Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 1:04 am do dia 2 de novembro de 2013

Uma voz proclama e canta, é a voz da multidão: “Vamos Subir Santa.”

Foram longos seis anos de sofrimento. Desde o rebaixamento para a Série C em 2007 contra o Criciúma no Heriberto Hulse até o jogo deste domingo contra o Betim no José do Rego Maciel. Parecia que o calvário não teria fim. Sucessivas eliminações e acúmulo de fracassos em pleno Arruda.

Tudo isso faz parte do passado. O atual tricampeão pernambucano está a um empate de voltar para a Série B do futebol brasileiro. Relembro aqui a importância do presidente Fernando Bezerra Coelho, que se não conseguiu resultados dentro de campo, contribuiu efetivamente com o seu prestígio para a restauração do Arruda e a atração de parceiros para ajudar financeiramente o Santa Cruz, como o grupo Votorantim, patrocinador master do tricolor pernambucano.

Outro que teve papel fundamental nesta escalada é sem sombra de dúvidas o atual presidente Antônio Luiz Neto, sobrinho de um dos maiores presidentes da história do clube Aristófanes de Andrade, que tem a grande oportunidade de escrever seu nome na alma do clube com palavras vitoriosas.

Não é fácil administrar o Santa Cruz, sobretudo nas condições que o clube se encontrou nesses últimos anos. O gigante estava adormecido, mesmo assim não ficou um só momento sem contar com o apoio dessa multidão tamanha, gente pobre que lhe aclama. A multidão é outra parte fundamental que fez com que o Santa Cruz continuasse existindo mesmo diante dos maiores fracassos.

Por fim, relembro alguns futebolistas que contribuíram para que a gente chegasse até aqui. O primeiro deles foi o tricolor e ex-jogador Sandro Barbosa, foi ele quem utilizou seu prestígio e sua visão de mercado futebolístico para trazer Zé Teodoro em 2011 que acabou dando um título pernambucano após cinco anos e o acesso a Série C após dois fracassos na Série B. Zé Teodoro conseguiu um bicampeonato pernambucano, feito que não era alcançado desde 1987. Infelizmente ele não foi capaz de conduzir o clube ao acesso pra Série B em 2012.

Findado o ano, o Santa Cruz com a reeleição de Antônio Luiz Neto trouxe Marcelo Martelotte. O time não tinha muita expectativa da torcida mas surpreendeu com a melhor campanha da primeira fase do Nordestão sendo eliminado pelo Fortaleza na segunda fase, que era treinado por Vica. O Fortaleza calou o Arruda mais uma vez. Parecia que seria mais um ano complicado. Ledo engano, os comandados de Martelotte conseguiram dar a volta por cima e alcançaram o tricampeonato pernambucano.

Parecia que seria fácil. Tudo encaminhado para conquistarmos o acesso, até que nosso rival tira o nosso treinador e as incertezas voltaram a pairar sobre o José do Rego Maciel. A contratação de Sandro Barbosa como treinador dividiu opiniões, mas a oscilação do time com o decorrer do tempo só fez aumentar o mantra: “Sandro não era treinador para o Santa Cruz.” Até que na derrota para a Luverdense por 3×1 no primeiro jogo do returno sua manutenção ficou insustentável e ele saiu do comando.

A contratação de Vica era um desejo antigo de boa parte dos torcedores do Santa Cruz. Ele veio e já no empate com o CRB pudemos observar uma evolução. Mas a missão dele era difícil. Precisava vencer fora de casa. Fato que até então não havia ocorrido nas três participações do clube na Série C, em 2008, 2012 e 2013. No primeiro jogo contra o Cuiabá uma vitória por 3×1 jogou a urucubaca pra longe e trouxe a confiança da torcida tricolor de volta. Depois disso foram duas derrotas, um empate e quatro vitórias.

A recuperação coral deu ao clube a primeira colocação do grupo A. Mais uma vez os percalços voltaram e o jogo que era pra se realizar no dia 20 de outubro só veio ocorrer no dia 27. Depois de grande expectativa o Santa Cruz foi a Minas Gerais e venceu o Betim por 1×0, gol do lateral Tiago Costa, antes contestado por parte da torcida e completando 50 jogos com a camisa do clube. O adversário estava há nove jogos sem perder.

Para o jogo deste domingo são esperados 70 mil tricolores, configurando-se no maior público de 2013 do campeonato brasileiro. O Santa Cruz está a um mero empate para definitivamente sair da terceira divisão do futebol brasileiro e nunca mais voltar. Demorou mas chegou a hora, vamos subir Santa!

20131101-222738.jpg

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login