Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 20:23 pm do dia 16 de abril de 2014 Deixe um comentário

Geraldo inspeciona limpeza do canal Rio Jiquiá, em Jardim São Paulo

O prefeito Geraldo Julio vistoriou, na manhã desta quarta-feira (16), a limpeza no canal Rio Jiquiá/Planeta Curado, em Jardim São Paulo. A intervenção faz parte da Operação Inverno 2014, que vai garantir a limpeza dos 95 canais que cortam o Recife. O serviço já foi concluído em 25 canais – outros oito estão em processo de limpeza. A ação da PCR contempla a retirada de entulhos e a capinação das margens dos locais. A previsão é que mais de 60 mil toneladas sejam recolhidas este ano. O investimento é de R$ 6,5 milhões.

Além do Rio Jiquiá, a Prefeitura está limpando os canais Marinha (Jiquiá); Três Carneiros (Cohab); Travessa da Realeza (Joana Bezerra); Rio Morno (Guabiraba); Buriti (Macaxeira); Setúbal e Jordão (Boa Viagem). A Emlurb, responsável por coordenar o serviço, está utilizando cerca de 30 caminhões caçamba e de transporte de material, além de dez retroescavadeiras e escavadeiras. Está prevista a retirada de 17.500 metros cúbicos de entulhos e resíduos dos canais. Ao todo, 140 trabalhadores estão envolvidos.

“Estamos preparando a cidade para o período chuvoso. Este ano, ampliamos a Operação Inverno, que está atuando em toda a cidade com mais ações preventivas e emergenciais. Temos que limpar todos os canais antes das chuvas. Por isso, começamos mais cedo. Só aqui no Rio Jiquiá já foram retiradas 200 toneladas de entulho, em um trabalho feito por 20 homens com auxílio de dez caçambas e duas retroescavadeiras. A água não consegue passar com o lixo acumulado”, pontuou Geraldo Julio, durante a inspeção desta quarta.

A limpeza dos canais é feita através do método convencional, com dragagem e retirada de entulho, além do sistema de barragem móvel. Esse processo permite o represamento e a descarga dos canais, facilitando o acesso ao entulho acumulado ao longo dos cursos de água. Em 2013, a Prefeitura do Recife garantiu a limpeza de 90 canais, o que totalizou a retirada de 67 mil toneladas de resíduos.

Moradora de Jardim São Paulo desde que nasceu, a dona de casa Tereza Cristina, 57 anos, fez questão de acompanhar o prefeito na vistoria do canal Rio Jiquiá. “Estou até agora sem acreditar. Nunca vi uma operação assim nesse canal. Por isso, toda vez que chove a gente sofre com os alagamentos e transtornos. Agora, o inverno parece que será mais tranqüilo”, comentou.

BALANÇO – De janeiro até a metade de abril deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, já realizou 19.521 vistorias técnicas, o que representa uma ampliação de 46% em relação ao que foi executado no ano passado. A quantidade de pontos de risco cobertos com lonas plásticas com o objetivo de minimizar os impactos da chuva e reduzir as ocorrências durante o inverno mais que dobrou em relação a 2013: já são 4.447 pontos protegidos, contra 1.940 no ano passado. Em 2012, o número registrado de janeiro até a metade de abril foi de 869.

As palestras educativas em escolas municipais também foram ampliadas em 9% em comparação a 2013; e em 29%, em relação a 2012. O objetivo dessas ações é transmitir, de forma lúdica, orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco para estudantes dos 4º e 5º anos.

MUTIRÕES – Aos sábados, a Sedec começou a realizar o Mutirão de Proteção e Defesa Civil, que já passou por localidades de risco situadas nos bairros de Alto José Bonifácio, Dois Unidos, Guabiraba, Cohab e Jordão. As operações reúnem serviços de colocação de lonas plásticas, remoção de entulho, cortes de árvore, ações informativas, capinação, demolições de imóveis e roçagem.

GEOMANTA – A geomanta impermeabilizante de PVC foi aplicada em dois pontos: Vila dos Milagres, no Ibura; e Alto do Maracanã, em Dois Unidos. Na próxima semana, a nova tecnologia chegará a pontos de risco no Alto da Telha, Córrego da Areia, Córrego Manoel Carroceiro, Lagoa Encantada e Alto do Maracanã. A previsão é que sejam aplicados três mil metros quadrados de geomanta semanalmente. Com durabilidade de cinco anos, o material é revestido com uma camada de proteção mecânica de cimento e vem sendo utilizado na proteção de taludes de canais de irrigação na Bahia.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Justiça Eleitoral julga improcedente ação contra Fláucio Araújo e Amaro Vieira, em mais uma derrota judicial do grupo político da ex-prefeita Aline Gouveia
Anderson amplia capilaridade política com agenda intensa no interior
Avenida Mário Melo é entregue requalificada pela Prefeitura do Recife
Coluna desta quinta-feira
Coluna deste sábado
Etapa da Moda do MX1 GP Brasil consagra Santa Cruz do Capibaribe com recordes e grandiosidade histórica
Pastor Júnior Tércio defende urgência da Lei Anti-Oruam após prisão de cantor acusado de exaltar o crime
Prefeitura de Goiana divulga programação da festa de Sant’Ana com grandes atrações
Com comitiva de prefeitos, deputados e lideranças de todo o estado, governadora Raquel Lyra participa da 55ª edição da Missa do Vaqueiro de Serrita
Gestão do prefeito Araújo recebe selo de transparência do MPPE em reconhecimento a boas práticas

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar