Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 20:28 pm do dia 24 de maio de 2016

Jornalista depõe sobre corrupção no futebol

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI ) da Máfia do Futebol, ouviu hoje o jornalista Jamil Chade, em audiência pública solicitada pelo relator da comissão, deputado Fernando Monteiro (PP/PE). Correspondente na Europa do jornal O Estado de S. Paulo, com 15 anos de cobertura da Fifa, Jamil Chade teve acesso aos documentos da investigação do FIB.

Há um ano, dirigentes e empresários ligados a Fifa foram presos na Suíça. Segundo as investigações, cartolas do futebol movimentaram 150 milhões de dólares em propina e suborno.

Na audiência, Jamil Chade fez uma radiografia do futebol após as investigações do departamento de justiça dos Estados Unidos que resultaram nas prisões de dirigentes, entre eles, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. Segundo ele, pode-se dizer que a Fifa hoje é uma nova entidade, mas a estrutura da entidade não foi modificada de forma a garantir mudanças. “Ainda não há transparência”, afirma Jamil Chade. Ele disse que, embora tenha estabelecido limite de mandato para cartolas e divulgação de salários, não há, por exemplo, transparência nas ações da CBF e Confederação Sul- Americana de Futebol (Conmebol).

O jornalista, ao falar da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, afirmou que foi a mais cara da história. O país gastou, conforme dados apresentados pelo jornalista, o equivalente a duas copas realizadas anteriormente: Alemanha (2006) e África do Sul (2010). “ Nunca uma Copa gerou tanto dinheiro para a Fifa. Foram para os cofres da entidade 5,7 bilhões de dólares”, disse Jamil Chade.

Ele lembrou que em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa, a Fifa apresentou um informe que dizia que ela iria custar 1,1 bilhão de dólares. Quando começou já custava 3,5 bilhões de dólares. “O custo triplicou e não foi com obras de infra-estrutura ”, observou Jamil Chade. Segundo ele, em 2007 dizia que não haveria recurso público nas obras dos estádios. “A promessa da Copa privada não foi verdadeira. O poder público financiou essas obras”.

O deputado Fernando Monteiro questionou o que poderia ser feito para evitar esquemas de propina e subornos na comercialização dos jogos e direitos e marketing no futebol. O jornalista defendeu maior controle sobre as entidades transparência em relação a contratos. “O melhor modelo seria a autonomia da entidade, mas que prestasse esclarecimentos e transparência em relação aos contratos. Como uma universidade, por exemplo”.

Requerimentos- Na reunião foram aprovados três requerimentos do deputado Fernando Monteiro convidando o representante da Rede Globo, Pedro Garcia; o CEO do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014, Ricardo Trade; e o secretário da CBF, Walter Feldman. Eles vão esclarecer à comissão questões referentes aos contratos de mídia, patrocínio e eventos envolvendo a CBF. Walter Feldmam deverá ser ouvido na próxima terça-feira (31).

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, destaque, Pernambuco

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Deputado Eduardo da Fonte entrega novo equipamento de ressonância magnética ao Hospital da Restauração
Prefeitura do Recife lança primeiro programa de locação social do Nordeste
Simão Durando entrega nova iluminação do viaduto e rotatória da BR-407 e reforça segurança na região
Prefeita Elcione discute melhorias na BR-101 em reunião com o DNIT
Juntos pela Segurança: com investimentos de R$ 7,4 milhões, governadora Raquel Lyra entrega novos equipamentos e veículos para as forças de segurança do Estado
Ao lado da governadora Raquel Lyra, Dona Graça recebe Selo Transparência 2025 pelos festejos juninos em Catende
Deputado Eduardo da Fonte apresenta projeto para proteger aposentados de cobranças irregulares
Jaboatão realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com foco em igualdade e participação social
Governadora Raquel Lyra participa da Missa do Vaqueiro e celebra a tradição e a força do povo sertanejo
Deputado Adalto Santos declara apoio à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar