Durante três dias, os ipojucanos residentes nos distritos de Ipojuca-Sede, Camela, Nossa Senhora do Ó, Serrambi, Porto de Galinhas e Maracaípe participaram das reuniões distritais para discussão da minuta do Plano Municipal da Criança e do Adolescente, que está em fase de elaboração pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. 30 pessoas em cada encontro, puderam sugerir ações, dar opiniões sobre o documento. Entre a os participantes, pais, diretores escolares, representantes de diversas Secretarias da Prefeitura, sociedade civil, dentre outras.
Na próxima quinta-feira (12), haverá um grande seminário para validação do plano. A atividade acontecerá na Escola Municipal Santo Cristo, Ipojuca-Sede das 9h às 17h e contará com a presença das 150 pessoas que participaram dos encontros distritais, do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, da deputada estadual e primeira-dama, Simone Santana, além da secretária de educação do município, Margareth Zaponi e do presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Henrique Mota. O Plano é um instrumento de fundamental importância para a efetivação dos direitos previstos em Lei para crianças e adolescentes e será validado pelo Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes do Ipojuca, após o processo participativo com a sociedade.
Para que este processo aconteça respaldado por legislações e resoluções vigentes, será feito um alinhamento com os respectivos planos nacionais e os planos setoriais e temáticos já existentes no município, de forma que seja possível consolidar diretrizes consistentes para política municipal destinada à infância e adolescência.
A iniciativa está em sintonia com as ações previstas no âmbito do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizado pela Fundação Abrinq – Save the Children, do qual o município do Ipojuca participa, visando fortalecer as ações na área da infância a partir da inserção em ampla rede de municípios “Amigos da Criança”.



