Conhecida por realizar um dos maiores festejos juninos do Nordeste, atraindo a cada ano milhares de turistas do País inteiro, Arcoverde inicia 2020 diversificando e esquentando o calendário turístico regional. Neste ano, a cidade será palco de um evento carnavalesco histórico, que promete movimentar as festas de Momo na cidade e no interior do Estado. No domingo, dia 02 de fevereiro, a troça o Homem da Meia-Noite deixa as ladeiras de Olinda para vir comemorar os seus 88 anos nas ruas de Arcoverde. É a primeira vez que o mais conhecido Boneco Gigante do carnaval pernambucano realiza um evento de tal porte no Sertão do Estado.
“Será uma excelente prévia carnavalesca. Toda a população – não só de Arcoverde como de várias outras cidades do interior – vai receber o Homem da Meia-Noite com muita alegria e frevo no pé. Trata-se de um momento histórico, para nossa cidade e região, receber com uma grande festa popular esse Patrimônio Vivo da cultura pernambucana. E Arcoverde tem a honra de mais uma vez ser pioneira no sentido de apoiar as tradições da cultura do nosso Estado”, afirmou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.
A festa de aniversário sertaneja do mais antigo e mais famoso Boneco Gigante de Olinda tem a marca e o nome da alegria: “Homem da Meia-Noite, é Carnaval no Sertão”. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Arcoverde e o SESC. A programação começa às 16h, com a saída de um desfile da agremiação, partindo do largo do CECORA, no centro da cidade, e seguindo até o Pátio de Eventos, no Alto do Cruzeiro. No local, um grupo especial de homenageados – formado pela banda “Cordel do Fogo Encantado”, o cantor e compositor Rogério Rangel, e o Maestro Oséas – vai engrandecer ainda mais a festa com uma performance no palco.
Uma lista de fôlego de artistas da terra também participa da festa. Entre os grupos culturais do município, confirmaram presença o Boi Arcoverde, Boi Maracatu, Boi Diamante, Boi Fantástico, Boi Cafuné, Sertão Maracatu, Maracatu Raízes do Sertão, Baque Mulher , Samba de Coco Raízes, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Fulô do Barro, Samba de Coco Trupé, Quebra Coco Aliança, Afoxé Ya Omi Ogunté, Riso da Terra, Teatro de Retalhos e Dj Benedita.
Com o tema “Chover”, o Homem da Meia-Noite terá como foco a questão da “Água” no decorrer do ciclo carnavalesco deste ano de 2020. A proposta é estimular e remeter a uma profunda reflexão sobre até onde queremos chegar na preservação dos nossos recursos hídricos. De um lado, a água como esperança que renova a vida; do outro, o descaso com os nossos rios, mares, mangues e todos os elementos que são fonte de vida. “Chover” leva esperança para nosso o povo, do Cais ao Sertão pernambucano.
Deixe uma resposta