente defendeu que a união entre os países não significa que estes devem se “fechar ao mundo”, mas “unir forças”. “Temos de unir forças em prol de melhor infraestrutura física e digital, da criação de cadeias de valor entre nossas indústrias e de mais investimentos em pesquisa e inovação em nossa região”, disse.

Lula defendeu também que “as diversas crises” que o mundo vive demonstram o “valor da integração”, Por outro lado, o presidente defendeu que a união entre os países não significa que estes devem se “fechar ao mundo”, mas “unir forças”. “Temos de unir forças em prol de melhor infraestrutura física e digital, da criação de cadeias de valor entre nossas indústrias e de mais investimentos em pesquisa e inovação em nossa região”, disse.

Ainda em seu discurso, o presidente pediu o apoio dos países da Celac à candidatura de Belém do Pará para sediar a COP-30, em 2025. Lula disse que a cidade poderá “mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade”. “O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para que possamos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima”, afirmou.

Viagem à Argentina
A participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos foi um dos compromissos da primeira viagem internacional de Lula desde que voltou à presidência. A ida do presidente à Argentina contou também com um encontro com o seu colega Alberto Fernández e empresários do país. Em seus discursos, o presidente brasileiro buscou reforçar a relação entre Brasil e Argentina.

Entre outros pontos, Lula:

  • afirmou que ele e empresários brasileiros estão interessados na conclusão da rede de tubulação para transporte de gás natural argentino;
  • disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos;
  • e pediu desculpas ao colega Alberto Fernández por ‘grosserias’ de Bolsonaro.

Viagem ao Uruguai
Nesta quarta-feira, 25, o presidente brasileiro segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontrará com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou, receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente, e encontrará o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Eduardo da Fonte reitera solicitação e pede urgência no credenciamento do setor de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina, no SUS
Mutirão da Prefeitura de Petrolina na área irrigada amplia acesso e soma 10 mil atendimentos
Arcoverde conquista Selo de Transparência do MPPE pelos festejos juninos de 2025
Elepe e Esmape alinham parceria para formação de agentes públicos
MX1 GP Brasil: Santa Cruz do Capibaribe se prepara para receber maior competição de motocross do país
Prefeitura de Goiânia lança a maior programa de regularização de débitos da história do município
Lula Cabral anuncia instalação de base da ROMU na Cohab para reforçar segurança no Cabo de Santo Agostinho
Marcílio Régio recebe deputado Mendonça Filho e garante recursos para a saúde de Goiana
Projetos desenvolvidos pela Sepe e licitados pela Cehab atingem R$ 2 bilhões em obras
Toritama celebra a 1ª edição do Casamento Coletivo na gestão do Prefeito Sérgio Colin

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar