Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 1 de fevereiro de 2020

Coluna do blog deste sábado

Oposição parece chegar a um consenso no Recife 

A sexta-feira foi de muita ebulição na oposição com a entrevista do deputado federal Daniel Coelho e do ex-ministro da Educação Mendonça Filho ao programa de Geraldo Freire na Rádio Jornal, onde ambos sinalizaram que estão dispostos a encontrar um entendimento na oposição para apresentar uma candidatura competitiva na disputa pela prefeitura do Recife.

Mais do que isso, a possibilidade de Mendonça Filho voltar à Esplanada, divulgada em primeira mão por este blog, contribui efetivamente para que a oposição chegue a um consenso na disputa pela prefeitura do Recife, pois o processo se afunilaria para dois nomes: Daniel Coelho e Patrícia Domingos.

A eventual retirada de Mendonça Filho, que foi taxativo ao afirmar que busca a unidade da oposição, poderá beneficiar a apresentação de um projeto competitivo alinhado ao governo do presidente Jair Bolsonaro, com chances de quebrar a polarização entre PT e PSB com as pré-candidaturas de Marília Arraes e João Campos.

Na dúvida entre Patrícia Domingos e Daniel Coelho como nome do presidente Jair Bolsonaro no Recife, a delegada ganha força para ser o nome bolsonarista na capital, pois ela apresentaria uma pauta de segurança pública bastante alinhada com Bolsonaro e se apresentaria como uma importante outsider, atendendo a um desejo de parte do eleitorado recifense que almeja algo diferente para poder votar.

Um grande fiador deste entendimento da oposição será o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, muito ligado ao presidente Bolsonaro, e que está costurando um palanque do presidente no Recife, que tende a ser liderado por Patrícia, nome preferencial de Machado para a disputa.

Falastrão – O secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, que teve um vídeo seu divulgado fazendo apologia às drogas, perde-se pela boca. Fala muito achando que será vice de João Campos. Ele esquece que quem mais busca holofote menos tem chance de lograr êxito em composições eleitorais.

Desgaste – A ânsia de manter o MDB na Frente Popular no intuito de integrar uma chapa majoritária tem gerado um grande desgaste entre Murilo e o deputado federal Raul Henry, que é o presidente do partido e condutor natural do processo. Apesar de não externar, Raul não está gostando nem um pouco da antecipação que Murilo quer dar ao processo.

Araripina – A chapa proporcional da oposição liderada pelo vice-prefeito Bringel Filho (PP) e pela deputada Roberta Arraes está se tornando a mais atrativa para vereador, pois terá apenas um vereador de mandato tentando a reeleição e deverá eleger quatro parlamentares com votação menor do que as outras chapas.

Alcides Teixeira Neto – O vereador Alcides Teixeira Neto, que tentará a reeleição pelo PSB, chegará fortalecido na disputa de outubro por ser o representante de Santo Amaro com maior respaldo popular no bairro e pelo fato de ter sido o idealizador da climatização dos ônibus no Recife, que lhe rendeu muita credibilidade perante a população da cidade.

RÁPIDAS

Supremacia – No Cabo de Santo Agostinho, a aceitação do prefeito Lula Cabral (PSB) é tão grande que até o filho de Elias, que carrega o nome do pai, será candidato a vereador ao lado de Lula e diz por onde anda que o atual gestor é o melhor prefeito da história do município.

Vitória – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior (PSB), chega como favorito para vencer a reeleição em outubro. Apesar disso, ele segue com os pés no chão e se dedicando a entregar obras e ações na cidade, pois sabe que não pode entrar no clima de vitória antecipada.

Inocente quer saber – O que falta pra Bolsonaro demitir Weintraub e nomear Mendonça no MEC?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2020, jair Bolsonaro, joão campos, lula cabral, marília arraes, mendonça filho, Patrícia Domingos, política, raul henry

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login