
A juíza Bruna Araújo Bastos, da 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, acatou pedido de tutela de urgência apresentado pelos diretórios municipais do MDB de Bodocó e Paulista e suspendeu, por meio de liminar, o resultado da Convenção Estadual do MDB de Pernambuco, realizada em 24 de maio de 2025, que havia reconduzido o deputado federal Raul Henry à presidência estadual da legenda.
A magistrada apontou a existência de “irregularidades na eleição do Diretório Estadual que violam o estatuto do partido e atentam contra a lisura do pleito”, observando que as defesas apresentadas pelas direções estadual e nacional não foram suficientes para sanar as irregularidades.
Com a suspensão e sem tempo hábil para uma nova convenção, a Direção Nacional do MDB poderá decretar intervenção no diretório pernambucano. Nesse cenário, o senador Fernando Dueire desponta como o nome mais cotado para assumir a função de interventor, passando a comandar as articulações do partido em Pernambuco com foco nas eleições de 2026.



