Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 13:09 pm do dia 15 de março de 2022 Deixe um comentário

Pernambuco tem seu primeiro Dia de Combate à Intolerância no Ambiente Escolar

Foto: Divulgação

Além do Dia da Escola, em Pernambuco o dia 15 de março também é lembrado como o dia estadual de combate à intolerância no ambiente escolar. A data foi instituída no calendário oficial por meio da lei nº 17.428/21, de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação da Alepe, que especifica como intolerância as atitudes mentais ou de comportamento humano de repulsa, repugnância e ódio por determinada coisa que lhe seja diferente, como falta de vontade de reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões, causando distinção, restrição ou exclusão.

“Essa lei foi criada para combater todas as formas de preconceito e de intolerância no ambiente escolar. Data para se combater, inclusive, os ataques à sua autonomia e as tentativas de fragilizar o seu lugar na sociedade. Eu acredito que uma boa escola é um espaço de grandes oportunidades e não um espaço limitador. É necessário garantir o desenvolvimento autônomo e lutar pelo fortalecimento da instituição escola como construtora de uma cidadania completa para toda a humanidade” explica o autor da lei.

O movimento chamado “Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: Por que frequentam?”, realizou uma pesquisa em 2015, com apoio do MEC e de outros órgãos ligados à educação, revelando uma média de 20% dos alunos de escola pública, entre 15 e 29 anos, que não aceitam ou não gostariam de ter um colega travesti, homossexual, transexual ou transgênero. De acordo com outra pesquisa, realizada pelo Instituto Avon, 7% das universitárias brasileiras confessaram que foram forçadas a se drogarem e ter relações sexuais nas dependências das universidades.

O racismo estrutural também é um problema presente nas escolas e universidades do país. De acordo com os dados da UNICEF, metade dos mais de 910 mil estudantes que deixaram as escolas municipais e estaduais de todo o país em 2018 eram pretos e pardos (453 mil). Além disso, as populações preta, parda e indígena têm entre 9% e 13% de estudantes reprovados, enquanto entre brancos esse percentual é de 6,5%.

 “É muito importante a mobilização da sociedade, além de campanhas educativas, palestras e debates no ambiente escolar contra a intolerância e essa perigosa ofensiva reacionária por parte da população estudantil. Além disso, os institutos democráticos devem repensar suas estratégias de combate à intolerância e ao preconceito. É fundamental que os poderes públicos priorizem o incentivo de uma cultura de paz e democrática, incluindo principalmente as escolas, do Ensino Fundamental até a universidade”, pontuou o deputado Professor Paulo Dutra.

Outras três leis do deputado estadual Professor Paulo Dutra fortalecem o combate à intolerância, ao preconceito e à violência nas escolas. São elas: a lei n° 17.372, que obriga gestores de escolas que comuniquem aos órgãos de segurança pública qualquer ocorrência ou de indícios de violência doméstica, familiar, inclusive as autoprovocadas, contra crianças, adolescentes e mulheres, nas escolas de Pernambuco; a lei n° 17.539, que institui o Dia Estadual da Luta pela Educação Inclusiva em 24 de agosto; e a lei n° 17.021, que institui o Dia Estadual de Luta por uma Educação Não Sexista em

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Com edição histórica, Juninho Cantarelli celebra 20ª Missa do Vaqueiro de Itacuruba
Programa Pão e Letra é lançado com bolsas de estudo para população em situação de rua
Atividade econômica acima da média nacional coloca Nordeste como melhor região do Brasil para investir
Pastor Júnior Tércio e deputada Clarissa Tércio discutem implantação da Escola de Sargentos em Pernambuco
Na Veja, ministro Silvio Costa Filho defende em debate com governadores agenda de concessões no Brasil
Câmara do Cabo visita a ELEPE para fortalecer projetos de educação legislativa
Com acesso pela Avenida Norte, segunda etapa do Parque da Tamarineira começa a ser construída ainda este ano
Ouvir para Mudar: em Caruaru, governadora Raquel Lyra anuncia investimentos no Hospital Regional, novas delegacias e reformas em escolas para o Agreste
Prefeito Simão anuncia padre Antônio Maria no Festival Cristão de Petrolina
Taxa de desemprego no Recife alcança menor patamar para 2º trimestre desde 2015

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar