Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 5:39 am do dia 6 de junho de 2013 Deixe um comentário

Júlio Cavalcanti solicita audiência para discutir Parque do Catimbau.

O Parque Nacional do Catimbau, no Sertão pernambucano, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil (ficando atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí), e o terceiro sítio arqueológico indígena do país. Apesar dessa vasta riqueza histórica, cultural e natural, o parque enfrenta problemas relacionados à desapropriação da área e a gestão do local, o que significa um entrave para a realização de ações que visem transformar a região em um polo de ecoturismo no Estado.

Ciente de que o problema deve ser resolvido com urgência, já que na Copa do Mundo de 2014 o parque poderia ser um dos grandes atrativos de Pernambuco, o deputado Júlio Cavalcanti afirmou, em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (5), que solicitará ao presidente da comissão de Meio Ambiente da Alepe, deputado José Humberto, a realização de uma audiência pública sobre o parque. A audiência deve contar com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo do Estado e sociedade civil organizada.

“Devido aos problemas relacionados com as desapropriações, até o momento não foi elaborado nenhum plano de manejo do parque, bem como não foi implantado o seu conselho gestor”, disse o deputado.

Ele também afirmou que desde o início do mandato “tenho me preocupado com a situação do Parque Nacional do Catimbau. Visitamos o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, junto com deputados que compõem a comissão de Esportes e Lazer da Assembleia e, na ocasião, falei sobre a situação que se encontrava o Parque Nacional do Catimbau. Sabemos que são questões relacionadas ao âmbito Federal, porém, não podemos ficar de braços cruzados vendo a degradação do parque.”

HISTÓRICO – O Parque Nacional do Catimbau foi criado por decreto federal em 13 de dezembro de 2002, com uma área de aproximadamente 62.000 mil hectares, e está situado nos municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, no Sertão do Estado.

O objetivo da criação do Parque do Catimbau foi a preservação de ecossistemas naturais, o que hoje possibilita a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o turismo ecológico.

Na região já são conhecidas mais de 150 espécies de aves e mais de quarenta espécies de morcegos. Além dessa riqueza da fauna e da flora, existem grandes atrações no Parque Nacional do Catimbau, como os paredões de arenito e as formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento.

Um dos grandes tesouros do parque são os inúmeros sítios arqueológicos, onde podem ser encontradas as pinturas e gravuras rupestres, principalmente, nos abrigos rochosos das serras.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alepe, catimbau, júlio cavalcanti

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Instituto Cabanga de Responsabilidade Social realiza mais uma grande ação solidária
Pastor Francisco Tércio é homenageado pela Câmara dos Deputados com a Medalha do Mérito Evangélico
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral empossa 194 novos professores para a rede municipal de ensino
São João 2025 injeta mais de R$ 1,1 bilhão na economia de Pernambuco e bate recordes de público
Mirella assina ordem de serviço para alargamento do Canal Lava-Tripa
Álvaro Porto destaca autonomia como principal marca da atuação do Legislativo no 1º semestre
Júnior de Cleto preside sessão da Câmara do Recife e recebe elogios dos colegas parlamentares
Coluna desta quinta-feira
Marco Aurélio Filho comemora sucesso do São João de Direitos ao lado de João Campos e Victor Marques
Agricultura familiar terá R$ 10,2 bilhões do Banco do Nordeste para a Safra 2025/2026

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar