Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 1:04 am do dia 2 de novembro de 2013 Deixe um comentário

Uma voz proclama e canta, é a voz da multidão: “Vamos Subir Santa.”

Foram longos seis anos de sofrimento. Desde o rebaixamento para a Série C em 2007 contra o Criciúma no Heriberto Hulse até o jogo deste domingo contra o Betim no José do Rego Maciel. Parecia que o calvário não teria fim. Sucessivas eliminações e acúmulo de fracassos em pleno Arruda.

Tudo isso faz parte do passado. O atual tricampeão pernambucano está a um empate de voltar para a Série B do futebol brasileiro. Relembro aqui a importância do presidente Fernando Bezerra Coelho, que se não conseguiu resultados dentro de campo, contribuiu efetivamente com o seu prestígio para a restauração do Arruda e a atração de parceiros para ajudar financeiramente o Santa Cruz, como o grupo Votorantim, patrocinador master do tricolor pernambucano.

Outro que teve papel fundamental nesta escalada é sem sombra de dúvidas o atual presidente Antônio Luiz Neto, sobrinho de um dos maiores presidentes da história do clube Aristófanes de Andrade, que tem a grande oportunidade de escrever seu nome na alma do clube com palavras vitoriosas.

Não é fácil administrar o Santa Cruz, sobretudo nas condições que o clube se encontrou nesses últimos anos. O gigante estava adormecido, mesmo assim não ficou um só momento sem contar com o apoio dessa multidão tamanha, gente pobre que lhe aclama. A multidão é outra parte fundamental que fez com que o Santa Cruz continuasse existindo mesmo diante dos maiores fracassos.

Por fim, relembro alguns futebolistas que contribuíram para que a gente chegasse até aqui. O primeiro deles foi o tricolor e ex-jogador Sandro Barbosa, foi ele quem utilizou seu prestígio e sua visão de mercado futebolístico para trazer Zé Teodoro em 2011 que acabou dando um título pernambucano após cinco anos e o acesso a Série C após dois fracassos na Série B. Zé Teodoro conseguiu um bicampeonato pernambucano, feito que não era alcançado desde 1987. Infelizmente ele não foi capaz de conduzir o clube ao acesso pra Série B em 2012.

Findado o ano, o Santa Cruz com a reeleição de Antônio Luiz Neto trouxe Marcelo Martelotte. O time não tinha muita expectativa da torcida mas surpreendeu com a melhor campanha da primeira fase do Nordestão sendo eliminado pelo Fortaleza na segunda fase, que era treinado por Vica. O Fortaleza calou o Arruda mais uma vez. Parecia que seria mais um ano complicado. Ledo engano, os comandados de Martelotte conseguiram dar a volta por cima e alcançaram o tricampeonato pernambucano.

Parecia que seria fácil. Tudo encaminhado para conquistarmos o acesso, até que nosso rival tira o nosso treinador e as incertezas voltaram a pairar sobre o José do Rego Maciel. A contratação de Sandro Barbosa como treinador dividiu opiniões, mas a oscilação do time com o decorrer do tempo só fez aumentar o mantra: “Sandro não era treinador para o Santa Cruz.” Até que na derrota para a Luverdense por 3×1 no primeiro jogo do returno sua manutenção ficou insustentável e ele saiu do comando.

A contratação de Vica era um desejo antigo de boa parte dos torcedores do Santa Cruz. Ele veio e já no empate com o CRB pudemos observar uma evolução. Mas a missão dele era difícil. Precisava vencer fora de casa. Fato que até então não havia ocorrido nas três participações do clube na Série C, em 2008, 2012 e 2013. No primeiro jogo contra o Cuiabá uma vitória por 3×1 jogou a urucubaca pra longe e trouxe a confiança da torcida tricolor de volta. Depois disso foram duas derrotas, um empate e quatro vitórias.

A recuperação coral deu ao clube a primeira colocação do grupo A. Mais uma vez os percalços voltaram e o jogo que era pra se realizar no dia 20 de outubro só veio ocorrer no dia 27. Depois de grande expectativa o Santa Cruz foi a Minas Gerais e venceu o Betim por 1×0, gol do lateral Tiago Costa, antes contestado por parte da torcida e completando 50 jogos com a camisa do clube. O adversário estava há nove jogos sem perder.

Para o jogo deste domingo são esperados 70 mil tricolores, configurando-se no maior público de 2013 do campeonato brasileiro. O Santa Cruz está a um mero empate para definitivamente sair da terceira divisão do futebol brasileiro e nunca mais voltar. Demorou mas chegou a hora, vamos subir Santa!

20131101-222738.jpg

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Arcoverde amanhece com notícia boa: Zeca Cavalcanti garante 20% a mais no adicional de insalubridade para merendeiras da rede municipal
Lula Cabral lança “Cabo Bem Cuidado” com foco na ampliação do atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade
Mais 1.560 oportunidades: Governo amplia oferta de bolsas do PROUPE no segundo semestre de 2025
Vereadora Dra. Daiana entrega título de cidadão camaragibense ao presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto
Getúlio Belém anuncia início de obras e reforça compromisso com comunidades de Jaboatão
Empresário Manoel Emídio é liberado e não foi denunciado em operação da Polícia Civil
Em Goiana, ministro Silvio Costa Filho e prefeito Marcílio Régio discutem ações estruturadoras para o desenvolvimento da região
Vereador Zé Neto conduz primeira reunião da Fitec e reforça compromisso com inovação e economia criativa no Recife
Andrea Medeiros é recebida por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
Prefeita Juliana e vice-prefeito Lúcio realizam o 1º Baile dos Idosos Anos 60 em comemoração aos 30 anos de Casinhas

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar