Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 6 de junho de 2019

Coluna do blog desta quinta-feira

Foto: Ivaldo Reges

O dia em que o general chorou 

O dia de ontem ficou marcado na história da Câmara Municipal do Recife por conta do título de cidadão recifense concedido ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. O que para alguns parecia não passar de uma mera bajulação, se tornou um completo equívoco. Isso foi desmistificado pela história de Hamilton Mourão, que provou sua completa identificação com Pernambuco e consequentemente com a capital pernambucana, dando ao deputado Marco Aurélio a oportunidade de ajudar a reconhecê-lo como cidadão recifense.

Aos 65 anos de idade, nascido na pequena cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, o então capitão do exército, no início da década de 80, com apenas 29 anos teve que servir na capital pernambucana, e veio com sua família, composta pela esposa e seu primeiro filho à época, morar em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Candeias. Pouco tempo depois, já instalado em Pernambuco, viu a sua segunda filha nascer no Hospital Português, consolidando assim e para o resto da vida, a sua identificação com Pernambuco e com o Recife.

Ora, foram pouco mais de três anos vivendo em Pernambuco, mas este período serviu para que ele conhecesse a cidade do Recife como a palma de sua mão, como em seu discurso falou de bairros e de comunidades que até mesmo alguns recifenses de nascimento não conhecem. Inobstante a sua brilhante carreira no exército brasileiro, Mourão teve uma oportunidade única de novamente servir ao seu país, desta vez como vice-presidente da República, e tem sido um vice extraordinário, sendo elogiado até pelos seus adversários devido à sua lucidez sobre os problemas e as soluções do Brasil.

O general Hamilton Mourão com certeza saiu do Recife ontem com uma bela e justíssima homenagem, prova disso foi sua emoção ao falar da capital pernambucana, que a partir de agora ele é mais um dentre os milhares de cidadãos recifenses. O choro de Mourão foi a emoção de receber uma homenagem em vida, na condição de vice-presidente da República, que jamais ele esquecerá. Foi sem sombra de dúvidas um gol de placa da Câmara Municipal do Recife, de seus integrantes e de Marco Aurélio, que teve a sensibilidade de reconhecer a importância de Mourão para a história do Recife ao oferecer esta honraria.

Água – O deputado federal Sebastião Oliveira (PR) aproveitou a oportunidade do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Dnocs, Banco do Nordeste, Sudene e Codevasf, que aconteceu, na tarde desta quarta-feira, no edifício principal da Câmara dos Deputados, em Brasília, para cobrar do diretor geral do Dnocs, Ângelo Guerra, a solução definitiva para a questão do abastecimento de água em Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, dois importantes municípios do Sertão do Pajeú pernambucano.

Entrega de casas – A aproximação de período chuvoso e dos riscos de enchente que sempre preocupam a Mata Sul levaram o deputado Álvaro Porto (PTB) a apresentar, na Alepe, apelo para que o governo do estado conclua e faça a entrega das 853 casas do Habitacional Fazenda Santa Clara II, em Barreiros. Segundo Porto, é imprescindível que obras de infraestrutura externa – como acesso, água e esgoto – sejam executadas para que as habitações estejam aptas a receber as famílias que perderam suas moradias na cheia de 2010. A indicação foi destinada ao governador Paulo Câmara e ao chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José Viana Nunes.

Defesa – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) fez uma defesa enfática do ministro da Economia, Paulo Guedes, dizendo que ele não se negou a ir ao Congresso Nacional durante cinco vezes em apenas quatro meses da atual legislatura. Silvio também ressaltou a necessidade da reforma da Previdência, demonstrando seu total alinhamento com as pautas de interesse do governo Jair Bolsonaro.

Desenvoltura – Tem impressionado a bancada pernambucana em Brasília a desenvoltura do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) na liderança do governo Jair Bolsonaro. A convocação de 72 senadores em plena segunda-feira para votar a MP 871 foi uma prova da sua capacidade de articulação. Teve deputado que disse que se não for prejudicado por algum acidente de percurso, e o governo Bolsonaro deslanchar, Fernando será candidato a governador com o irrestrito apoio do presidente, que ficou igualmente impressionado com sua capacidade de trabalho.

RÁPIDAS

Monitoramento – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), habituado a estar nas ruas com o Gabinete Itinerante também vem intensificando os encontros de monitoramento com o secretariado. O gestor reuniu nesta quarta-feira o staff das secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Educação, Esportes e Juventude; Transportes e Trânsito; Segurança Urbana e de Turismo e Cultura. Professor Lupércio aproveitou para avaliar as realizações de cada pasta e o cumprimento de metas.

Justiça – Não foram só empresários e políticos que prestigiaram o almoço-palestra do vice-presidente Mourão (PRTB), nesta quarta-feira (5) no Recife. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Valdir José Silva de Carvalho, e o procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano Pimentel, também marcaram presença no evento.

Inocente quer saber – Afinal de contas, qual é o time que Mourão torce em Pernambuco?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: blog, coluna edmar lyra, fernando bezerra coelho, Hamilton Mourão, jair Bolsonaro, política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login