
A Câmara Municipal do Recife está sob novo comando, após a eleição da nova Mesa Diretora que aconteceu nessa sexta-feira (1). A expectativa é de que a união de forças prevaleça favorecendo a gestão do novo prefeito João Campos (PSB), uma vez que a tropa de choque de João comandará a Casa José Mariano. São eles: Romerinho Jatobá (PSB), o novo presidente; Hélio Guabiraba que conquistou a 1ª vice-presidência, e o vereador Eriberto Rafael (PP), que se tornou o primeiro-secretário.
Nos bastidores, conta-se que o resultado da eleição muito agradou João e toda a cúpula do PSB já que Romerinho, Hélio e Eriberto Rafael são considerados os homens de confiança do prefeito na Câmara e muito vai facilitar o trânsito com os demais parlamentares nas decisões necessárias para o executivo.
A votação expressiva recebida pela “tropa de choque” de João ganhou bastante destaque: Hélio Guabiraba e Eriberto Rafael foram eleitos por unanimidade. Hélio chegou a receber o apelido de “vereador bombeiro” por estar na articulação da eleição e, por muitas vezes, apaziguando os ânimos. O presidente mais jovem da história da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, 34 anos, também mostra uma força expressiva. Ele obteve 34 votos contra quatro do seu concorrente, o vereador Ivan Moraes (PSOL).
Essa nova composição da mesa diretora do legislativo indica que, pelo menos no primeiro biênio do governo, o prefeito João Campos deve ter tranquilidade para votar e aprovar projetos de interesse do executivo na Casa José Mariano.



