O Samu Jaboatão está participando da 13ª edição da Feira Norte-Nordeste de Saúde, Segurança no Trabalho e Emergência (PreveNor), que acontece até esta sexta-feira (24/10) no Centro de Convenções, em Olinda. A equipe da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está representada com um estande, onde são feitas demonstrações de primeiros socorros em casos de engasgo adulto e infantil, reanimação cardiopulmonar e imobilização de membros inferiores e superiores. A Feira capacita e atualiza profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho.
Em paralelo à PreveNor, acontece a 4ª Jornada Samu Metropolitano do Recife, que discute os avanços e desafios no atendimento à população. A programação conta com mesas redondas e palestras, incluindo sobre a prevenção contra o Ebola. Para a coordenadora de Assistência Especializada da Secretaria Executiva de Promoção da Saúde, Luciete Araújo, a feira possibilita uma maior divulgação do trabalho do Samu de Jaboatão. “Estamos divulgando o trabalho e ensinando as pessoas a atuarem em alguns casos de acidentes. Podendo, assim, salvar vidas”, enfatizou Luciete.
O socorrista Ailton Moraes deu algumas dicas sobre o que as pessoas podem fazer em caso de acidentes. “Em caso de engasgo ou fratura, o que as pessoas precisam fazer, primeiramente, é manter a calma e ligar para o Samu no 192 ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Essa calma pode ajudar a salvar uma vida, e no caso de estar apta, usar as manobras de primeiro socorro”, esclareceu.
Para a estudante Luane Tavares, 21 anos, aprender os primeiros socorros é
muito importantes para lidar com situações de risco que podem ocorrer a
qualquer momento. “Uma vez uma prima minha engoliu umas pedras e ninguém sabia o que fazer. Bateram tanto nela que a pedra saiu, mas agiram de forma errada. Se alguém tivesse os conhecimentos, poderia ajudar a salvar uma vida, com um sofrimento menor. Por isso me interessei e parei nesse estande”, finalizou.
Deixe um comentário