
Usuárias de aplicativo de transporte por meio de carros particulares do Recife podem ganhar alternativa de viajar com motoristas do sexo feminino, caso se sintam mais confortáveis e seguras. É o que propõe o projeto de lei de autoria do vereador Felipe Francismar (PSB). Entre as justificativas do parlamentar para a proposta, está a prevenção de casos de assédio no interior de veículos de transporte particular remunerado individual.
Com a popularização de aplicativos de mobilidade urbana,vieram à tona diversos casos de crimes contra a dignidade sexual de passageiros e motoristas do sexo feminino no interior desses veículos. A proposição surgiu após a constatação desses casos, e de frequentes reclamações de constrangimento de diversas mulheres ao praticarem um ato tão simples como se locomover.
Para Felipe Francismar, a aprovação desse PLO proporcionará as consumidoras destes aplicativos ir a compromissos pela cidade de forma mais tranquila, independente do horário e da decisão da motorista de fazer rotas alternativas. “Diante da triste realidade, a vigente proposição visa deixá-las menos apreensivas ao se tratar da utilização desses apps de mobilidade”, ressaltou.



