O prefeito Elias Gomes enviou à Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, nesta quinta-feira (13/11), um projeto de Lei que homenageia o ex-ministro da Justiça Fernando Soares Lyra, um dos principais personagens do processo de redemocratização do País, que faleceu em 2013, aos 74 anos. Lido em plenário na sessão desta sexta (14), o projeto denomina toda a orla da cidade como “Parque Linear da orla Ministro Fernando Lyra”. A votação está prevista para a próxima sessão do Legislativo municipal, marcada para o dia 1º de dezembro.
Lyra foi um importante político brasileiro, presente em momentos cruciais da história do Brasil, a exemplo do processo de redemocratização do País e a construção da Nova República, ao lado do ex-presidente Tancredo Neves. Como homem público, exerceu por seis vezes o cargo de deputado federal e, durante o governo de José Sarney, foi ministro da Justiça – uma escolha do ex-presidente Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. Sarney era o vice de Tancredo e assumiu o governo.
O motivo da homenagem se dá porque, mesmo tendo nascido no Recife, o político residiu por muitos anos no bairro de Piedade. Além disso, Fernando Lyra – cuja família tem forte presença no Agreste do Estado, com base em Caruaru – foi sempre engajado em solucionar, junto com a gestão municipal, os problemas que acometiam a orla de Jaboatão. Nessa tarefa, acionou todas as formas de governo com o intuito de agilizar o licenciamento das obras relativas à engorda da orla, sendo um dos principais responsáveis pela ação.
“Lyra foi um incansável batalhador pelo projeto de recuperação da nossa orla. Acionou todos os níveis de governo para agilizar o licenciamento da Obra de Engorda, tornando-se, assim, um dos grandes responsáveis pela atual realidade que mudou completamente o visual do litoral jaboatanense. Nada mais justo do que prestar esta homenagem a este homem que tem relação histórica com Jaboatão e que merece ser eternizado pela sua escolha em morar nesta cidade com sua família, onde permaneceu até os últimos dias de sua vida”, destacou o prefeito Elias Gomes, na justificativa do projeto.
Após a votação, caso a matéria seja aprovada, o Executivo municipal providenciará placas indicativas com a nova nomenclatura. Fernando Lyra era irmão do atual governador de Pernambuco, João Lyra Neto.
Deixe um comentário