Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 20:02 pm do dia 26 de abril de 2018 Deixe um comentário

Joaquim Neto assina convênio e Gravatá se torna pioneira a aderir o programa Cidade Pacífica

Gravatá hoje deu um passo importante no combate à criminalidade. O município tornou-se pioneiro no Programa Cidade Pacífica, que tem como principal objetivo promover a integração entre os órgãos públicos e a sociedade civil em prol da segurança pública.

“A criminalidade é o principal assunto negativo do nosso país nos últimos tempos e se estuda o combate a esse crime e muitas vezes esquecemos de combater em sua origem, com a educação. Gravatá está comprometida com este projeto e acredito que os resultados positivos virão muito em breve.” Afirmou Dr Luiz Sávio, Promotor de Justiça e Coordenador do CAOP Criminal do MPPE.

O projeto busca ampliar a atuação do Ministério Público em suas ações extrajudiciais, tendo como consequência a diminuição das ações judiciais através do diálogo entre membros e gestores municipais, desenvolvendo assim o exercício da cidadania e envolvendo a sociedade no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.

“Faltava um engajamento maior da sociedade no combate à violência. O cidadão, que é o mais prejudicado com a insegurança, deve participar das atividades e debater problemas e buscar soluções junto com os órgãos públicos. Esse projeto chama o cidadão para participar.” Destacou o Procurador Geral de Justiça do MPPE, Dr. Francisco Dirceu Barros.

O prefeito Joaquim Neto assinou o convênio de cooperação e montará nos próximos 15 dias a equipe que irá desenvolver atividades e receber treinamentos. A comissão que irá atuar no projeto terá a missão de elaborar e executar as ações do projeto a fim de diluir a violência, acabar com a criminalidade e promover a sensação de segurança no município.

” A segurança pública é uma das nossas grandes preocupações. Apesar de ser dever do estado, enquanto município sempre estamos buscando esforços para reduzir os índices de violência. A insegurança é um problema que nós vamos enfrentar com dedicação para que Gravatá seja modelo em Pernambuco e no país.” Disse o prefeito.

Durante a apresentação do programa, foram expostos os cinco eixos obrigatórios que os municípios devem seguir, são eles:

– Guarda Municipal Pacificadora – oferecer estrutura para facilitar o contato direto da Guarda Municipal com a polícia; Capacitar os agentes, e promover patrulhas escolares em suplementação às atividades da PM

-Segurança nos Estabelecimentos comerciais/bancários – Criar norma de segurança municipal, com instalação de câmeras de vigilância, segurança particular nas agências bancárias, detector de metais, etc.

Esporte Pacificador / Cultura / Lazer – A Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar devem buscar parcerias com academias, clubes e escolinhas de esportes para oferecer atividades extracurriculares aos alunos, bem como elaborar projetos que estimulem a prática esportiva das crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social.

Mesa Municipal e Segurança – Criar uma rede de ações com representantes dos principais órgãos de segurança e política da cidade (Prefeitura, Câmara, PM, PC, PRF, MPPE, OAB, ONG’s e a comunidade civil) que irão debater periodicamente o enfrentamento e projetos de combate aos crimes

Proteção Integrada / Pacificando Escolas – Realizar trabalho de prevenção e fiscalização nos ambientes escolares internos e nos entornos das escolas das redes municipal, estadual e privada.

Cada município deve cumprir com os cinco eixos obrigatórios mais dois opcionais, para elaborar o plano de segurança e desenvolver as atividades. Em Gravatá será diferente, o prefeito já assegurou que a comissão irá desenvolver os nove eixos propostos pelo MPPE e ainda implementou o Programa Cidade Pacífica.

A cada dois meses será divulgado no site do MPPE o ranking das 50 cidades mais pacíficas de Pernambuco e após seis meses de projeto, os técnicos voltarão a Gravatá para avaliar os dados e fazer um levantamento dos dados, gráficos e resultados do Programa.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: gravatá, joaquim neto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Eduardo Batista fortalece diálogo com o Governo de Pernambuco em seu primeiro dia de retorno à presidência da Câmara de Vereadores de Goiana
Roberta Arraes e Eduardo da Fonte celebram conquista do IML do Sertão do Araripe através do governo do estado.
Márcia Conrado apresenta boa prática sustentável de Serra Talhada em fórum internacional
Banco do Nordeste passa a contribuir com boletim Focus do Bacen
Prefeito de Lajedo declara apoio à reeleição de Fernando Dueire
BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar os 20 anos do Agroamigo
Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população
Chuva: Prefeitura de Igarassu mantém assistência e intensifica serviços nas áreas mais afetadas
Simão Durando dá início à nova etapa do “Petrolina + Limpa” com retirada de veículos abandonados e sucatas das ruas
Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar