O Seminário Todos por Pernambuco, no Sertão do Pajeú, registrou, nesta sexta-feira (20), 1.358 sugestões nas áreas de educação; saúde; cidadania; segurança; economia, sustentabilidade e inovação; água; infraestrutura e habitação. Das oito salas temáticas, a mais concorrida foi a que tratou o tema economia, sustentabilidade e inovação, com 184 participantes e 262 propostas. Entre as sugestões, a implantação da rede de telefonia celular na zona rural e do Distrito Industrial de Serra Talhada.
“Vamos fazer um balanço do Todos por Pernambuco, tanto de 2007 quanto de 2011, e vamos ver que a conta é muito mais positiva. Muito mais em favor de Pernambuco! É preciso estar cada vez mais junto da população e o nós vamos governar assim: ouvindo o povo”, destacou o governador Paulo Câmara.
As salas de cidadania, saúde e educação empataram em número de inscritos. Foram 120 participantes em cada uma, pleiteando melhorias para a região. Na sala de cidadania, foram registradas 222 sugestões como o fortalecimento dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher e a ampliação do número de varas especializadas para o atendimento delas.
O tema saúde registrou 164 sugestões como a construção do Hospital Geral do Sertão, o fortalecimento da rede materno-infantil, a universalização do Programa Mãe Coruja e a Reestruturação da Rede de Assistência Psicossocial. Já o tema Educação recebeu 283 pleitos. A formação continuada dos professores, a construção de um polo de educação à distância na cidade de Tabira e uma atenção especial ao Programa de Transporte Escolar foram algumas das demandas coletadas na sala.
O estudante de medicina Heidelberg Siqueira, que faz a graduação na UPE de Serra Talhada, participou da sala temática de saúde. “É um momento importante para que a população possa dar suas sugestões e reclamações. E os governantes também têm a possibilidade de nos falar das ações e nos explicar seus projetos e planos de melhora para a nossa saúde”, detalhou. Siqueira, que classificou o evento como uma “atitude republicana”, foi um dos que solicitaram a construção do Hospital Geral do Sertão. Ele também pediu que o Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães (Hospam) seja transformado em uma maternidade de alto risco.
As salas de água e infraestrutura tiveram 110 e 109 inscritos, respectivamente. Na primeira, 238 demandas foram registradas; na segunda, 126. A implantação de poços profundos na bacia de Fátima, distrito de Quixaba; a implantação do ramal da adutora do Pajeú para Triunfo; e do ramal da adutora do Pajeú para Iguaracy, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, foram alguns dos pleitos anotados na sala que tratou o abastecimento de água.
Na infraestrutura, a maioria das demandas estiveram concentradas na melhoria das estradas no Pajeú. Os participantes solicitaram a restauração da PE 365 de Serra Talhada – Triunfo; a implantação e pavimentação da PE 380 – Entroncamento PE 320 / Ibitiranga / Divisa PE – PB; a implantação da PE 414 – entroncamento da BR 232 Bernardo Vieira em Serra Talhada e a duplicação BR 232 – Arcoverde/Serra Talhada, entre outras.
O tema habitação colheu 20 sugestões. A maioria delas visando diminuir o déficit habitacional. Entre os pleitos, o reforço em programas de construção de casas na zona rural e a fiscalização quanto ao atraso e à qualidade do material utilizado na construção das casas, sobretudo do Programa Minha Casa Minha Vida. Já a sala de segurança teve 58 participantes e 43 propostas.
O secretário de Planejamento e gestão, Danilo Cabral, está satisfeito com a qualidade das discussões. “Estamos felizes com a participação popular. É a partir dessas demandas, e do que foi compromisso do governador Paulo Câmara, ainda em campanha, que vamos planejar o orçamento do nosso Estado, priorizando as ações a curto, médio e longo prazo”.
Deixe um comentário