
O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados, nessa semana, para defender a adoção dos centros comunitários da paz, o Compaz, em todo o Brasil, como política de segurança pública e promoção da cultura de paz. O parlamentar vem realizando uma agenda voltada para essa pauta e agora, no Congresso, Eriberto reforçou o apelo ao presidente Lula e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
“É uma fábrica de cidadania, política pública de resgate, dando oportunidade principalmente àqueles que mais precisam da atenção do serviço público. Um ambiente de convivência que atrai a população para que, naquele espaço, possam compartilhar conhecimento e vem ajudando, contribuindo para reduzir a violência e os índices de criminalidade no Recife”, contou Eriberto. “Encaminhamos o pedido ao presidente e ao ministro da Justiça, para que possam expandir essa experiência para todo o Brasil”, defendeu.
Em 24 de março, Eriberto realizou visita técnica ao Compaz Ariano Suassuna, que atende as comunidades de San Martin, Torrões, Prado, Bongi, Mustardinha, Afogados e as comunidades da Roda de Fogo e Vietnã, além da Rua da Lama, localidades onde o deputado conhece a realidade. O Compaz reúne atividades como bibliotecas, laboratórios de informática, de dança, música, quadras poliesportivas, além de atendimentos de serviços públicos que melhoram a vida da população mais humilde, ensinando novas habilidades, compartilhando conhecimento e profissionalizando os jovens para o mercado de trabalho.
Em meados de abril, o deputado realizou uma viagem a Medellín e Bogotá (COL) para conhecer de perto a aplicação do conceito de urbanismo social para prevenção à criminalidade. Ao lado do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, além de outros gestores públicos municipais, Eriberto visitou comunidades, equipamentos públicos que inspiraram a concepção do Compaz e reforçou, nessa empreitada, o desejo de ampliar essa rede de cultura de paz no Brasil.



