Por Fernando Bezerra Coelho
Começar a viver um novo ano é sempre um momento que nos enche de esperança, confiança e otimismo. É um tempo para analisar as ações que geraram bons resultados e corrigir o que não estava dando certo. O início de um ano representa a inauguração de um ciclo diferente, capaz de transformar as nossas vidas.
Vivemos um período de extrema dificuldade no Brasil. Desde 2013 mergulhamos numa crise tão profunda, que provocou o desemprego para 14 milhões de homens e mulheres deste país. Com muito trabalho e sacrifício, porém, agora podemos ver que o pior já passou. A economia está voltando a crescer, o desemprego recua e estamos recuperando nossa capacidade de sonhar com o futuro.
Com o fim da crise, que será consolidado agora em 2018, vamos experimentar uma etapa em que a ousadia e a criatividade serão elementos fundamentais para o desenvolvimento. E é justamente isso que tanto preocupa a milhões de pernambucanas e pernambucanos.
Nos últimos três anos nosso estado perdeu a força, a liderança e a capacidade de criar diante das adversidades. Entre 2015 e 2017, por exemplo, os investimentos públicos de Pernambuco caíram para menos da metade que vimos no período anterior. Claro, a crise atrapalhou… Mas isto não justifica a inércia e falta de iniciativa. Bahia e Ceará, por exemplo, continuaram investindo em obras e projetos e fecham o ano ultrapassando Pernambuco. Somos o estado brasileiro com maior número de desempregados, quase 18% – quando a média nacional é pouco mais de 12%.
O Brasil saiu da tempestade. Pernambuco, infelizmente, ainda não. Deixamos de ser a locomotiva do Nordeste e experimentamos um movimento em câmera lenta. Em 2018 vamos ter a oportunidade de discutir os rumos para o país e para o nosso estado. Queremos dialogar com todos e todas que possam apresentar ideias, propostas e trazer motivação. Vamos recuperar a garra e a determinação do Pernambuco que todos queremos ver e viver. Tenho certeza que este é um sentimento que começa a nos tomar e contagiar. Este novo ano marcará o princípio de um novo tempo, melhor e mais justo para todos nós pernambucanos.
Senador da República pelo PMDB
Deixe um comentário