Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 5:39 am do dia 6 de junho de 2013 Deixe um comentário

Júlio Cavalcanti solicita audiência para discutir Parque do Catimbau.

O Parque Nacional do Catimbau, no Sertão pernambucano, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil (ficando atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí), e o terceiro sítio arqueológico indígena do país. Apesar dessa vasta riqueza histórica, cultural e natural, o parque enfrenta problemas relacionados à desapropriação da área e a gestão do local, o que significa um entrave para a realização de ações que visem transformar a região em um polo de ecoturismo no Estado.

Ciente de que o problema deve ser resolvido com urgência, já que na Copa do Mundo de 2014 o parque poderia ser um dos grandes atrativos de Pernambuco, o deputado Júlio Cavalcanti afirmou, em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (5), que solicitará ao presidente da comissão de Meio Ambiente da Alepe, deputado José Humberto, a realização de uma audiência pública sobre o parque. A audiência deve contar com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo do Estado e sociedade civil organizada.

“Devido aos problemas relacionados com as desapropriações, até o momento não foi elaborado nenhum plano de manejo do parque, bem como não foi implantado o seu conselho gestor”, disse o deputado.

Ele também afirmou que desde o início do mandato “tenho me preocupado com a situação do Parque Nacional do Catimbau. Visitamos o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, junto com deputados que compõem a comissão de Esportes e Lazer da Assembleia e, na ocasião, falei sobre a situação que se encontrava o Parque Nacional do Catimbau. Sabemos que são questões relacionadas ao âmbito Federal, porém, não podemos ficar de braços cruzados vendo a degradação do parque.”

HISTÓRICO – O Parque Nacional do Catimbau foi criado por decreto federal em 13 de dezembro de 2002, com uma área de aproximadamente 62.000 mil hectares, e está situado nos municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, no Sertão do Estado.

O objetivo da criação do Parque do Catimbau foi a preservação de ecossistemas naturais, o que hoje possibilita a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o turismo ecológico.

Na região já são conhecidas mais de 150 espécies de aves e mais de quarenta espécies de morcegos. Além dessa riqueza da fauna e da flora, existem grandes atrações no Parque Nacional do Catimbau, como os paredões de arenito e as formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento.

Um dos grandes tesouros do parque são os inúmeros sítios arqueológicos, onde podem ser encontradas as pinturas e gravuras rupestres, principalmente, nos abrigos rochosos das serras.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alepe, catimbau, júlio cavalcanti

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Lula Cabral anuncia instalação de base da ROMU na Cohab para reforçar segurança no Cabo de Santo Agostinho
Marcílio Régio recebe deputado Mendonça Filho e garante recursos para a saúde de Goiana
Câmara do Cabo realiza 31ª Sessão Ordinária com foco em infraestrutura e qualidade de vida
Simão Durando recebe secretário estadual de Desenvolvimento para discutir impacto de tarifas na fruticultura
Simão Durando entrega primeira etapa de novo binário de trânsito em Petrolina
Prefeita Juliana e Vice-prefeito Lúcio seguem trabalhando com transparência para o povo de Casinhas
Carpina conquista selo do MPPE por transparência nos gastos públicos para Festejos Juninos 2025
Governadora Raquel Lyra entrega títulos de propriedade e inicia construção de 112 moradias populares em Salgueiro
João Campos encerra giro pelo interior na Missa do Vaqueiro de Serrita
Toritama recebe selo de transparência pelos festejos juninos de 2025

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar