Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 18:50 pm do dia 6 de dezembro de 2023 Deixe um comentário

Sudene consolida direitos humanos como estratégia de desenvolvimento regional

Durante seminário, realizado hoje (6), na sede da Superintendência, foi lançada a Rede de Governança para a Proteção Social e Direitos Humanos na região

Recife (PE) – Pela primeira vez em sua história, a Sudene traz a defesa dos direitos humanos como prioridade para o desenvolvimento regional. Durante o Seminário Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos – Nordeste, realizado nesta quarta-feira (6), foi lançada a Rede de Governança para a Proteção Social e Direitos Humanos na região, que terá o objetivo de articular e discutir ações relacionadas ao tema a partir do Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

“Essa é uma iniciativa inédita da Sudene em um plano ousado, dando à instituição um lugar de protagonismo histórico ao convidar a sociedade civil para um debate sobre direitos humanos”, afirmou o palestrante Manoel Moraes, do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec).

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, garantiu que o evento de hoje “marca a instalação de um ambiente de diálogo”. Ele reforçou, ainda, que “a partir desse encontro será feita a composição de uma rede, que é a forma como a gente tem trabalhado com os diversos temas transversais que dialogam com o Nordeste, trazendo para o debate atores que são importantes”. “Vamos, a partir disso, mobilizar, articular, integrar, para monitorar e formular políticas que reduzam as desigualdades regionais e que olhem para a questão dos direitos humanos”, frisou.

Durante o encontro, a estatística Gabriela Nascimento (Sudene), apresentou o “retrato” de alguns indicadores que servem de referencial para as ações propostas pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Um dos dados apresentados foi sobre o índice de vulnerabilidade social (IVS), que reduziu em todas as regiões, com exceção do Nordeste (que se manteve no índice de média vulnerabilidade), no período de 2011 a 2021. Quando o recorte é a população negra, “todas as regiões apresentaram maior IVS”, e quando se trata de gênero, “as mulheres da Região Nordeste são as mais vulneráveis”.

O coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo, fez uma apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste 2024-2027, focando no Programa de Fortalecimento da Proteção Social e Direitos Humanos do eixo de Desenvolvimento Social. O objetivo do programa é ampliar e qualificar a atenção e os serviços de proteção social e direitos humanos às famílias, em especial aos jovens, aos trabalhadores desempregados, às mulheres, aos idosos, às pessoas em situação de pobreza, risco ou vulnerabilidade social e aos povos tradicionais para redução das desigualdades.

Está previsto, ainda, o enfrentamento à violência, ao racismo e à violação de direitos humanos no campo e nas cidades. Fazem parte das ações estratégicas fortalecer as políticas públicas para a promoção da igualdade racial e para as juventudes do Nordeste; assegurar aos povos indígenas o reconhecimento, a posse plena e o usufruto exclusivo de seus territórios; constituir rede de proteção, promoção e defesa para as pessoas LGBTQIA+, valorizar a pessoa idosa e promover o envelhecimento ativo e saudável.

Danilo Campelo destacou os princípios que norteiam o PRDNE, entre eles “a transparência e participação social: solidariedade regional e cooperação federativa; planejamento integrado e transversalidade da política pública; reconhecimento e valorização da diversidade ambiental, social, cultural e econômica das regiões”. Para a dimensão social, as diretrizes incluem redução do percentual de jovens que não estudam e nem trabalham, do grave quadro atual de violência e da degradação das condições de habitabilidade urbana.

Entre os palestrantes do seminário, o professor Severino Lepê Correia falou em defesa dos quilombolas e da população negra (com um enfoque nas mulheres). “Sem igualdade racial não vai haver desenvolvimento”, acrescentou, além de destacar a importância da educação e do emprego para os jovens. Célia Maria de Albuquerque Trindade (Cendhec) parabenizou a Sudene por incluir essa pauta no PRDNE e afirmou que os direitos humanos devem chegar a todos. Nathália Da Matta (IFPE) enfatizou a importância dessa iniciativa de olhar para os direitos humanos e a diversidade, buscando “transformar planos em práticas sociais”. A “disposição da Sudene de ouvir a sociedade” foi elogiada pelo Padre Delmar Araújo Cardoso (Unicap), que afirmou ser um passo para a união e reconstrução do país, propostas pelo Governo Federal.

Para Aída Maria Monteiro Silva (Fundaj), a inclusão desse tema no PRDNE é fundamental, pois “política pública que não incorpora direitos humanos é política para poucos”. As mulheres estiveram representadas por Viviane Cesário (Secretaria Nacional da Juventude), que está com 320 ações que impactem positivamente na vida das mulheres, diminuindo a violência e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. O Ministério da Igualdade Racial participou do debate e foi representado por Isadora de Oliveira Silva, que destacou o Plano Juventude Negra Viva para o público de 15 a 29 anos, com políticas que garantam segurança pública, dignidade, moradia, educação, emprego e renda, entre tantos outros direitos. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou a importância de garantir um desenvolvimento que inclua as pessoas, conectando a Sudene com a pauta da sociedade.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Ao lado do ministro Silvio Costa Filho, Diego Cabral reafirma que Camaragibe entrou de vez na rota dos grandes eventos em Pernambuco
Deputada Socorro Pimentel faz alerta contra o avanço das “bets”
No Cabo, Lula Cabral suspende aulas e todos os serviços não essenciais
Eduardo da Fonte e Edmilson Cupertino defendem proteção dos direitos das mulheres de Moreno em reunião com a ministra da Mulher
Mendonça Filho critica aumento do IOF: “mais uma vez, Governo do PT aumenta imposto e sacrifica ainda mais o brasileiro”
Rodrigo Pinheiro tem 63% de aprovação em Caruaru, aponta DataTrends; pesquisa também avalia Raquel Lyra e Lula
Múcio vai se reunir com autoridades da Colômbia e Peru no próximo mês para debater proteção de fronteiras e ações conjuntas
Cidades do interior também se destacam na geração de empregos no Nordeste, aponta Sudene
Lula sanciona lei e cria o Dia Nacional do Brega
Vitória de Raul Henry no MDB reforça influência de João Campos e amplia articulação para 2026

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar