O Conselho Municipal de Assistência Social aprovou a renovação de 7 convênios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com organizações da sociedade civil, visando o atendimento a crianças de até 6 anos. Através deles, a Prefeitura investirá R$ 400 mil, beneficiando um total de 665 crianças. Foram renovadas as parcerias com o Lar dos Pequeninos de Jesus (UR-6); o Clube de Mães e Creche Lar Esperança (Vila dos Palmares); a Associação SOS Pessoas Carentes (Cajueiro Seco); a Associação de Moradores de Buenos Aires (Dom Helder); o Clube de Mães e Creche Nossa Senhora das Candeias (Candeias); o Centro Educacional e Social das Marinas (Barra de Jangada); e a Creche Tia Socorro (Guararapes).
O SCFV é um serviço da política de proteção social básica e complementa o trabalho que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam com as famílias no município. As crianças frequentam as entidades no contra turno da creche ou escola de educação infantil. Nelas, participam de atividades culturais, recreativas, de cuidado com o corpo e cidadania durante quatro horas por dia. Várias atividades são realizadas com a participação dos familiares e responsáveis.
Aqueles que quiserem colocar seus filhos no SCFV podem fazer as inscrições em qualquer CRAS do município ou diretamente nas organizações parceiras. Os documentos necessários são: Registro de nascimento e cartão de vacinação da criança, comprovante de residência, RG, CPF, cartão Bolsa Família e declaração escolar, caso tenha. Têm prioridade crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família, vítimas de violência ou negligência, abuso ou exploração sexual, em situação de rua ou em abrigo, e encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
O estudante Gabriel Luiz, de três anos, participante do serviço na comunidade de Dom Helder, sintetiza:“Eu brinco, tomo banho. Eu gosto muito daqui”. A doméstica Edmone Santana, mãe de criança atendida pelo serviço, completa: “Vou trabalhar tranquila, porque sei que minha filha vai ficar em um lugar seguro.
Deixe um comentário