Considerada uma atividade extremamente estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, a área de Logística será tema de um workshop promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico nesta sexta-feira (20). O evento, que conta com apoio da Universidade de Münster, da Alemanha, será realizado no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco, a partir das 8h. A iniciativa é a segunda de uma série de reuniões de fortalecimento da relação Alemanha-Pernambuco.
A programação conta com palestras sobre os desafios da logística no Estado e as tendências e desafios das cadeias globais de abastecimento. Entre os palestrantes, o professor Bernd Hellingrath, da Universidade de Münster, e o ex-diretor de Suape Leonardo Cerquinho. Também estarão presentes representantes de empresas estruturadoras de logística na região, para partilhar conhecimento sobre demandas industriais, sobretudo nos setores de Óleo e Gás, Construção, Delivery e Transporte de Cargas.
No período da tarde, serão promovidas rodadas de negócios entre os participantes. O evento é voltado tanto para empresários do setor, quanto para integrantes de entidades de fomento, instituições financeiras e acadêmicos, cujo tema Logística seja objeto de estudo. Um dos objetivos do encontro é proporcionar maior aproximação entre Academia e Indústria em torno deste tema estratégico.
Para a estruturação do evento, a SDEC contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Complexo Industrial Portuário de Suape, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade de Münster, da Alemanha, e Consulado Geral da Alemanha no Recife.
COOPERAÇÃO PERNAMBUCO-ALEMANHA – A relação Pernambuco-Alemanha vem sendo construída pela SDEC desde 2013, quando foi assinado um acordo de cooperação técnica bilateral entre o estado brasileiro e a região de Brandemburgo, com foco em Economia Criativa. Desde então, a aproximação vem trazendo diversos frutos. Já foram realizadas, através da SDEC, seis missões internacionais (duas de comitivas pernambucanas ao território alemão e as outras quatro de alemães a Pernambuco) e quatro seminários de formação, além de visitas técnicas, rodadas de negócio e reuniões de trabalho.
Em dezembro de 2014, na mais recente missão realizada, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica, desta vez com a região de Baden-Wurttemberg, para gerar desenvolvimento nos setores de Petróleo e Gás, Naval e Offshore, Energia, Automotivo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Agronegócios e Metalmecânica.



