Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 20:05 pm do dia 4 de setembro de 2019 Deixe um comentário

Feitosa defende criação de fundos para investimentos em obras sociais e de uma PEC

O deputado Alberto Feitosa (SD) apresentou Indicação na Tribuna da Alepe, na tarde de hoje, defendendo a criação de um Fundo de Garantia Social (FGS), proveniente dos recursos da exploração da Usina Nuclear, caso o empreendimento venha ser instalado em Itacuruba, Sertão do Estado. O objetivo é assegurar recursos para a população itacarubense em situações de saúde e educação voltadas para uso próprio ou para parentes de primeiro grau, bem como, utilizar o saldo para fins de Previdência Social. O parlamentar também sugeriu a criação de um Fundo de Investimento prevendo a aplicação dos recursos emobras sociais, ambientais e de infraestrutura como forma de contrapartida para a instalação da Usina Nucelar.

Na ocasião, Feitosa ainda defendeu a criação deuma PEC sugerindo que o Art. 216 da Constituição do Estado de Pernambuco que proíbe a instalação de Usinas Nucleares no Estado seja revisto.  Itacuruba foi o município escolhido para receber o investimento por possuir condições excelentes de solo e por estar situada próxima ao sistema elétrico da Chesf.

A construção do empreendimento requer um valor de U$11 bilhões, o que equivale a R$45 milhões e o investimento deve gerar uma receita de uma únicausina nuclear chega a U$ 800 milhões de dólares por ano, equivalente a um valor significativo em receita para o Estado com arrecadação de ICMS para o Estado e cerca de R$ 160 milhões em ISS por ano para o município de Itacuruba.

De acordo com o parlamentar, mais de 50 países desenvolvidos no mundo já utilizam energia nuclear como fonte de energia. Além de gerar energia limpa,ou seja, sem emissão de gases de efeito estufa, a instalação da usina será de progresso e desenvolvimento para a região, estimulando a geração de empregos e a chegada de novos empreendimentos na localidade.

Quanto aos riscos e benefícios desta instalação, o próprio Ministério de Minas e Energia assegura que a energia Nuclear é segura. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e publicados na Revista Forbes em 2012, a energia nuclear é a mais segura de todas as outras formas de energia, incluindo a eólica e a solar, por conta do baixo índice de mortalidade.

Na defesa do projeto, o deputado destacou que, existem cerca de 450 usinas espalhadas pelo mundo e 225 reatores em cinqüenta países , o que representa 0,41 de probabilidade de acontecer acidentes. Até o momento apenas três acidentes nucleares aconteceram em todo o mundo, são eles: Three Mile Island (EUA), Fukushima (Japão) e o de Chernobyl (Ucrânia).

Após a reunião plenária, Feitosa também recebeu o especialista em energia e membro da Academia Pernambucana de Engenharia e coordenador das  ações Eletronuclear da Região Nordeste, Carlos Mariz e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário para debater sobre o uso da energia nuclear.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alberto feitosa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Inaugurada pela STTrans, Central de Monitoramento impulsiona redução de acidentes em Serra Talhada
Filiação de Carlinhos da Cohab ao União Progressistas movimenta política da Capital da Moda
Prefeito de Belo Jardim é o mais novo cidadão pernambucano
Em Serrita, vereador Doda Sampaio anuncia apoio à deputada Roberta Arraes para 2026
Vítimas do Zika podem ser indenizadas ainda em setembro, diz ministro
Governo do Estado publica edital da concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e Pernambuco avança para a universalização do saneamento básico
EACC abre seleção de bolsista para expandir ações em escolas do Sertão do São Francisco
Recife desapropria imóveis para a construção de uma USF no Prado
Simão Durando autoriza construção da primeira Clínica Veterinária pública de Petrolina
Pernambuco registra recorde de inscrições na 2ª turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância da SCJ-PE

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar