O pré-candidato da situação à presidência da OAB/PE, sob o pretexto de realizar live para discutir os impactos da graduação em direito 100% online, aproveitou o espaço para fazer graves insinuações, estimulando a propagação de fake news.
A live realizada no dia 29.08.21 contou com a presença de Bruno Baptista (atual presidente da OAB/PE), Fernando Ribeiro (pré-candidato da situação e atual presidente da CAAPE), Schamkypou Bezerra (professora universitária e empresária do ramo educacional) e Maurício Gieseler (também empresário do ramo educacional).
Em completa descontextualização do tema que seria abordado na live, Fernando Ribeiro passou a sugerir, sem apresentar qualquer prova, que o envolvimento de professores com a política da OAB (ainda que também advogados) teria o propósito de influenciar no Exame da Ordem para torná-lo mais fácil.
Uma das falas de Ribeiro que mais gerou polêmica foi a seguinte: “(…) o que me preocupa também, Maurício, é que determinadas instituições, determinados professores começarem a se envolver em política de ordem. Isso não pode acontecer, qual o propósito disso? É Influenciar o que, o exame da ordem, torna o exame da ordem mais simples?”, argumentou Ribeiro.
Vale ressaltar, sobre o ponto, que o movimento da oposição conta com o apoio de grandes nomes da área da educação, como Renato Saraiva, reconhecido não só por sua excelência educacional, mas, também, por sua atuação na advocacia trabalhista e isso, evidentemente, tem incomodado o grupo da situação.
O curioso é que a própria gestão também tem o apoio de instituições e profissionais da educação, os quais, inclusive, estavam presentes na live. Porém, quanto a estes, foi defendido que não há qualquer incompatibilidade ou prejuízo em suas participações ativas na Ordem, como é o caso da professora de cursinho preparatório para a OAB, Schamkypou.
A chapa de oposição tem somado grandes apoios, numa crescente jamais vista nas eleições da OAB em Pernambuco. Grandes nomes da advocacia e da educação jurídica de reconhecimento nacional já anunciaram apoio ao projeto, que já lidera as pesquisas de intenção de voto recentemente divulgadas.
Apesar de ter sido responsável pelos ataques aos profissionais da educação, Ribeiro passou a argumentar após a live que estaria sido vítima de fake news, sem explicar, porém, qual seria o ataque que estaria sofrendo.
As eleições da OAB/PE prometem fortes emoções!



