Ontem o governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos comemoraram o nascimento de Miguel de Andrade Lima Campos. Hoje surgiu a notícia que o mesmo é portador da síndrome de down, que é uma trissomia no cromossomo 21.
A possibilidade era esperada dada a idade da primeira-dama. Mulheres que passam dos quarenta anos possuem gravidez de risco. A probabilidade de um recém-nascido ser portador da síndrome de down é de 1 em 1000.
Porém, tal notícia não deve ser considerada como ruim. Pelo contrário. Uma pessoa portadora de síndrome de down traz consigo uma série de lições para que a família e a sociedade possam aprender no decorrer da convivência.
Foi bastante relevante por parte do governador e da sua esposa terem decidido dar publicidade a essa informação de imediato. Eles poderiam ter omitido a informação e esperar um outro momento para isso.
Além disso, como estamos tratando do político que não dá pra se dissociar do homem Eduardo Campos, como uma liderança de renome nacional, ele pode colocar o assunto em discussão, sob a ótica de minimizar o preconceito que ainda existe e principalmente para ampliar as condições das políticas públicas voltadas para as pessoas que possuem a síndrome.
Conheço dois casos próximos de pessoas que nasceram com a síndrome de down e por ter carinho e amor da família vivem suas vidas dentro do possível de forma normal. Sabemos que os cuidados são maiores por uma série de complicações que possam existir como problemas cardíacos, respiratórios, tendência para obesidade, etc. Mas nada que não possa ser tratado e acompanhado.
O que quero dizer a Eduardo, Renata e toda família do governador é que vocês foram contemplados com uma dádiva divina e que terão muito a aprender com Miguel, mas principalmente vocês terão muito a ensinar a nossa sociedade, dando carinho, atenção, respeito e principalmente fazendo com que Miguel possa ser um exemplo de vida e superação.
Parabéns pelo quinto filho. Ele veio para alegrar seus corações e iluminar as suas vidas!
Bem-vindo Miguel!
Deixe um comentário