Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 21 de janeiro de 2021 2 Comentários

Coluna da Folha desta quinta-feira

Raul Jungmann não crê em impeachment de Bolsonaro 

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo FHC e da Defesa e Segurança Pública no governo Temer, Raul Jungmann participou do programa Folha Política de ontem. Durante a entrevista, o também ex-deputado federal por Pernambuco fez duras críticas à condução do governo Jair Bolsonaro no tocante à pandemia da COVID-19, enfatizando o negacionismo do governo e sua postura beligerante tanto no âmbito interno quanto na política externa.

Apesar disso, Jungmann reconheceu que o instrumento do impeachment é um processo traumático e segue distante de se concretizar por uma série de fatores, primeiro o da ausência de povo nas ruas pelas razões óbvias da pandemia, segundo porque apesar dos pesares, Bolsonaro ainda conta com um forte apelo popular, mesmo que ele esteja diminuindo a cada mês, e por fim a ausência de movimento robusto no Congresso Nacional para dar prosseguimento ao processo de afastamento do presidente.

Jungmann também enfatizou a ausência de um adversário forte para Jair Bolsonaro em 2022, e avaliou que em condições atuais, o principal adversário do atual presidente continuará sendo o Partido dos Trabalhadores, o que possibilita de forma significativa as chances do atual presidente ser reeleito no próximo ano.

Sobre João Doria, o ex-ministro avaliou que ele vem crescendo politicamente na pandemia com a viabilização da vacina, porém ainda lhe falta uma dimensão nacional, que poderá alcançá-la ao longo dos próximos meses, uma vez que comanda o principal estado da federação e por natureza se torna um importante player na equação de 2022.

Importação – O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) com ação contra medida provisória que criou restrições para a importação e a distribuição de vacinas contra a covid-19 ainda não registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o governador, os dispositivos “cerceiam a atuação dos estados no combate à pandemia, ao impedir a importação de vacinas ainda não certificadas”. O relator será o ministro Ricardo Lewandowski.

Monitoramento – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou informações da Presidência da República sobre a produção, pelo Governo Federal, de relatórios elaborados a partir do “monitoramento de redes sociais de parlamentares e jornalistas”. Na decisão, a ministra solicita que as informações “sejam enviadas, com urgência e prioridade, no prazo máximo e improrrogável de 48 horas”. A ação foi protocolada pelo Partido Verde, com base em matéria na imprensa.

Retomada – O Tribunal de Contas da União (TCU), presidido por Ana Arraes, retomou nesta quarta (20) as sessões plenárias, após o recesso de fim de ano. O Tribunal continuará seguindo o modelo de reuniões telepresenciais, via Internet, conforme vinha fazendo em 2020 pela pandemia.

Carta – O presidente Jair Bolsonaro enviou carta endereçada ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Nela, o chefe brasileiro enalteceu a parceria entre os países e deu boas vindas ao chefe americano.  Bolsonaro é aliado do agora ex-presidente Donald Trump.

Inocente quer saber – Como será a relação de Jair Bolsonaro com o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Carmen Lúcia, coluna edmar lyra, Donald Trump, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, raul jungmann, Rui Costa

Comentários

  1. E DEIXA A TOGA VOAR !!! diz

    21 de janeiro de 2021 em 9:17 am

    Se os Deputados Estaduais e Federais de Pernambuco que pedem o Impeachment do Bolsonaro forem Sérios e Íntegros e pensam no Brasil, tenham vergonha na cara e peçam também o Impeachment de todos os Governadores e Prefeitos envolvidos por Crimes de Lesa Pátria no Convid19 e que , conforme Justiça Federal, TCU, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal e Provado e Comprovado, participaram desses Crimes, inclusive com Processos em Andamento com provas Substanciais recebam também o Impeachment e a prisão pelos Crimes contra a Vida dos Cidadãos Brasileiros nessa Pandemia onde receberam Bilhões de Reais da União e desviaram Cinicamente, como provam todos os Processos Abertos. Nesse caso peçam o Impeachment do Governador de Pernambuco e a Prisão do Ex Prefeito do Recife e seus Auxiliares envolvidos nos Citados Processos. Bolsonaro não roubou, e estava Impedido pelo Decreto do STF de Administrar ou Participar da Gestão da Pandemia que ficaram a Cargo de Governadores e Prefeitos, mas, os Governadores e Prefeitos Praticaram Ilícitos conforme dizem os Processos da Justiça Federal e nesse caso deverão ser Impedidos de continuarem no Comando de Estados e Municípios. Se esse Deputados são Íntegros e conhecem das Leis peçam também o Impeachment de todos os Governadores e Prefeitos envolvidos Comprovadamente nesse Processo de Desvios de Verbas Públicas da União do Covid 19 dessa miserável e assassina Pandemia que assola o mundo inteiro !!! Será que os Deputados Danilo Cabral e Tadeu Alencar sabem dos Processos da Justiça Federal, inclusive com visitas e batidas da Polícia Federal por determinação da Justiça Federal ao Palácio do Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife no ano passado??? Será que Pernambuco e o Recife eram Governados por ETS ?????

    Responder
  2. EZILDO GADÊLHA diz

    21 de janeiro de 2021 em 10:15 am

    Quem preciso de impeachment é exatamente os ministros do Supremo Tribunal Federal todos os governadores do Brasil mais de 5 mil prefeitos bem como todo o Congresso Nacional que no meu entender não seria o caso de impeachment mas sim de uma retomada deposição do presidente bolsonaro que diz que deveria convocar as forças armadas e mandar toda essa corja de bandidos para casa fechar as casas e nomear membros para sumir completamente ligados a dignidade a anticorrupção e a competência mas principalmente diminuindo o número de membro dessa casa não se concebe que uma câmara federal ganha mais do que 200 membros não não precisa que o Senado tenha mais do que um representante de cada estado é isso que esse país precisa para se moralizar e para que o povo possa realmente poder aspirar inspirar-se para construir a grande nação que país é é como penso E tenho dito

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Deputado Joãozinho Tenório participa da aula inaugural da 2ª turma de formação da PMPE ao lado da governadora Raquel Lyra
Centro de Parto Normal de Serra Talhada bate recorde de nascimentos
Prefeitura de Carpina dá ordem para asfaltar avenida principal do bairro Santo Antônio, nesta sexta
Na Ilha de Itamaracá, governadora Raquel Lyra conduz início da demolição da Penitenciária Professor Barreto Campelo
Oportunidade: Igarassu promove feira de adoção para quem busca um novo amigo de quatro patas
400 famílias da Cohab 1 terão imóveis regularizados pelo Programa Morar Bem em parceria com a Prefeitura de Arcoverde
Pernambuco registra queda histórica nos índices de violência sob nova gestão estadual
“A gestão de Araújo revolucionou Amaraji”, crava Sebastião Oliveira
Em aula inaugural de novos policiais, Joel da Harpa destaca importância de diminuir o déficit de efetivo
Tabira celebra a arte e a tradição com a 38ª Festa da Poesia – Zé Marcolino, neste final de semana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar