
Neste sábado (23), aos 63 anos, o médico e ex-secretário de Saúde, Antônio Carlos dos Santos Figueira, faleceu após enfrentar uma batalha contra o câncer desde 2021. O velório está marcado para as 8h deste domingo (24) no IMIP, com sepultamento às 15h no Cemitério de Santo Amaro.
Nascido em 19 de outubro de 1960, no Recife, Antônio Figueira deixou sua marca na medicina pernambucana. Graduado pela UFPE, com pós-graduação em pediatria e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres, além de especialização em administração hospitalar pela ENSP.
Filho do professor Fernando Figueira, fundador do IMIP, Antônio Figueira destacou-se em diversas gestões governamentais. Desde o segundo governo de Miguel Arraes, onde foi assessor especial, até o segundo mandato do ex-governador Eduardo Campos, período em que ocupou a pasta da Saúde de 2011 a 2014.
Além de secretário-chefe da Casa Civil no início do governo de Paulo Câmara, ele presidiu a FPS e foi membro da Academia Pernambucana de Medicina. À frente do IMIP, liderou o projeto de restauro do Hospital Pedro II, evidenciando seu compromisso com a saúde pública.
A partida de Antônio Figueira deixa um vazio na medicina e na política pernambucana, mas seu legado perdurará através das melhorias que implementou ao longo de sua notável carreira.



