
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assinou ordem de serviço para requalificação da orla e as obras já começaram, de forma paralela, em Piedade e Barra de Jangada. Ao todo, serão seis quilômetros de obras ao longo da orla, com previsão de conclusão em 15 meses e investimento de R$ 14,9 milhões. A ordem de serviço foi dada junto à Igrejinha de Piedade, de onde o trabalho segue até a divisa com o Recife. Já em Barra de Jangada, o serviço segue em direção ao Paiva, na divisa com o Cabo de Santo Agostinho, onde calçadas e ciclovias se encontrarão. Representantes de vários segmentos, como sociedade civil, órgãos ambientais, rede hoteleira e imobiliária participaram do evento.
O calçadão foi desenhado de forma a garantir a harmonia da paisagem na transição entre os municípios, mas assumindo identidade própria, mesclando piso intertravado e pedras portuguesas, além de garantir o piso tátil, sinalizando obstáculos para pessoas com deficiência visual. Os bancos também seguem essa proposta de harmonização e serão em concreto. A iluminação passará a ser toda em LED, dando mais segurança e economia. Posteriormente à conclusão da obra, serão implantados equipamentos de esportes e lazer.
PLANO DE GESTÃO
Um outro avanço para a orla é o Plano de Gestão Integrada (PGI), que será lançado em audiência pública em outubro, quando também será formalizado o comitê gestor do PGI, um grupo paritário, com sete integrantes da sociedade civil e sete da gestão pública, nas esferas municipal, estadual e federal. A audiência é a última fase do processo, que antes passou por levantamento em campo do território, oficinas participativas, elaboração do plano e validação do documento e do comitê gestor pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Era a SPU quem geria a orla até 2017, quando ocorreu a municipalização. O PGI norteia questões como zoneamento, desenvolvimento econômico, impactos ambientais e até estabelece pontos de táxi, áreas viáveis para esporte, shows, áreas de preservação, enfim, tudo o que pode impactar a orla.



