Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 16:47 pm do dia 5 de outubro de 2022 Deixe um comentário

Simone Tebet confirma apoio a Lula no segundo turno das eleições

Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

A senadora e candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quarta-feira (5). Antes do pronunciamento no qual oficializou sua posição, que teve início às 16h, a emedebista havia almoçado com o petista na casa de Marta Suplicy — Lula não esteve no anúncio oficial. Ainda na terça-feira (4), Tebet já havia se encontrado com o candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB). Os dois chegaram a tirar foto juntos. Simone ficou em terceiro lugar na disputa ao Planalto, com cerca de 5 milhões de votos (4,16%).

A emedebista destacou, em seu pronunciamento, que criticou os dois candidatos durante a campanha eleitoral, mas afirmou que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”. “Pelo amor que Tenho ao Brasil, peço desculpas aos meus amigos que imploraram pela neutralidade”, afirmou a senadora do MDB. “A minha consciência me diz que nesse momento tão grave de nossa história, omitir-me seria trair minha história de vida pública. Não anularei meu voto, não votarei em branco, não cabe à nação a neutralidade”. completou, antes de anunciar apoio a Lula.

A senadora emedebista ainda criticou, em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro (PL). Ela afirmou que a negação à pandemia atrasou as vacinas e disse que, no atual governo “os livros deram lugar às armas”. “Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, o que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, afirmou.

Tebet ainda afirmou que apresentou projetos ao governo petista. “Meu apoio é por projetos que defendo e ideias que espero ver acolhidas. Dentre tantas que julgo importante, destaco cinco tendo sempre a responsabilidade fiscal, uma âncora fiscal, como meio de se alcançar o social”, enfatizou. Entre as propostas, estão a que pretende zerar a fila de vagas em creches e escolas para crianças, de dar R$ 5 mil aos estudantes que concluírem o Ensino Médio, o ajuste na tabela SUS e sancionar lei que iguale salários entre homens e mulheres que desempenham, com currículo equivalente, as mesmas funções. “Quero um Brasil com reformas estruturais, com respeito ao agronegócio e ao meio ambiente, colocando comida mais barata no prato do cidadão”, completou.

A senadora ainda declarou que estará, nas ruas, durante o segundo turno: “Até 30 de outubro, eu estarei na rua, vigilante. Meu grito será pela defesa da democracia e da justiça social. Minhas preces, por uma campanha de paz “, disse.

Almoço entre Lula e Tebet
Antes do pronunciamento de Simone Tebet, ela entregou a Lula um rol de propostas e projetos nas áreas de educação, saúde e direitos da mulher durante o almoço na casa de Marta Suplicy. “Ela apresentou ao presidente rol de propostas e projetos que gostaria de incorporar ao programa de governo”, declarou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, sobre o encontro.

O encontro público entre Lula e Tebet ficará para quinta-feira (6), de acordo com Gleisi. “Estamos acertando a agenda, que está apertada”, revelou a líder do PT. Gleisi negou que Tebet e Lula tenham discutido participação em um eventual novo governo petista. Nos bastidores, a senadora é cotada para assumir um ministério, como o da Agricultura, em caso de eleição de Lula.

Na manhã desta quarta-feira, o MDB liberou seus diretórios estaduais e filiados a apoiarem Lula ou Bolsonaro. O governador reeleito do Distriro Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, mais cedo, que apoiaria o atual presidente na disputa e afirmou que Tebet estaria isolada, caso optasse por Lula.

Com informações do GZH

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Álvaro Porto destaca engajamento de servidores da Alepe em campanha de doação de sangue
Chapa “Renova” Anuncia Candidatura para Resgatar o Brilho do Clube Português
Márcia Conrado participa de agenda do presidente Lula no Recife
Prefeitura de São Lourenço da Mata entrega kits, fardamento, tênis e livros para mais de 13.500 alunos da rede municipal
Labanca entrega a maior Festa de Agosto de todos os tempos
Coluna desta quarta-feira
Mano Medeiros entrega obra de pavimentação na comunidade Vila Palmares
Transição na presidência da Compesa
Câmara de Limoeiro Recebe Selo Ouro e se Consolida como Referência em Transparência e Gestão
Deputada Clarissa Tércio assume relatoria de projeto que endurece combate à pornografia infantil digital

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar