Com o objetivo de divulgar a função e a importância do trabalho voluntário no município, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta segunda-feira (24/11), na sede da Regional 4 (Muribeca), um curso de voluntariado envolvendo pais de alunos da rede municipal de Ensino. A temática do curso, organizado pelas secretarias executivas de Educação e de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, foi sugerida pelos próprios pais no Fórum de Pais, evento que vem acontecendo desde abril nas escolas.
As orientações sobre a importância do desenvolvimento de ações voluntárias em prol da coletividade estão sendo dadas em todas as regionais administrativas do município. A Regional Muribeca foi a segunda contemplada. Em outubro, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos Políticas Sobre Drogas e Juventude esteve prestando estes mesmos esclarecimentos na 7 (Guararapes). Na ocasião, foram apresentadas as atividades executadas por todas as secretarias executivas do município, enfatizando aquelas que podem ser desenvolvidas em parceria com o trabalho voluntário da população.
De acordo com a coordenadora de Políticas de Promoção aos Direitos Humanos, Gabriela Cordeiro, muitas vezes as pessoas deixam de realizar trabalhos voluntários nas suas comunidades simplesmente por não saberem como se engajar nas ações. “A população do Jaboatão dos Guararapes dispõe de um núcleo de voluntariado dentro da Prefeitura que busca pessoas que queiram ajudar a fortalecer o trabalho, os projetos e as atividades da gestão. Muitas pessoas saem da cidade para desenvolver atividades voluntárias em outros municípios por não conhecerem o nosso núcleo de voluntariado”, disse.
Atualmente, o município conta com 20 voluntários inscritos que desenvolvem seus trabalhos em postos de saúde, no Creas, na Secretaria de Qualificação Profissional e em outras áreas da gestão. Para a cozinheira Sofia Jordão, moradora de Jardim Muribeca e mãe de um aluno do Cemei Marinalva Maria, no Conjunto Muribeca, o encontro foi importante porque possibilitou que os pais presentes entendessem como funciona o trabalho voluntário na escola e em outras áreas do município.
“Sempre quis desenvolver um trabalho voluntário, sobretudo na área da saúde. Infelizmente, as atribuições diárias impossibilitam essa prática. Vivo numa área carente e ações em prol dessa comunidade também são importantíssimas. A gente estava meio perdido e não sabia quem procurar para desenvolver o trabalho voluntário. Essa reunião foi muito importante porque nos deu esse direcionamento”, disse.



