Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 4:00 am do dia 3 de janeiro de 2014 Deixe um comentário

Não existe “melhor governador” antes de ser “melhor candidato”

Uma tese difundida na Frente Popular dando conta de que o nome tem que ser o melhor governador sem necessariamente ser o melhor candidato é equivocada. Haja vista que para ser um governador, melhor ou pior, precisa antes ser um bom candidato ou até mesmo o melhor para conquistar o eleitorado e consequentemente vencer a eleição.

Em Pernambuco desde a redemocratização tivemos Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Miguel Arraes, Carlos Wilson, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo Campos e a partir de abril teremos João Lyra Neto. Em 1997 a reeleição foi instituída.

Com o advento da reeleição Miguel Arraes buscou, sem sucesso, a recondução ao cargo de governador, perdendo pra Jarbas Vasconcelos no primeiro turno. Este por sua vez foi o primeiro governador reeleito da história de Pernambuco em 2002. Já em 2006, com a renúncia de Jarbas, Mendonça Filho assumiu em abril daquele ano e acabou perdendo para Eduardo Campos, que foi reconduzido em 2010 com a maior votação da história.

Nestes últimos governadores, apenas Magalhães, Arraes, Joaquim, Jarbas e Eduardo foram eleitos democraticamente e diretamente. Gustavo Krause, Carlos Wilson e Mendonça Filho assumiram com as renúncias dos titulares. Destes apenas Mendonça Filho teve a oportunidade de buscar a reeleição, sem sucesso.

O que nos leva a crer que a característica do eleitorado de Pernambuco é liquidar a fatura no primeiro turno, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2010 foram assim e apenas em 2006 o pleito se deu em duas etapas. A outra característica é de votar em quem tem história e consequentemente se comporta como melhor candidato.

Em 1986 Miguel Arraes desbancou José Múcio Monteiro, em 1990 Joaquim Francisco desbancou Jarbas Vasconcelos, em 1994 Miguel Arraes desbancou Gustavo Krause, no ano de 1998 foi a vez de Jarbas desbancar Arraes, em 2002 Jarbas emplacou uma vitória acachapante contra Humberto Costa e Dilton da Conti, em 2006 foi a vez de Humberto Costa e Mendonça Filho sucumbirem contra Eduardo e na ultima eleição em 2010 Eduardo desbancou Jarbas.

O que isso significa? Que os pleitos em Pernambuco são acirradíssimos por ofertarem geralmente candidatos qualificados e competitivos para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Vale salientar que do outro lado do ringue existe um candidato que sempre sonhou em governar Pernambuco que é o senador Armando Monteiro e desde 2003 vem tentando construir esse projeto, de lá pra cá ele emplacou um mandato de deputado federal como o mais votado, emplacou um mandato de senador igualmente mais votado e tem se colocado bem posicionado nas pesquisas.

Naturalmente isso leva a crer que a tese de ser melhor governador em vez de melhor candidato nada mais é do que colocar o carro a frente dos bois. Pernambuco é um estado politizado e imprevisível. Imponderáveis ocorrem e eles não podem ser menosprezados, sobretudo em se tratando da escolha do nome que representará a Frente Popular em outubro.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Em dia histórico, Simão inaugura na periferia o maior parque público de Petrolina
Álvaro Porto e Francismar Pontes lamentam falecimento da ex-deputada Malba Lucena
Pedro Campos garante Política Nacional de Reajuste no projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5mil
Prefeitura de Serra Talhada encerra programa Todos por Serra Talhada com participação popular no orçamento
Anderson e André Ferreira cumprem agenda intensa no interior de Pernambuco neste fim de semana
Edson Vieira reafirma reeleição para a Alepe
Antonio Coelho propõe lei para combater uso de metanol em bebidas alcoólicas
Em Jataúba, governadora Raquel Lyra autoriza restauração da PE-160 e entrega títulos de regularização fundiária
Mano e Andréa Medeiros celebram conquistas para a agricultura familiar do Jaboatão em evento festivo na Zona Rural
Deputado Joãozinho Tenório homenageou os 40 anos da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ)

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar