
Numa iniciativa conjunta do Arquivo Público, Companhia Editora de Pernambuco e Secretaria Justiça e Direitos Humanos (SJDH), será lançado nesta quinta-feira (09/09), às 14h, no Arquivo Público, no bairro de Santo Antônio, o Projeto Mãos na Obra que objetiva oferecer oportunidades de qualificação profissional a pessoas privadas de liberdade (PPLs) e egressos do sistema prisional.
Participarão da assinatura do convênio o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o diretor do Arquivo Público, o jornalista Evaldo Costa, e o presidente da Cepe, Ricardo Leitão. Marcarão presença, ainda, cinco apenados do regime aberto e livramento condicional (egressos).
O projeto beneficiará inicialmente 15 PPLs e terá início no dia 20 de setembro, no Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, unidade do regime fechado. Os apenados serão treinados para atuarem como encadernadores de coleções de jornais e restauradores de livros da Biblioteca Pública Estadual. Com aulas teóricas e práticas, professores especializados abordarão desde noções de estética e história do livro até o treinamento das técnicas de manuseio, colagem e restauração de obras insubstituíveis.
Nas aulas também haverá a preparação para o relacionamento social e o trabalho em equipe. “É uma oportunidade dos presos se qualificarem numa área de que o mercado necessita, reduzirem suas penas por meio da remição pelo trabalho e serem responsáveis pela preservação das fontes e fatos importantes da história de Pernambuco”, destacou Eurico. O Arquivo Público guarda parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos preservados.



