
O desafio da oposição em 2020 no Recife
As eleições de 2020 estão se aproximando e com elas a expectativa sobre como a oposição conseguirá se viabilizar para quebrar a hegemonia do PSB no ano que vem. Primeiro ponto é que a gestão do prefeito Geraldo Julio é bem-avaliada e o nome que caminha para ser indicado pelo PSB, João Campos, já mostrou ser bom de urna. Isso exigirá muita criatividade do grupo oposicionista na próxima eleição.
No grupo oposicionista, existem pelo menos três nomes lembrados para a disputa mas que foram rejeitados em eleições anteriores, vide Daniel Coelho, Priscila Krause e Mendonça Filho, o que carimba em suas candidaturas a marca de derrotas eleitorais. Também não há sinalização de que a oposição tenha, ao menos nestes três nomes, um projeto consistente para a cidade.
Na disputa proporcional, que tem um peso significativo na questão majoritária, é pouco provável que aspirantes competitivos ao cargo queiram figurar em chapas oposicionistas, pois é muito mais fácil disputar a eleição com o aparato político da Frente Popular do que na “chuva” da oposição.
Portanto, além de pensar na tese de múltiplas candidaturas, é fundamental para a oposição trabalhar em nomes que representem fato novo e que tenham um projeto consistente para a cidade. A estratégia oposicionista tem que passar pela existência de um segundo turno e nele tentar consolidar um projeto que possa fazer frente ao favoritismo do PSB em 2020.
Dilema – O senador Fernando Bezerra Coelho, virtual pré-candidato a governador de Pernambuco em 2022, caso desista da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em prol do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, terá que desistir de disputar mandatos eletivos, isto porque é pouco provável que o eleitor pernambucano eleja o filho para o governo e o pai para o Senado.
Prestígio – O deputado estadual Marco Aurélio, líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, integrou a comitiva do vice-presidente general Hamilton Mourão durante um congresso em Harvard, nos Estados Unidos. O parlamentar mostrou que tem prestígio e acesso direto ao vice-presidente da República.
Ondatec – A Prefeitura do Recife lança hoje a 3a edição do #Ondatec, projeto destinado aos estudantes de 9° ano do Ensino Fundamental e alunos dos programas de correção de fluxo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Travessia. O projeto visa incentivar a participação do grupo nos vestibulares técnicos e, assim, garantir um ensino de qualidade quando eles deixarem a rede municipal. O evento contará com a presença do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, e acontecerá às 14h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.
Praça – O presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Marques (PSB) mediou, no último sábado, uma reunião entre os técnicos da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e os moradores do bairro do Detran. A principal pauta foi a requalificação da praça da comunidade, uma experiência que servirá como modelo para outros espaços públicos da capital.
RÁPIDAS
Marcha – Prefeitos pernambucanos e o governador Paulo Câmara estarão durante a semana em Brasília para acompanhar a Marcha dos Prefeitos que começa nesta segunda-feira e acontece até a próxima quinta-feira. O evento discutirá as demandas municipalistas.
Brasília – Embarco logo mais com destino à capital federal para cobrir a semana política em Brasília. Além da Marcha dos Prefeitos, acompanharemos as discussões no Congresso Nacional e os passos do governo Bolsonaro. Fiquem ligados!
Inocente quer saber – Quando o PSB emitirá sinais mais claros que João Campos disputará a prefeitura do Recife?


